Social

IVCL Orcampi, com 19 medalhas, se consolida na vice-liderança do Troféu Brasil

Em busca de sua melhor campanha na história, equipe de Campinas está perto de cumprir seu objetivo – a principal competição de clubes termina neste domingo (16/9/2018), com 18 finais, em Bragança Paulista

 

Bragança Paulista – Após o segundo dia de competições do Troféu Brasil de Atletismo, a Orcampi, equipe de atletismo do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima que conta como apoio do Instituto CPFL e está em busca de sua melhor campanha na história da competição, conquistou 19 medalhas (6 ouros, 8 pratas e 5 bronzes) e consolidou na vice-liderança geral do principal campeonato de clubes do país. A disputa termina neste domingo (16/9/2018), com 18 finais, no Centro Nacional de Desenvolvimento de Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista.

A equipe de Campinas, que abriu os ouros do dia com Érica Rocha de Sena na marcha atlética, também venceu com o revezamento 4×100 m feminino, July Ferreira da Silva (800 m), Douglas dos Reis (lançamento do disco), Tatiane Raquel da Silva (3.000 m com obstáculos) e Alexsandro de Melo (salto triplo).

Confira o programa de provas e todos os resultados do Troféu Brasil

No 4×100 m, coube a Vitória Rosa, campeã dos 100 metros na sexta-feira, encerrar o revezamento, que fez a marca de 43s73. Quem abriu a prova foi Rayane Amaral, especialista nos 100 m com barreiras, que destacou a conquista emocionante da equipe. “Deu muito trabalho, mas no final deu tudo certo. A Vitória Rosa tirou do ‘bolso’ um belo presente para a gente. Eu estava bem triste e engasgada com a corrida da barreira. Nossa equipe estava bem unida e a gente está muito feliz”.

Rayane passou o bastão para Ana Carolina Azevedo. Vanusa dos Santos, a terceira componente da equipe, celebrou o resultado, e uma vitória pessoal. A velocista voltou a disputar o Troféu Brasil após dois anos, em que passou por três cirurgias. “É emoção que eu estou tentando controlar ao máximo. Poder estar junto com as meninas, ajudar a equipe, depois de tudo o que eu passei, é uma grande realização.”

July Ferreira também comemorou seu retorno ao Troféu Brasil – no ano passado, perdeu a competição por causa de uma cirurgia. Venceu os 800 metros com 2min05s00. “Essa foi a segunda vez que disputei a prova no Troféu e é meu segundo título”, disse a meio-fundista, que teve a companhia de Kleidiane Jardim no pódio, com a prata e recorde pessoal (2min05s22).

Douglas dos Reis venceu o lançamento do disco, com 56,17 m, em dobradinha para a Orcampi com Felipe Lorenzon, prata com 56,65 m. É o quarto Troféu Brasil de Douglas, de 22 anos, e seu primeiro título na competição. “Gostei muito da prova, foi acirrada, com todo mundo lutando até o fim, apesar de não ter ficado muito feliz com a marca. Esperava repetir minha melhor marca – 59,90 m -, mas veio a medalha de ouro”

No salto triplo, Alexsandro de Melo, o Bolt, conquistou o bicampeonato da prova – fez a marca de 16,69 m. “O objetivo era chegar no Troféu Brasil bem, embora o ano tenha sido muito longo. Mas é a competição mais importante dentro do país, a equipe espera muito da gente. O foco era melhorar as marcas, e eu saltei perto do meu melhor no triplo (que é 16,82 m, feita este ano).”Neste domingo, vai buscar mais um pódio, no salto em distância.

Tatiane Raquel da Silva venceu os 3.000 m com obstáculos em 10min10s40, mesmo depois de queda no fosso, na última volta. “A prova em si estava boa, com atletas boas. O tempo não foi o esperado, eu queria quebrar o recorde do Troféu que é meu, mas eu errei, vim no embalo tentando forçar mais, errei a passada, cai no último fosso, mas consegui me recuperar. Mas foi a minha sexta vitória no Troféu Brasil e isso tenho de comemorar.”

No lançamento do disco, Fernanda Borges mostrou porque está na melhor temporada de sua vida. Pela segunda vez no ano, bateu seu recorde pessoal, ao fazer 64,66 m, a apenas 9 cm da campeã da prova, a recordista sul-americana Andressa de Morais. Com o resultado, Fernanda, que já era top 10 do mundo, subiu uma posição no ranking: agora ocupa a 8ª posição. “Foi um ano muito longo e uma competição muito exaustiva. Fiquei quatro anos sem melhorar a marca, e terminei a temporada com recorde pessoal. É a melhor da vida, foi muito bom. Nunca o Brasil teve duas top 10 do mundo no lançamento do disco.”

Confira os medalhistas do IVCL Orcampi no segundo dia do Troféu Brasil:

Ouro (6)
Erica Rocha de Sena (20 km marcha atlética) – 1h45min49
4×100 m feminino (Rayane Amaral, Ana Carolina Azevedo, Vanusa dos Santos e Vitória Rosa) – 43s73
July Ferreira da Silva (800 m) – 2min05s00
Douglas dos Reis (lançamento do disco) – 56,17 m
Alexsandro de Melo (salto triplo) – 16,69 m
Tatiane Raquel da Silva (3.000 m com obstáculos) – 10min10s40

Prata (8)
Lucas Mazzo (20 km marcha atlética) – 1h30s39
Fernanda Borges (lançamento do disco) – 64,66 m (PB)
4×100 m masculino (Robson Braga, Antonio Cesar Rodrigues, Rodrigo Pereira e Alan Gusmão) – 39s71
Kleidiane Barbosa Jardim (800 m) – 2min05s22 (PB)
Felipe Lorenzon (lançamento do disco) – 55,65 m
Keila Costa (salto triplo) – 13,63 m
Alexander Russo (400 m) – 45s80
Jucilene Sales de Lima (lançamento do dardo) – 55,45 m

Bronze (5)
Elysle da Silva Albino (20 km marcha atlética) – 1h54s29
Izabela Rodrigues da Silva (lançamento do disco) – 57,25 m
Tânia Ferreira da Silva (salto triplo) – 13,39 m
Tiffani Beatriz Domingos (400 m) – 53s04
Rafaela Torres Gonçalves Dias (lançamento do dardo) – 53,74 m

A equipe de atletismo IVCL Orcampi tem patrocínio da CPFL Energia e o apoio do Instituto CPFL.

Saiba mais em www.facebook.com/ivcl.orcampi e instagram.com/ivcl_orcampi

Siga a Contrapé no blog contrapedejornalismo.wordpress.com, em facebook.com/contrapedejornalismo e em instagram.com/contrape_informacao