CPFL Jovem geração

Live com Sérgio Britto, dos Titãs, abre programação que comemora os 21 anos do Instituto Anelo

Músico participa de bate-papo com Luccas Soares, fundador do Anelo, sobre o processo de composição. Evento será dia 25 de maio, às 20h, no Instagram

O cantor e compositor Sérgio Britto, integrante da banda de rock Titãs, será o convidado especial da live que dará início à programação que comemora os 21 anos do Instituto Anelo, uma associação sem fins lucrativos que oferece aulas gratuitas de música no distrito do Campo Grande, em Campinas (SP), que tem como patrocinadora master a CPFL Energia, por meio de parceria com o Instituto CPFL. O evento, 100% online e gratuito, será realizado nos dias 25, 27, 28, 29 e 30 de maio, com apresentações (ao vivo e gravadas) e lançamentos de vídeos de músicos e grupos artísticos do Anelo. No dia 26, o Instituto Anelo participa da Live do Bem, projeto dos músicos Diego Figueiredo e Derico Sciotti (leia mais abaixo).

Na live que abre as comemorações, no dia 25, Sérgio Britto conversa com Luccas Soares, fundador e coordenador geral do Instituto Anelo, sobre o processo de composição e sobre a carreira solo que desenvolve em paralelo ao trabalho com os Titãs, e que resultou nos discos A Minha Cara (2000), Eu Sou 300 (2006), SP55 (2010) e Purabossanova (2013), mais a série de singles digitais iniciada em novembro do ano passado com a canção Epifania. Será às 20h, no Instagram.

Vale lembrar que o Instituto Anelo iniciou uma parceria com os Titãs em 29 de dezembro de 2018, no programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo de Televisão. Na ocasião, o grupo cedeu à instituição os direitos autorais da versão remix de Epitáfio, feita juntamente com o DJ Alok. Desde então, essa parceria já rendeu bons frutos, como a participação de cinco músicos do Anelo na live Titãs Trio Acústico, em 26 de junho de 2020, e a regravação de Comida com a Orquestra Anelo.

Outras atrações

 

Além da live com Sérgio Britto, a programação terá outros 18 eventos, todos no YouTube. Um deles é o show gravado em estúdio pelo Anelo 6teto, que ainda estreia um vídeo produzido a distância com participação da cantora italiana Susanna Stivali. O sexteto e a artista, que já se apresentaram juntos em Campinas em 2019, gravaram C’è Piú Samba, versão em italiano de Tem Mais Samba, de Chico Buarque, faixa do disco Caro Chico, lançado por Susanna em 2015.

Outro destaque é a estreia do mais recente vídeo produzido pela Orquestra Anelo, maior grupo instrumental pertencente à instituição. Trata-se do nono vídeo gravado de forma remota pela Orquestra desde o início da pandemia da Covid-19. Desta vez, trata-se de um arranjo para Sambo Sim, composição do maestro Guilherme Ribeiro, com edição de imagens de Julia Mazzotti Toledo e mixagem de Henrique Manchuria, ambos integrantes do grupo.

Luccas Soares, que é pianista, acordeonista, cantor e compositor, fará uma apresentação ao vivo, tendo como convidado o guitarrista, produtor e arranjador Vinadhara Wassuprem, integrante do Grupo Ungambikkula e parceiro de longa data do Instituto Anelo. No repertório, uma série de canções autorais. Outras apresentações ao vivo incluem a da cantora e compositora Marisa Molchansky, conhecida como Brisa e do multi-instrumentista Romulo Oliveira. Todos os eventos, ao vivo ou gravados, serão apresentados pelo jornalista Flávio Botelho – a programação completa pode ser conferida abaixo.

O Instituto Anelo

Fundado em 10 de maio de 2000, o Instituto Anelo já atendeu 5 mil alunos ao longo desses 21 anos de atividade. Atualmente, trabalha com os seguintes projetos: Brincando com os Sons (musicalização infantil), Instrumento e Canto, Sanfônica (aulas de acordeon) e Prática de Banda (música em grupo). No início, atuava somente com o público infanto-juvenil, porém, hoje leva a música a pessoas de todas as gerações a partir dos 5 anos de idade.

