Social

ivcl orcampi adota treino online na escola de formação

Professores usam aulas virtuais para que praticantes de atletismo, de 6 a 18 anos, mantenham o condicionamento físico e a motivação para a volta do calendário de competições

A Escola de Formação do IVCL Orcampi adotou o treinamento a distância para os alunos, de 6 a 18 anos. Atletas de elite, habituados aos treinamentos, já estavam mantendo a forma física em casa para a volta do calendário do atletismo. Mas o isolamento social causado pela pandemia da COVID-19 afetou também os atletas da Escola de Formação, com menos experiência, que nem sempre conseguem seguir planilhas de treinamento. Para manter os alunos treinando e motivados os professores recorreram a aulas a distância.

O Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL) Orcampi, que desenvolve seu projeto de atletismo em Campinas, São Paulo, é parceiro do Instituto CPFL e conta com o patrocínio da CPFL Energia.

A pandemia da COVID-19 paralisou as competições e atividades de todos os esportes no Brasil e no mundo e do atletismo também. Mas os professores querem atletas aptos e motivados para competir e colocaram as crianças e os jovens para se exercitarem na garagem, na sala, no quintal, no quarto etc. Qualquer ambiente serve para as atividades online e este é o caminho até o fim da quarentena.

“As atividades foram suspensas e com o passar do tempo havia possibilidade de perda do interesse por causa do distanciamento. Resolvemos juntar todo mundo de novo, no fim da tarde, para aulas ministradas e supervisionadas pelos professores do projeto”, conta o treinador Sinval de Oliveira.

Os treinadores Alex Lopes e Sinval de Oliveira são os supervisores pedagógicos da Escola de Formação do IVCL Orcampi. Atuam no treinamento a distância os professores Aline da Silva, Wagner Cardoso de Araújo, Letícia da Silva e Rubens Júnior.

O grupo planeja as aulas e disponibiliza o link para a vídeo-aula na plataforma Zoom – um professor ministra o programa e os demais supervisionam, atentos para as correções necessárias. Para os atletas de 12 a 18 anos as aulas são às 17 horas e para os de 6 a 12 anos às 18h30, justamente para que pais que estejam trabalhando possam acompanhar. “São atividades que se pode fazer em casa e o melhor é que a adesão foi grande”, acrescenta Sinval.

Professora Aline durante aula online/Foto: divulgação.

“Estamos muito felizes com a adesão. Eles precisavam de condicionamento físico”, explica Aline, dizendo que já usava o modelo, com sucesso, em aulas de crossfit. Acrescenta que há a expectativa da volta às competições, no segundo semestre, também para alunos da Escola de Formação. “O coordenador do projeto Ricardo D’Angelo informou que as competições da Iniciação, da Federação Paulista de Atletismo, devem ser realizadas no segundo semestre, quando também pode voltar o calendário dos atletas adultos. Então temos de manter os alunos bem fisicamente e motivados”, ressalta Aline.

Os professores dizem que tem muitos alunos talentosos e não querem perder e nem comprometer a formação dessas crianças e jovens promissores. Os alunos interagem com os professores, com os colegas e isso é positivo. “Eles fazem aquecimento, condicionamento e a parte técnica, como a de corridas, por exemplos. E é muito importante porque conversam com a gente e uns com os outros”, acrescenta Aline.

Alto rendimento muda planejamento

Para os atletas de alto rendimento o caminho é a mudança do planejamento da temporada 2020. Ainda não há definições claras sobre as datas de competições importantes, como o Troféu Brasil de Atletismo – inicialmente estava marcado para o mês de maio, mas foi adiado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que deve agendar nova data.

E também diante do adiamento da Olimpíada de Tóquio para o período de 23 de julho a 8 de agosto de 2021, a World Athetics (WA) definiu que os índices olímpicos começam a valer a partir de dezembro de 2020.

Para os atletas do grupo das provas de lançamentos – disco, dardo e martelo -, e arremesso – do peso -, o treinador Sinval de Oliveira explica que antecipou o recesso, que seria após o Troféu Brasil, para as primeiras semanas da quarentena. E agora, neste mês de maio de 2020, já está voltando com os treinos. “Eles vão cumprir a planilha na íntegra, com preparação física, mas também educativos de lançamentos e arremesso. Fiz vídeos com os exercícios e coloquei no youtube. Também temos aulas por Skype e Zoom para correções online.”

Os atletas do grupo de lançamentos e arremesso são Esthefania Ribeiro da Costa (peso), Lidiane Cansian (disco), Rafaela Torres Gonçalves (dardo), Luís Gustavo da Silva (martelo), Paulo Enrique Alves da Silva (dardo), Ralf Rei Airton de Oliveira (martelo) e William Braido (peso).

E ainda mais quatro jovens, de 15 e 16 anos, que vieram da Escola de Formação e precisam de maior atenção nos exercícios específicos das provas: Felipe Iza (disco e peso), José Pedro Lopes Antonio (peso e disco), Lucas Gonçalves da Silva (peso e dardo), Thayna Cristina do Santos Nascimento (peso e disco) e Ulisses José da Silva Leonardo (peso e dardo). “Para os mais novos fiz vídeos específicos mostrando os exercícios e coloquei no youtube”, acrescenta Sinval.

O IVCL Orcampi conta com o patrocínio da CPFL Energia e o apoio do Instituto CPFL.