Nova série de lives do Café Filosófico CPFL debate intolerância e o convívio com as diferenças
Série Eu e o Outro reúne Isabelle Anchieta, Maitê Schneider, Carlos Medeiros e Eduardo Wolf para conversa sobre pluralidade; estreia acontece no próximo dia 10/06, às 18 horas, com participação especial do filósofo francês Gilles Lipovetsky
O Café Filosófico CPFL estreia em junho uma nova série de lives #ficaemcasa com a temática “O eu e o outro: a (difícil) arte da convivência nas diferenças”. Sob a curadoria da socióloga Isabelle Anchieta, a série abordará o paradoxo que se estabelece entre a busca pelo reconhecimento do espaço individual no mundo e o efeito reverso que tem reorganizado movimentos contrários. O Café Filosófico CPFL é um programa realizado pelo Instituto CPFL com transmissão online e gratuita pelo Youtube.
“A crescente reivindicação por reconhecimento da nossa face nesse mundo, da nossa cor, etnia, gênero, posições políticas e orientação sexual, no Ocidente Moderno, tem produzido um efeito reverso no contemporâneo. O orgulho negro, reorganizou os supremacistas brancos; os gays, os héteros; o feminismo, o machismo”, contextualiza Isabelle.
A série também reflete sobre o crescimento da intolerância e do ódio que impedem o diálogo e reafirmam a disputa do “nós contra eles”, além de debater alternativas para pacificar o convívio entre essas diferenças. “O que podemos fazer para virar a página belicosa das relações culturais e sociais de nossa época e renovar nossa aposta no convívio e no pluralismo?” questiona a socióloga.
Episódio de estreia
Na estreia, o episódio “Em busca de um lugar comum” aborda a necessidade de reconhecimento, de atenção, do olhar do outro para a formação da imagem de cada um. O episódio tem a participação especial do filósofo francês, Gilles Lipovetsky, e da curadora da série, Isabelle Anchieta, que é doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo e mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.
“As lutas por reconhecimento nos conduziram a uma crescente humanização e individualização no Ocidente Moderno. Esse processo, ainda em curso, depara-se atualmente com o que podemos chamar de hiperindividualismo, acirrando ainda mais as disputas dos grupos e dos indivíduos por autoconfiança e autoestima”, explica Isabelle.
Composta por quatro encontros, a nova série de lives do Café Filosófico CPFL vai ao ar às quintas-feiras, às 18 horas, no canal do Café no Youtube. A classificação é de 14 anos.
Confira as datas das exibições:
10/06 – Em busca de um lugar comum, com Isabelle Anchieta – lembrete aqui
24/06 – As definições nos definem?, com Maitê Schneider – lembrete aqui
08/07 – O que nos une: raça e diversidade no Brasil, com Carlos Medeiros – lembrete aqui
22/07 – Convívio: como viver juntos em sociedades plurais, com Eduardo Wolf – lembrete aqui