Cinema

confira a programação, no instituto cpfl, da 41ª mostra internacional de cinema em sp

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto CPFL promoverá em Campinas (SP) exibições simultâneas da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que em 2017 chega à sua 41ª edição. Ao todo, 12 sessões serão realizadas nos dias 24, 25, 26, 28 e 29 de outubro na Sala Umuarama, com projeções às 19h e às 21h de terça a quinta, e às 17h, 19h e 21h no sábado e no domingo.

A entrada é gratuita, com retirada de ingressos (dois por pessoa) uma hora antes da primeira sessão.

As sessões em Campinas terão, entre outros países, produções da Espanha, Finlândia, Hungria, Dinamarca, França, Alemanha e do México, de onde vem o vencedor do Prêmio Especial do Júri da seção Um Certo Olhar do Festival de Cannes, “As Filhas de Abril”, além de trabalhos de dois cineastas homenageados na edição deste ano da Mostra: Paul Vecchiali e Agnès Varda.

Segundo Mário Mazzilli, diretor do Instituto CPFL, a parceria com a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo “reforça nosso compromisso de fazer de nosso espaço cultural um ponto de encontro dos fãs de cinema da região”.

Confira a programação:

24/10 | terça:

19h
A CORDILHEIRA
(THE SUMMIT), de Santiago Mitre (114′). ARGENTINA, ESPANHA, FRANÇA. Falado em espanhol, inglês, português. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos. Em uma reunião de presidentes latino-americanos no Chile, na qual se discutem as estratégias e alianças geopolíticas da região, o presidente argentino Hernán Blanco (Ricardo Darín) enfrenta um drama que o forçará a encarar seus mais profundos conflitos. Ele terá de tomar decisões que podem mudar o curso de sua vida púbica e privada para sempre.

Confira o trailer:

21h10
AS FILHAS DE ABRIL
 (APRIL’S DAUGHTER), de Michel Franco (113′). MÉXICO. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 18 anos. Valeria tem 17 anos e está grávida de seu namorado, mas ainda não contou a novidade para sua mãe, a ausente Abril. Clara, sua irmã, revela o que está acontecendo, fazendo Abril agir de maneira preocupada e afetuosa. Porém, depois que a criança nasce, fica claro o motivo pelo qual Valeria mantinha a mãe o mais distante possível. Vencedor do Prêmio Especial do Júri da seção Um Certo Olhar do Festival de Cannes.

Confira o trailer:


25/10 | quarta:
19h
MENINA 
(MENINA), de Cristina Pinheiro (97′). FRANÇA. Falado em francês, português. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos. A história gira em torno de Luisa Palmeira, filha de imigrantes portugueses nascida na França. Em 1979, ela tem oito anos de idade. Para a mãe analfabeta, Luisa é quase uma adulta, mas, para o pai, que bebe muito, ainda é uma menina. Certo dia, ele conta à filha que sofre de uma grave doença. A garota se recusa a acreditar e pensa que, na verdade, ele está escondendo outra coisa dela.

Confira o trailer:

21h
A CHANTAGEM
 (CHANGE PAS DE MAIN), de Paul Vecchiali (86′). FRANÇA. Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos. Uma mulher proeminente na política recebe, em casa, um filme pornográfico protagonizado pelo seu filho. Para tentar descobrir quem a está chantageando, ela contrata uma detetive particular.

Confira o trailer no link: http://www.allocine.fr/video/player_gen_cmedia=19551027&cfilm=37780.html


26/10 | quinta:
19h
O PEQUENO PORTO 
(LITTLE HARBOUR), de Iveta Grófová (85′). ESLOVÁQUIA, REPÚBLICA TCHECA. Falado em eslovaco. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: Livre. Jarka tem dez anos de idade e mora com a mãe, que não está preparada para lidar com a maternidade. Motivada pelo desejo de amar e de ter uma família, a menina acaba dando abrigo a dois bebês gêmeos abandonados.

Confira o trailer:


21h

CUIDADO COM OS WUNDERLICHS (BEWARE OF THE WUNDERLICHS), de Dani Levy (103′). ALEMANHA, SUÍÇA. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: Livre. Mimi é uma musicista falida e mãe solo sobrecarregada pelas tarefas do cotidiano. Ela se vê diante de uma nova chance em sua vida quando o filho hiperativo a inscreve secretamente em um show de talentos suíço. Mimi vê a oportunidade de realizar seu sonho, mas sua família não deixará que ela encare isso sozinha e, então, todos embarcam em uma agitada viagem até Zurique.

