Social

programa semear e o estímulo ao voluntariado

Semear é o programa de voluntariado do Grupo CPFL, coordenado pela área de ações sociais do Instituto CPFL (#cpflsocial). O objetivo do Semear é facilitar a atuação voluntária dos colaboradores do grupo, alinhar diversas ações na comunidade e promover o desenvolvimento de todos os públicos, interno ou externos à empresa. O resultado esperado, através da disseminação da cultura de voluntariado, é o engajamento de colaboradores e de parceiros em ações sociais capazes de mudar a realidade das comunidades de influência do Grupo CPFL.

Nos meses de junho e julho de 2017, período de férias escolares, o Instituto CPFL desenvolveu por meio do Semear a ação De Bem com a Rede, com foco na conscientização das comunidades para os riscos envolvendo a segurança na rede de distribuição elétrica. A ação contou com a parceria de colaboradores da CIPA que ofereceram uma palestra da CEPAE (Campanha Externa de Prevenção de Acidentes Elétricos) – que incluiu orientações sobre o brincar com pipas em locais seguros.

Outras atividades como oficinas, teatros, rodas de conversas e recreação foram desenvolvidas nas cidades de Campinas, Jundiaí, Sorocaba, São José do Rio Preto, Araraquara, Piraju, Pedreira e Bauru, no Estado de São Paulo, além de Caxias do Sul, São Leopoldo e Santa Rosa, no Rio Grande do Sul.

As ações De Bem com a Rede foram desenvolvidas em ONGs (já acompanhadas pelo #cpflsocial) e contaram com a participação de crianças e adolescentes acompanhados por seus pais. A pipa foi o ícone das oficinas, que trataram de conscientizar as comunidades, de maneira lúdica, sobre os riscos de brincar com pipas em locais próximos à rede elétrica de energia. Tanto as oficinas quanto as atividades recreativas foram realizadas em locais próprios, com a devida segurança, para a prática do soltar pipas. 

“Além das palestras sobre riscos com a pipa na rede, informações importantes sobre cuidados com instalação elétrica em casa, uso indevido de adaptadores nas tomadas e situações precárias de chuveiros e outros equipamentos são abordadas nos encontros”, afirma Andréia Rodrigues Ferreira, responsável pela gestão dos programas sociais do Instituto CPFL.

Até agora, o De Bem com a Rede realizou 9 ações voluntárias222 voluntários (destes, 103 colaboradores do Grupo CPFL);  970 beneficiados; cerca de 30 horas de planejamento e outras 30 de execução das ações.

Em 2017, as atividades do Semear já somam mais de 30 ações800 voluntariados envolvidos e cerca 2500 beneficiados.

As próximas atividades do Semear ocorrerão em ocasião do dia do Bem Fazer, dias 26 e 27 de agosto, e abordarão o tema do consumo inteligente de energia elétrica. Para conhecer mais sobre o Semear e suas atividades, acesse voluntariadocpfl.v2v.net

Confira algumas fotos das ações do De Bem com a Rede: 

Oficina de pipas em Araraquara.

Palestra em Caxias do Sul (RS).

Oficina e palestra em Santa Rosa (RS).

Oficina e bate-papo em São José do Rio Preto.

Oficinas e recreação em Sorocaba.

Mascote do programa, um eletricista. Palestra e teatro em Campinas.

Palestra e roda de conversa em Piraju.