Café Filosófico

Nos meses de julho e agosto, Café Expresso exibe série Tecnologia

Nas terças de julho 05, 12, 19, 26 e agosto 02, 09, às 23h, na TV Cultura será exibido a série Tecnologia.

O desenvolvimento tecnológico se confunde com o desenvolvimento humano. A convivência humana é afetada progressivamente por esses avanços tecnológicos. Mas, afinal, nossa vida é indissociável da tecnologia? Qual a sua relação com a linguagem? A escola está alinhada com essa perspectiva? Como as diferentes gerações lidam e se adaptam a tais avanços? Como nossa saúde mental está sendo afetada por esta sequência frenética de imagens que cresce de forma avassaladora e acelerada pela vida digital e pelas redes sociais? A evolução tecnológica nos impõe desafios e dilemas éticos que terão de ser traspassados para usufruirmos plenamente de tais progressos.

Episódios:

05/07 | ter | 23h – Humanidade e tecnologia: evolução, vida digital e pós-humanismo, com Lúcia Santaella
O ser humano é tecnológico por natureza, o próprio desenvolvimento da tecnologia se confunde com desenvolvimento humano. Desde as “tecnologias” da natureza, como o aparelho fonador, que nos fizeram diferentes dos outros seres vivos até às mais recentes e impressionantes invenções, nossa vida é indissociável da tecnologia.

12/07 | ter | 23h – Educação e tecnologia: ontem, hoje e amanhã, com José Valente
Os desenvolvimentos tecnológicos alteraram diversas áreas da convivência humana, porém o ambiente escolar parece não conseguir acompanhar essas mudanças de forma substancial. A inclusão das novas formas de comunicação e o uso de dispositivos eletrônicos aponta para um horizonte inevitável e em alguns casos já é preciso ressignificar os processos de ensino e aprendizagem, sem perder a perspectiva da importância da escola.

19/07 | ter | 23h – Juventude e tecnologia: algoritmos, big data e linguagem, com Marcelo Buzato
Entender a constituição e as alterações da linguagem e os impactos da tecnologia na vida dos jovens passa inevitavelmente por entender e repensar o que é o ser humano. No momento atual onde todas as nossas atitudes online são observadas e transformadas em dados preciosos, nós temos a necessidade de refletir sobre o humano e as tecnologias nesta era pós-humana.

26/07 | ter | 23h – Envelhecimento e tecnologia: saúde, inclusão e bem-estar, com Carla Santana
Nossas sociedades estão convivendo com um envelhecimento crescente de suas populações. É imprescindível que nos adaptemos às tecnologias e que elas sejam cada vez mais adaptadas ao uso das gerações mais velhas, para que proporcionem um envelhecimento ativo.

02/08 | ter | 23h – Suicídio e tecnologia: desenraizamento, redes sociais e o valor da imagem, com Fernanda Marquetti
O mundo contemporâneo é uma sequência frenética de imagens que vem sendo acelerada de forma avassaladora pela vida digital e pelas redes sociais. Nossa saúde mental e a própria noção de identidade vêm sendo constantemente afetadas neste contexto onde nos encontramos desenraizados e onde nossas imagens são confundidas com nossa existência como sujeitos.

09/08 | ter | 23h – Futuro e tecnologia: inteligência artificial, ética e desenvolvimento, com Jorge Vicente Lopes da Silva
A vida digital e o avanço cada vez mais ágil no desenvolvimento de soluções tecnológicas apontam para um futuro no qual teremos acesso a verdadeiros milagres em diversas áreas, da comunicação à saúde, dos transportes à educação. Por outro lado, esta evolução nos impõe desafios e dilemas éticos que terão de ser transpassados para usufruirmos plenamente de tais progressos.