Confira o trailer:



28/10 | sábado
17h
OS VERSOS ESQUECIDOS 
(OBLIVION VERSES), de Alireza Khatami (92′). FRANÇA, ALEMANHA, HOLANDA, CHILE. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos. O zelador de um necrotério passa os dias cuidando de suas plantas e mostrando corpos para aqueles que procuram por pessoas queridas. Quando um protesto irrompe em uma cidade vizinha, a milícia usa o local para esconder vítimas civis. Ele então descobre o cadáver de uma jovem desconhecida. Evocando memórias de uma perda pessoal, o homem embarca em uma odisseia mágica para dar a ela um enterro digno. Vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro da seção Horizontes e do Prêmio da Crítica de Melhor Primeiro Filme no Festival de Veneza.

Confira o trailer:

19h
JANE B. POR AGNÈS V. (JANE B. FOR AGNES V.), de Agnès Varda (97′). FRANÇA. Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos. Em um caleidoscópico feito de fragmentos de ficções de diversos momentos, Jane Birkin interpreta diferentes papéis —incluindo o dela mesma.

Confira o trailer:

21h
IRMÃOS DO INVERNO (WINTER BROTHERS), de Hlynur Pálmason (94′). DINAMARCA, ISLÂNDIA. Falado em dinamarquês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos. A história de dois irmãos e seu ambiente de trabalho durante um rigoroso inverno. Suas rotinas, seus hábitos, rituais e uma violenta disputa que surge entre eles e outra família, vistos por meio do olhar de Emil, o irmão mais novo. Vencedor do Prêmio de Melhor Ator para Elliott Crosset Hove no Festival de Locarno.

Confira o trailer:


29/10 | dom

17h
BRASILEIROS (BRAZILS), de Csaba M. Kiss, Gábor Rohonyi (95′). HUNGRIA. Falado em húngaro. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos. O caos se instaura entre a minoria cigana da cidade de Acsa quando o prefeito anuncia que neste ano o time “Brasileiros” —composto por ciganos— poderá participar do campeonato local de futebol. Além disso, graças a um milionário que tem origens ali, a equipe campeã será convidada para viajar ao Rio de Janeiro. A competição começa e as coisas tomam direções inesperadas.

Confira o trailer no link: http://www.hnffworldsales.com/films/current-films/item/188-brazils

19h
PEQUENAS ASAS (LITTLE WING), de Selma Vilhunen (100′). FINLÂNDIA, DINAMARCA. Falado em finlandês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 12 anos. Varpu tem 12 anos e não conhece o pai. O convívio entre a garota e sua mãe, Siru, é afetuoso, mas ela trata a filha como uma adulta, o que faz com que Varpu não tenha uma infância normal. Depois de uma discussão entre as duas, a menina rouba um carro e cruza o país até chegar ao norte da Finlândia para procurar pelo pai.

Confira o trailer:

21h
NÃO SEI DIZER ADEUS (CAN’T SAY GOODBYE), de Lino Escalera (97′). ESPANHA. Falado em espanhol, catalão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos. Carla recebe um telefonema da irmã avisando que seu pai, com quem não mantém contato, está doente. No mesmo dia, ela pega um voo para Almería, sua cidade natal. Lá, os médicos dão apenas alguns meses de vida a ele. Carla se recusa a aceitar o diagnóstico e, contrariando a todos, decide levá-lo até Barcelona para um tratamento. Ela e o pai, então, partem em uma jornada para fugir de uma realidade que nenhum dos dois deseja enfrentar.

Confira o trailer:


Serviço:
41ª Mostra Internacional de cinema em São Paulo, na Sala Umuara, Instituto CPFL
Local: Sala Umuarama
Datas: terça, quarta, quinta, sábado e domingo
Capacidade: 139 lugares
Classificação Etária: indicação de cada filme
Entrada : Entrada gratuita, por ordem de chegada
Informações: Instituto CPFL (19) 3756-8000 ou em www.institutocpfl.org.br e http://41.mostra.org