Com sede no Jardim Florence I, o Instituto Anelo tornou-se uma importante referência cultural não só na periferia, mas em toda a cidade de Campinas. Por cinco anos consecutivos, de 2015 a 2019, músicos ligados à instituição participaram do Arcevia Jazz Feast, seminário de jazz e improvisação realizado na Itália. Em 2019, o Anelo viajou pela primeira vez à África do Sul, quando Luccas Soares e o Anelo 6teto participaram do Standard Bank National Youth Jazz Festival.

“Meu sonho com o Instituto Anelo, com a música, não era ir para a Itália por cinco anos consecutivos, não era ir para a África do Sul, não era tocar em grandes palcos ou atender mais de 5 mil alunos. Meu sonho era apenas existir. E a música me ajudou a existir e a resistir vivendo em um país com tanta desigualdade, onde o negro já nasce com um rótulo, principalmente se mora na favela ou numa invasão”, diz Luccas Soares, que começou a aprender a tocar e a dar aulas de música quando morava na viela da Rua 149, uma antiga invasão do Jardim Florence I. “Agradeço a todos os que acreditaram nesse sonho e que nos ajudaram a vencer os preconceitos da vida”, completa.

Live do Bem

Além da programação especial pelo aniversário de 21 anos, o Instituto Anelo participa, no dia 26 de maio (quarta-feira), às 19h, da Live do Bem, projeto do violonista Diego Figueiredo, considerado um dos melhores do Brasil, e do saxofonista Derico Sciotti, que por anos integrou o Sexteto do Jô, do talk show comandado pelo humorista e apresentador Jô Soares.

A live, que terá como convidados especiais três músicos do Instituto Anelo (Josias Teles no contrabaixo, Léo Pelegrin na percussão e Julia Toledo no piano) e um quinteto de cordas da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC), será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube Cultura Abraça Campinas, da Secretaria Municipal de Cultura, direto do Teatro Castro Mendes. O evento vai arrecadar alimentos a serem doados aos atendidos do Anelo e suas famílias.

SERVIÇO

O quê: Série de lives e shows em comemoração aos 21 Anos do Instituto Anelo

Quando: Dias 25, 27, 28, 29 e 30 de maio de 2021 (de QUINTA-FEIRA a DOMINGO)

Onde: Instagram (@institutoanelo) e YouTube (youtube.com/institutoanelooficial)

 

Programação no Instagram:

 

DIA 25/5/2021 (TERÇA-FEIRA)

  • 20h – Luccas Soares e Sérgio Britto (live)

Fundador e coordenador geral do Instituto Anelo, Luccas Soares bate-papo com o cantor e compositor Sérgio Britto, um dos fundadores da banda de rock Titãs, sobre composição e também sobre a carreira solo do artista.

Duração: 60 minutos

 

Programação no YouTube:

DIA 27/5/2021 (QUINTA-FEIRA)

  • 17h – Arranjando a composição, com Luccas Soares & Vinadhara Wassuprem (apresentação ao vivo)

Pianista, acordeonista, cantor e compositor, Luccas Soares se apresenta ao vivo com a participação especial do músico Vinadhara Wassuprem. Luccas Soares é fundador e coordenador do Instituto Anelo. Natural de Campinas, estudou música no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, e no Conservatório Souza Lima, em São Paulo. É responsável pelo intercâmbio entre o Instituto Anelo com os festivais Arcevia Jazz Feast, na Itália, e Standard Bank Jazz Festival, na África do Sul, onde também se apresentou. Foi palestrante do TEDx Campinas em 2019. Vinadhara Wassuprem começou a estudar violão aos 9 anos, no Conservatório de Viçosa (MG). Logo ganhou uma guitarra e se juntou às bandas de rock da cidade. Paralelamente, fazia aulas também de Bossa Nova. É graduado em Música Popular pela Unicamp. Junto com os pianistas Guilherme Ribeiro e Bebeto Von Buettner inaugurou o movimento de música instrumental do extinto bar Estação Santa Fé, no distrito de Barão Geraldo, com grande impacto sobre a cena musical de Campinas e região. Desde lá vem priorizando o trabalho como produtor musical e arranjador, e hoje é integrante do Grupo Ungambikkula, com o qual também desenvolve um trabalho musical voltado para a evolução da consciência humana.

