Café Filosófico

Na TV: Café Filosófico CPFL estreia série “Transtornada mente” com Neury Botega

Café na TV vai tratar do aumento dos transtornos mentais em nova série nas noites de domingo da TV Cultura

O Café Filosófico CPFL estreia neste domingo (04) a série “Transtornada mente: uma visão da psiquiatria”, com curadoria do médico psiquiatra Neury Botega. A temporada vai abordar a saúde mental como uma constante preocupação nos dias atuais. A série percorre as estatísticas de pessoas acometidas por ansiedade, depressão, insônia e várias dependências, de substâncias psicoativas a redes sociais. O programa vai ao ar às 19 horas, com transmissão pela TV Cultura e suas afiliadas.

O médico contextualiza que “se há relatos milenares de casos de depressão, insônia e ansiedade, a vida em um mundo virtual parece ter aumentado a desadaptação na vida real, gerando timidez, agorafobia, bem como intolerância e agressividade”. 

Composta por sete programas, “Transtornada mente” explica como interpretar e compreender esse aumento dos transtornos mentais e como o fenômeno se associa com as mudanças vividas pela sociedade atualmente. Também participam da série os psiquiatras Marco Bessa, Mário Eduardo Costa Pereira e Luiz Alberto Hetem.

O episódio de estreia, com o próprio Neury Botega, trata sobre a “Depressão”. Botega contextualiza que o contato com o mundo real exige uma certa dose de tristeza e que isso é algo normal, entretanto, em casos de depressão, a tristeza configura uma ameaça. “Algumas pessoas chegam ao consultório de um psiquiatra ou um psicanalista com queixas de uma tristeza que vem acompanhada de outros sintomas: é mais duradoura, sem uma causa aparente, traz sensação de desesperança e que pode se refletir até em sintomas corporais graves”, explica.

Confira as datas das exibições:

04/07 – Depressão, com Neury Botega, psiquiatra

11/07 – Depressão em debate, com Neury Botega

18/07 – Dependência, com Marco Bessa, psiquiatra

25/07 – Dependência em debate, com Marco Bessa

01/08 – Insônia, com Mário Eduardo Costa Pereira, psiquiatra e psicanalista

08/08 – Ansiedade, com Luiz Alberto Hetem, psiquiatra

15/08 – Insônia e Ansiedade em debate, com Mário Eduardo Costa Pereira e Luiz Alberto Hetem