CPFL Jovem geração

Marlene Santos, da ORCAMPI, é vice-campeã mundial universitária na China

Fotos: acervo pessoal; Célio Júnior/CBDU

Atleta da ORCAMPI disputou os 400 metros com barreiras nos Jogos Mundiais Universitários de Verão na China

Marlene Santos, atleta da ORCAMPI, núcleo de alta performance do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima e entidade parceira do Instituto CPFL, conquistou a medalha de prata nos 400 metros com barreiras durante os Jogos Mundiais Universitários de Verão. De quebra, ela fez o melhor tempo da sua carreira (56.45) na competição que reúne atletas universitários de todo o mundo e está sendo realizada em Chengou, na China.

Para chegar até a final, disputada hoje (3), a atleta teve que passar pelas fases eliminatória e semifinal. Nas duas ocasiões, já tinha feito as suas melhores marcas na temporada 2023, o que deu motivação para a final. “Eu amei a competição. Clima bom, pista boa, mente tranquila. Foi uma prova bem forte, mas estava confiante e ciente do que tinha que fazer. Tive alguns erros, mas acreditei até o fim. Essa medalha significa a concretização de muito empenho e dedicação. Tanto minha quanto do meu treinador, Evandro Lázari”, comenta Marlene, de forma emocionada.

No início de julho, ela disputou o Troféu Brasil de Atletismo e era apontada como uma das possíveis medalhistas nos 400 metros com barreiras. Não teve um bom desempenho e terminou em 6º lugar. “Eu saí bem abalada, sabia o que estava treinando e o que podia correr. Mas infelizmente não deu certo, logo em seguida já mudei meu foco totalmente para os Jogos Mundiais Universitários”, explica a velocista de 23 anos.

Marlene ainda não teve tempo de passear fora da vila dos atletas na China, mas conta que já conheceu algumas culturas do país. “Fiz uma aula experimental de kung fu, uma pipa de artesanato e atividades voltadas para ajudar na concentração para a prova. Está sendo uma experiência sensacional, o que mais gostei foi a receptividade dos chineses. Muito educados, felizes e sempre querendo ajudar”, conta a vice-campeã mundial universitária.

Antes de conhecer lugares fora do local onde está hospedada, Marlene ainda tem mais um compromisso na pista de Chengou. Ela vai integrar o revezamento 4×400 metros feminino do Brasil, com semifinal agendada para sábado, dia 5. “Vamos com tudo para mais uma prova, depois quero ir conhecer o panda, um símbolo da cultura chinesa”, fala a atleta.

“Carioca da gema”, Marlene mudou-se para Campinas em 2018 para treinar na ORCAMPI. Graças a uma bolsa de estudos oferecida pela equipe em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Campinas, está cursando Educação Física. “A ORCAMPI está me ajudando a realizar mais esse sonho. Acredito que temos sempre que pensar no ‘pós atleta’. E como amo o que faço, quero trabalhar como educadora. Fazer faculdade é fundamental para mim e me possibilitou disputar os Jogos Mundiais Universitários”, conclui Marlene.

Confira a rotina da Marlene na China (edição João Pedro Ponce/Instituto CPFL):