Duração: 60 minutos

 

  • 18h30 –  Lucas Bohn ao vivo, de casa (apresentação gravada)

Apresentação solo com composições que fazem parte do disco Pauliceia, além de premiére de uma nova música. Um dos coordenadores do Instituto Anelo, Lucas Bohn é compositor e pianista. Graduado em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em composição pela University of South Carolina (USC), tem dois álbuns de música instrumental lançados: As Time Went By, gravado nos Estados Unidos, e Pauliceia, uma homenagem ao bairro de Campinas onde cresceu.

Duração: 30 minutos

 

  • 19h20 – Henrique Simas, Josimar Prince & Filipe Lapa (apresentação gravada)

O trio formado por Henrique Simas (contrabaixo), Josimar Prince (violão, guitarra e voz) e Filipe Lapa (bateria) apresenta um repertório que abrange desde os clássicos do cancioneiro nacional como Eu e a Brisa (Johnny Alf) e Garota de Ipanema (Tom Jobim), até standards do jazz norte-americano, como Take the A Train (Duke Ellington/Billy Strayhorn) e So What (Miles Davis). Henrique Simas atua como contrabaixista na cena de jazz e de música instrumental em Campinas. Porém, deu seus primeiros passos na música como baterista e percussionista da extinta Orquestra Sinfônica Infantojuvenil do Projeto GURI de São Bernardo do Campo, sua cidade natal. Aos 15 anos, migrou para o contrabaixo. Mudou-se para Campinas para cursar Música Popular na Unicamp. Josimar Prince tem 42 anos e é um nome reconhecido na noite campineira. Cursou MPB e jazz no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí (SP), e estudou na Faculdade Souza Lima, em São Paulo. Participou, como instrumentista, de gravações de CDs e de apresentações ao lado de nomes como Clube do Balanço, Marcu Ribas e Leci Brandão, entre outros. Filipe Lapa estudou no Instituto Anelo de 2007 a 2012 e depois no Conservatório Souza Lima, de 2013 a 2014. Em 2013, fez parte da banda do musical O Despertar da Primavera. Em 2017, participou do Arcevia Jazz Feast, na Itália, festival que ocorre anualmente no verão europeu. Em 2019, como integrante do Anelo 6teto, participou do Standard Bank National Youth Jazz Festival, na África do Sul. É professor no Instituto Anelo e integra a Orquestra Anelo.

Duração: 40 minutos

 

DIA 28/5/2021 (SEXTA-FEIRA)

  • 18h30 – Duo Julia & Luca (apresentação gravada)

Os músicos Julia Mazzotti Toledo (piano) e Luca Alves (guitarra) apresentam um repertório autoral inspirado pela sonoridade da música instrumental brasileira. Julia Mazzotti Toledo é pianista, compositora, produtora audiovisual e educadora. Desde 2017 cursa Bacharelado em Piano Popular pelo Instituto de Artes da Unicamp, e ingressou em 2021 no curso de formação em piano popular da EMESP Tom Jobim. É professora de piano e, no Instituto Anelo, dá aulas de Prática de Banda, além de fazer parte da Orquestra Anelo. Luca Alves é músico, produtor, compositor e educador. Atualmente é guitarrista da Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos e do cantor Rodrigo José. É especializado na área de arranjo para pequenas e grandes formações. Durante a graduação em Música pela Unicamp, conduziu a própria big band, a Cabareto Early Jazz Band.

Duração: 35 minutos

 

  • 19h15 – Prince Canções Autorais, com Josimar Prince (apresentação gravada)

O cantor, compositor e instrumentista Josimar Prince, professor de Prática de Banda e integrante da Orquestra Anelo, apresenta um repertório autoral calcado na MPB e samba ijexá.

