Social

IVCL Orcampi entra no Troféu Brasil por melhor campanha da história

A principal competição de clubes de atletismo do Brasil está chegando – será ente 14 e 16 de setembro, em Bragança Paulista; equipe de Campinas, que tem apoio do Instituto CPFL, disputa o pódio com times fortes da modalidade

 

Os atletas do IVCL Orcampi estão na reta final de preparação para a principal competição de clubes do país: a 37ª edição do Troféu Brasil de Atletismo, que será realizado entre os dias 14 e 16 de setembro, no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista.

O atletismo é um dos esportes que permite maior inclusão social para jovens atletas e é o número 1 do programa olímpico.

O Troféu Brasil será disputado pela primeira vez em Bragança Paulista, após várias edições realizadas entre São Paulo e São Bernardo do Campo. A programação de provas, com data e horário, pode ser consultada em: http://www.cbat.org.br/competicoes/trofeu_brasil/2018/programa.asp. A programação será referendada no Congresso Técnico.

Com uma equipe forte, que mescla nomes consagrados do atletismo brasileiro, jovens talentos que já se destacam na modalidade e uma promissora geração trabalhada nas categorias de base, a equipe de Campinas espera alcançar sua melhor posição no campeonato em todos os tempos. O time ficou com a medalha de bronze em 2017.

“Já são oito anos como a terceira força do país e, neste ano, pretendemos alcançar nosso melhor resultado”, diz Evandro Lázari, presidente da Orcampi e técnico de provas de velocidade. “Vamos chegar ao Troféu Brasil para brigar por uma boa colocação.”

Um dos bons indicativos para o Troféu Brasil foi a inédita conquista do Campeonato Estadual de Adultos, nos dias 18 e 19 de agosto, em São Bernardo do Campo. A equipe de Campinas foi campeã geral, com 451 pontos, na somatória dos resultados da disputa feminina (261 pontos, 1º lugar) e do masculino (190 pontos, 1º lugar). “Foi a primeira vez que a Orcampi é campeã estadual na categoria adulta. Isso mostra a força da equipe nesta temporada”, afirma Lázari.

Destaque da Orcampi, Bruno Benedito da Silva, com apenas 17 anos, disputou o Troféu Brasil pela primeira vez em 2017 e conseguiu a medalha de prata no revezamento 4×400 m. Foto: Wagner Carmo/CBAt

O trabalho de excelência nas categorias de base do IVCL Orcampi permite que atletas muito jovens possam disputar as principais competições do país entre os adultos. Um exemplo é o velocista Bruno Benedito da Silva. No ano passado (2017), com apenas 17 anos, disputou o Troféu Brasil pela primeira vez e ajudou a equipe a alcançar o terceiro lugar com a 7ª posição nos 400 metros e a medalha de prata no revezamento 4×400 m.

Um mês depois do Troféu, Bruno disputou o Mundial Sub-18 em Nairóbi, no Quênia, competição em que foi finalista na prova individual e campeão no revezamento 4×400 m misto, prova que estreia no programa olímpico em Tóquio/2020.

O IVCL Orcampi tem o apoio do Instituto CPFL, responsável pelas ações sociais, culturais e esportivas do grupo CPFL Energia, empresa incentivadora do desenvolvimento do Brasil pelo esporte.