Social

Nova geração do IVCL Orcampi disputa o Troféu Brasil de Atletismo

 

Tiffani Domingos, Bruno Benedito, Isabel Quadros e Letícia Belo ainda são atletas das categorias de base, mas têm resultados para defender a equipe em Bragança Paulista, entre 14 e 16 de setembro

 

Uma nova geração de atletas do IVCL Orcampi, ainda das categorias de base (sub-20 e sub-18), terá a oportunidade de disputar o Troféu Brasil, principal competição de clubes de atletismo do país, de 14 a 16 de setembro de 2018 (sexta a domingo), em Bragança Paulista. Os velocistas Tiffani Beatriz Domingos e Bruno Benedito da Silva, a saltadora Isabel Demarco de Quadros e a fundista Letícia Almeida Belo são destaques das categorias de base da equipe, que abrange o trabalho de formação e o alto rendimento.

Destaque da Orcampi, Bruno Benedito da Silva, com apenas 17 anos, disputou o Troféu Brasil pela primeira vez em 2017 e conseguiu a medalha de prata no revezamento 4×400 m. Foto: Wagner Carmo/CBAt

Tiffani, Bruno e Isabel ainda são atletas sub-20 – os três disputaram o Mundial da categoria, em julho, na cidade finlandesa de Tampere. O Troféu Brasil será a penúltima competição de uma longa temporada, que terminará com a disputa do Campeonato Sul-Americano sub-23, em Cuenca (Equador), no fim do mês.

Tiffani, de 19 anos e natural de Duque de Caxias (RJ), faz parte do IVCL Orcampi desde o fim de 2017. Treinada por Evandro Lázari, apresentou uma grande evolução neste ano. No início de 2018, tinha a marca de 54s00 como seu melhor resultado. Hoje, seu recorde pessoal é 52s85, conquistado no Brasileiro sub-20, disputado em junho. O resultado a coloca como top 30 do mundo e primeira do ranking sul-americano de sua categoria (sub-20), e segunda melhor atleta dos 400 metros do Brasil no ranking adulto. “Fui finalista do Troféu Brasil no ano passado nos 200 m. Mas agora o meu foco é nos 400 m e o meu objetivo é melhorar a minha marca, e o pódio é consequência”, disse a atleta, que foi semifinalista dos 400 m e finalista do 4×400 m no Mundial sub-20.

Também treinado por Evandro Lázari, Bruno Benedito da Silva tem 18 anos e está em seu primeiro ano na categoria sub-20. Nascido no Rio, mudou-se para a cidade de Ourinhos (SP) com apenas cinco meses, onde conheceu o atletismo. No IVCL Orcampi desde o início de 2017, também teve grande evolução: no ano passado, foi finalista do Mundial sub-18, em Nairóbi (Quênia), nos 400 m, e campeão do 4×400 m misto, prova que estará no programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Neste ano, Bruno também foi semifinalista no Mundial sub-20 nos 400 m. E, em sua segunda participação no Troféu Brasil, espera alcançar um bom resultado – com a marca de 46s23, recorde pessoal, é o quinto melhor atleta dos 400 m no ranking brasileiro adulto. “Por ser de uma categoria mais nova e estar chegando agora, para competir contra adultos, me sinto bem, não me sinto intimidado. Eu tive uma ótima evolução desde que eu cheguei na equipe – eu corria os 400 m em 48s12, e tive uma grande melhora. Já corri na casa de 46s quatro ou cinco vezes, e quero correr em 45s – falta acertar um tiro”.

Isabel Demarco de Quadros, de 19 anos e nascida em Porto Alegre (RS), fará no Troféu Brasil sua estreia pelo IVCL Orcampi. Atleta do salto com vara, é treinada por Elson Miranda, técnico de Fabiana Murer e da líder do ranking nacional, também da Orcampi, Juliana de Menis Campos. Seu recorde pessoal é 4,10 m, conquistado no Brasileiro sub-20, que garantiu sua classificação para o Mundial sub-20 – a marca é a terceira melhor do ranking nacional adulto. “Estou um pouco cansada, porque passei o ano inteiro competindo e estive no Mundial sub-20. Mas no salto com vara muitas coisas podem acontecer. Eu estou esperando uma boa marca. Acabei de mudar de equipe, então é a hora de mostrar resultado.”

Letícia, na reta final para os Jogos Olímpicos da Juventude

Ainda mais jovem, Letícia Almeida Belo, de 17 anos, disputará em Bragança Paulista seu terceiro campeonato nacional da temporada. Em maio, no Brasileiro sub-18, a sua categoria, foi campeã dos 2.000 m com obstáculos com recorde pessoal (7min16s73). No mês seguinte, competiu no Brasileiro sub-20: foi vice-campeã dos 3.000 m com obstáculos, mesma prova que disputará no Troféu Brasil, também com recorde pessoal (11min25s07).

A participação de Letícia no Troféu Brasil está na reta final para seu principal compromisso do ano, os Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires (Argentina), entre os dias 6 e 18 de outubro – ela disputará os 2.000 m com obstáculos. A jovem de Paraguaçu Paulista (SP) é treinada por Alex Lopes e está na equipe há três anos. Até os 12 anos, era nadadora. Convocada para disputar um biatlo quando competia por sua cidade, revelou-se uma atleta de corrida, quando procurou o IVCL Orcampi para se desenvolver na modalidade.

A equipe de atletismo IVCL Orcampi tem patrocínio da CPFL e o apoio do Instituto CPFL.

Saiba mais em www.facebook.com/ivcl.orcampi e instagram.com/ivcl_orcampi