Duração: 30 minutos

 

  • 20h – Chorando de Alegria, com Mistura de Tempero (apresentação gravada)

Formado por Eduardo Henrique (cavaquinho), Edmilson Santos (flauta, saxofone e clarinete), Renato Frederico (pandeiro) e Daniel Machado (violão de 7 cordas), o grupo Mistura de Tempero resgata a sonoridade do choro, gênero brasileiro que constitui, ao lado do samba e do maxixe, as bases da nossa música popular instrumental. O quarteto surgiu em 2010 a partir do encontro de amigos estudantes de música do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí (SP), que tinham em comum o desejo de tocar e pesquisar o choro. Desde então, o Mistura de Tempero vem se apresentando em bares e centros culturais da cidade de Campinas e região, além de fazer parte dos grupos artísticos do Instituto Anelo. No repertório da apresentação, obras de compositores consagrados como Altamiro Carrilho, Ratinho, Waldir Azevedo, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Zequinha de Abreu.

Duração: 40 minutos

Mistura de Tempero

DIA 29/5/2021 (SÁBADO)

  • 10h – Momentos & Movimentos, com Deivyson Fernandez (apresentação gravada)

Masterclass sobre criação de arranjos e produção musical. Deivyson Fernandez é músico profissional, tendo se apresentado com artistas nacionais e internacionais. Atua como produtor musical de Zeca Lima, pai e criador do grupo Família Lima, além de fazer parte do Anelo 6teto como pianista e arranjador. Com o grupo, participou do Standard Bank National Youth Jazz Festival na África do Sul, em 2019, e acompanhou a renomada cantora italiana Susanna Stivali. Também dedica-se a produções e à assessoria musical de artistas diversos em seu estúdio, Break Music.

Duração: 30 minutos

 

  • 10h50 – Baiá de Casa, com Baiá Fagundes (apresentação gravada)

O acordeonista Baiá Fagundes apresenta obras de grandes mestres da música brasileira, tais como Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon, Luiz Gonzaga, Sivuca, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim e Pixinguinha. Baiá nasceu em Campinas, em 1977, e começou a aprender o instrumento somente aos 27 anos, em 2004. Chegou ao Instituto Anelo em 2016, como aluno, e hoje é professor de acordeon na instituição. Em 2019, foi um dos músicos do Anelo a participar do Arcevia Jazz Feast, seminário de jazz e improvisação que ocorre anualmente na cidade de Arcevia, na Itália.

Duração: 30 minutos

 

  • 13h30 – Transcrição: por trás dos estudos (vídeo colaborativo)

A instrumentista Jéssica Rodrigues comanda aula sobre transcrições jazzísticas voltadas para o trompete. Natural de São Paulo (SP), Jéssica Rodrigues é trompetista e cursa Bacharelado em Trompete Popular pela Faculdade de Música Souza Lima (FMSL). Com foco na música instrumental, frequentou instituições de ensino como EMESP Tom Jobim e Guri Santa Marcelina, tendo participado de formações instrumentais variadas como o regional de choro, orquestra e big band. Atualmente é trompetista da Orquestra Anelo.

Duração: 30 minutos

 

  • 15h –  Cores e texturas brasileiras, com Regina Lima (apresentação gravada)

A saxofonista Regina Lima apresenta músicas de compositores brasileiros de diferentes ritmos e estilos, passando por choros, samba, coco e frevo. Musicista e professora de educação musical, Regina transita pela música erudita e pela música popular brasileira. Começou seus estudos na Escola de Música Municipal de Hortolândia, e logo em seguida estudou no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí (SP). Participou de festivais como o Panorama Musical Brasileiro e o Festival do Conservatório de Tatuí. Formada em Licenciatura pelo Centro Universitário e graduanda em sopros pela Unicamp, toca em grupos de saxofone e percussão como Vibrasax e Banda Sinfônica Municipal de Hortolândia. É professora de musicalização infantil do Instituto Anelo e integrante da Orquestra Anelo.

Duração: 30 minutos

 

  • 15h50 – Palavra Solta, com Marisa Molchansky (apresentação ao vivo)

Direto de sua casa, Marisa Molchansky apresenta o show com músicas autorais, incluindo criações feitas com alunos em sala de aula. Conhecida no meio musical como Brisa, tem formação em Música Popular pela Unicamp e, ao longo de 20 anos, vem trabalhando como professora de canto popular. Nos últimos anos, seus trabalhos em Campinas concentram-se nas escolas Chorus, School of Rock e no Instituto Anelo. Brisa é compositora, tendo lançado seu primeiro trabalho autoral em 2011. Em maio de 2020 lançou o EP Marisa Molchansky, disponível nas principais plataformas digitais e no YouTube. Participou de gravação do disco Sal e Açúcar, de de Beto Kobayashi, de Coletâneas de Natal da gravadora MZA Music, da trilha sonora da novela Bela a Feia, da Rede Record, entre outros trabalhos.

Duração: 40 minutos

 

  • 17h – Duo Alline & Júlia. Por Elas, um Passeio (apresentação gravada)

O duo formado por Alline Ribeiro (violino) e Júlia Toledo (voz e violão) apresenta canções de sucesso de grandes nomes femininos da música popular brasileira. Alline Ribeiro é violinista e educadora musical. Natural de Campinas, é licenciada em Música pela Faculdade Nazarena do Brasil. Atuou na Orquestra Jovem de Paulínia, na Orquestra Filarmônica de Valinhos e na Orquestra Jovem do Interior, entre outras. É professora de violino no Instituto Anelo. Também natural de Campinas, Júlia Toledo é cantora popular e regente coral. Técnica em Canto Popular pelo Conservatório Carlos Gomes, é aluna de graduação em Licenciatura em Música e Bacharelado em Regência na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trabalha no Projeto Canarinhos da Terra (no qual se iniciou como coralista aos 6 anos) e é regente dos coros Adulto, Juvenil e Infantil do Instituto Anelo.

Duração: 30 minutos

  • 17h50 – Anelo 6Teto, com participação de Susanna Stivali (apresentação gravada)

Formado por Deivyson Fernandez (piano), Filipe Lapa (bateria), Josias Teles (contrabaixo), Marcelo Louback (saxofones e flautas), Léo Pelegrin (percussão) e Vinicius Corilow (saxofones, flautas e clarinete, o Anelo 6teto foi criado em 2019 para representar o Instituto Anelo no Standard Bank National Youth Jazz Festival, festival sul-africano de música, como parte da programação dedicada à música brasileira. Foi uma das atrações com maior público do evento e ainda realizou workshops para os alunos do festival. Desde então o grupo tem se apresentado em shows e festivais e investido em repertório próprio de música instrumental. Além de apresentar parte desse repertório, o Anelo 6teto lança o vídeo de C’è Piú Samba, que gravou em parceria com a cantora Susanna Stivali, considerada um dos novos nomes do jazz italiano.

Duração: 60 minutos

DIA 30/5/2021 (DOMINGO)

  • 10h – Experimentações, com Leonardo Pelegrin (apresentação gravada)

Apresentação solo do percussionista Leonardo Pelegrin, que irá mesclar o universo da percussão com a música eletrônica. Técnico em música pelo Conservatório André da Silva Gomes, de São Bernardo do Campo (SP) e bacharel em Música Popular, na especialidade Percussão Popular e Bateria pela Unicamp, participou, com o Instituto Anelo, do Arcevia Jazz Feast, na Itália. Atua como baterista em diversas formações e estilos musicais, desde música brasileira, jazz a música de câmara, com criatividade, versatilidade e expressão. É professor de bateria e percussão do Instituto Anelo e integrante do Anelo 6teto.

Duração: 30 minutos

 

  • 10h50 – Josias Teles Solo (apresentação gravada)

O contrabaixista Josias Teles apresenta músicas com playback, executando tanto a melodia quanto solos. Músico desde 2005, participou do Standard Bank Jazz Festival, na África do Sul, como integrante do Anelo 6teto. Participou do VII MB & Jazz 2019, Curso de Música Brasileira e Jazz – Faculdade Souza Lima; e do curso livre de música da Unicamp, no projeto Unibanda. Suas referências musicais vão da black music à música instrumental brasileira, passando pelo jazz e fusion. Atualmente, trabalha como professor de contrabaixo no Instituto Anelo e participa do Anelo 6Teto e da Orquestra Anelo.

Duração: 30 minutos

 

  • 13h30 – Duo Vinicius Corilow e Levi Macedo – Jazz e Música Instrumental Brasileira (vídeo colaborativo)

Série de vídeos do duo formado pelo saxofonista, flautista e clarinetista Vinicius Corilow e pelo guitarrista Levi Macedo. São execuções de músicas do repertório do jazz e da música brasileira, procurando manter a vivacidade e interação desses gêneros, no formato colaborativo a distância. No repertório, Vestido Longo (Arismar do Espírito Santo), Estamos Aí (Maurício Einhorn e Durval Ferreira), Recorda Me (Joe Henderson) e There Is No Greater Love (Isham Jones e Marty Simes). Levi Macedo foi aluno de violão no Instituto Anelo e estudou na Chorus Music School e com o guitarrista Fernando Baeta. Desde 2007 tem aulas com o guitarrista Michel Leme. Estudou no Souza Lima – Conservatório e Faculdade de Música e cursou Música Sacra na FTBC – Faculdade Teológica Batista de Campinas. Participou do Arcevia Jazz Feast, na Itália, em 2018. É professor no Instituto Anelo e no Instituto Padre Haroldo em Campinas, além de cursar MPB e Jazz no Conservatório de Tatuí. Vinicius Corilow é saxofonista, flautista, clarinetista, arranjador e professor. É graduado em Música Popular pela Unicamp. Atua tanto na área artística como na área pedagógica. Atualmente, é diretor musical do Combo Anelo. É integrante do Anelo 6teto e da Orquestra Anelo. Trabalhou com músicos e grupos importantes como o percussionista e baterista Airto Moreira, o baterista Nenê, Arrigo Barnabé, Lukas Pfeil (Alemanha), Allison Crocket (EUA), Lupa Santiago, Bocato, Fawzi Berger (França) e Orquestra Sinfônica de Campinas, entre outros.

Duração: 25 minutos

 

  • 15h50 – O Som e Seus Sons, com Romulo Oliveira (apresentação ao vivo)

Saxofonista, flautista, cantor, percussionista e violonista, Romulo Oliveira traz, nessa apresentação, um pouco da experiência de tocar com instrumentos diferentes algumas das músicas de sucesso no Brasil e no mundo. Músico profissional desde 2004, integra atualmente a banda do cantor Dudu Nobre. Participou, com o Quinteto Anelo, do aniversário de cinco anos do programa Como Será?, da Rede Globo. Também participou do processo de gravação da versão remix da música Epitáfio, com Titãs e DJ Alok, lançada no programa Caldeirão do Huck. Criou e dirigiu o pocket show musical The Lion King BR África, apresentado no Cinemark do Shopping Iguatemi Campinas no lançamento do filme O Rei Leão, em 2019. Atua como arte educador.

Duração: 30 minutos

 

  • 18h20 – Lançamento do vídeo Sambo Sim, da Orquestra Anelo (live + estreia do vídeo)

Live com a participação do regente Guilherme Ribeiro, solistas e convidados, para marcar a estreia do vídeo Sambo Sim, da Orquestra Anelo. A música é uma composição do próprio Ribeiro e, segundo ele, por ser um samba em 5 por 4, trouxe muitos desafios técnico-musicais para todo o grupo. Logo na introdução, há um duelo de contrabaixos entre os músicos Josias Teles e Henrique Simas. Outro destaque é o solo com as mulheres instrumentistas da Orquestra: Regina Lima (sax alto), Julia Mazzotti Toledo (piano) e Jéssica Rodrigues (trompete), mais a violinista convidada Alline Ribeiro. Além dela, outro convidado especial é o percussionista Léo Pelegrim.

Duração: 20 minutos (15 minutos de live e 5 minutos do vídeo)

(Fotos: Edis Cruz e divulgação/Instituto Anelo)