CPFL Jovem geração

IVCL é Vice-Campeão Brasileiro Sub-18: Uma Conquista de Superação!

Fotos: IVCL/CBAt

É com grande satisfação que compartilhamos a notícia de que o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL), em parceria com a ORCAMPI e com o apoio do Instituto CPFL, alcançou a segunda colocação no Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-18 de Atletismo. O evento, que reuniu 134 clubes e 634 atletas, foi realizado em Aracaju, de 11 a 13 de agosto, na pista da Universidade Tiradentes.

Os jovens atletas do IVCL demonstraram dedicação e talento excepcionais, conquistando medalhas significativas e superando desafios. A competição, embora tenha sido realizada em uma pista rápida, foi marcada pelos ventos costeiros que trouxeram um desafio adicional às provas de velocidade.

A treinadora Aline Silva compartilhou sua perspectiva sobre o desempenho da equipe: “A competição foi uma experiência incrível para nossa equipe. Apesar das condições climáticas desafiadoras, nossos atletas se destacaram. Cada medalha conquistada representa um triunfo pessoal, demonstrando crescimento e potencial. Essa competição transformou suas perspectivas, instilando a crença de que são capazes de alcançar a grandeza. É uma conquista imensa, e a motivação do nosso grupo e o desempenho excepcional fizeram toda a diferença.”

       Henrique Rodrigues, Victor Lino e                             treinadora Aline Silva

Henrique Rodrigues, um atleta de 17 anos que entrou na competição como o segundo colocado no ranking Sul-Americano Sub-18 de decatlo, confirmou sua promessa ao vencer o decatlo com um recorde pessoal de 5.909 pontos, um desempenho que o deixou satisfeito e ansioso por mais conquistas. Henrique expressou seus pensamentos sobre a conquista: “Embora esteja contente com o resultado, há uma vontade de superar a marca de 6.000 pontos no decatlo. Reconheço meu potencial com base nos meus treinamentos e competições anteriores. Essa vitória valida anos de trabalho árduo. Sou grato pelos sacrifícios que me levaram até aqui. Agora, é sobre aprimorar minhas habilidades e mirar mais alto nas próximas competições.”

Victor Lino, um velocista talentoso do IVCL, destacou-se conquistando duas medalhas de prata, ficando em segundo lugar tanto nos 110 metros com barreiras (14,32) quanto nos 400 metros com barreiras (53,19). Apesar dos ventos desafiadores afetarem seu desempenho, as conquistas de Victor foram altamente elogiáveis.

                                  Victor Lino prata nos 110 metros com barreiras

Nas provas de longa distância, Cael do Nascimento Lima Pinto se destacou pelo IVCL, conquistando a prata nos 2.000 metros com obstáculos (6:10,43) e o bronze nos 3.000 metros rasos (9:07,70), uma marca pessoal para ele.

A competição não foi isenta de obstáculos, incluindo uma lesão inicial que impediu a participação de um dos atletas do IVCL nos revezamentos, que são cruciais para o desempenho da equipe. No entanto, a equipe se uniu, demonstrando resiliência e determinação. Alex Lopes, treinador do IVCL, elogiou o esforço coletivo: “Nossos jovens atletas abraçaram o desafio, apresentando um desempenho excepcional em cada segmento. Superamos obstáculos, mostramos nossa profundidade e conquistamos a segunda colocação geral e masculina. Esse sucesso é um testemunho de nossa abordagem holística, nutrindo o talento desde a base até os níveis de elite. Estou incrivelmente orgulhoso de suas realizações.”

Destaques do IVCL no Campeonato Brasileiro Sub-18:

  • Henrique Rodrigues: 1º lugar no decatlo
  • Victor Elias Lino Chaves dos Santos: 2º lugar nos 110 metros com barreiras, 2º lugar nos 400 metros com barreiras
  • Cael do Nascimento Lima Pinto: 2º lugar nos 2.000 metros com obstáculos, 3º lugar nos 3.000 metros rasos
  • Leticia Lara de Souza Santos: 4º lugar no salto com vara
  • Julia Rodene: 5º lugar nos 400 metros rasos
  • Maira Beatriz Linhares: 5º lugar no lançamento do disco, 9º lugar no arremesso do peso
  • João Pedro de Arruda: 6º lugar no salto em distância
  • Luis Antonio Nunes de Andrade: 7º lugar no decatlo
  • Ana Julia de Jesus Batista: 7º lugar nos 5.000 metros de marcha atlética
  • Pedro Hernandes Ribeiro dos Santos: 14º lugar no arremesso do peso, 19º lugar no lançamento do disco
  • Grazieli Aparecida dos Santos: 14º lugar nos 400 metros com barreiras
  • Tarsila Queiroz Monici: 15º lugar no salto em distância, 15º lugar no salto triplo
  • Pedro Henrique Macedo de Souza: 17º lugar no salto em altura
  • Ygor da Silva Jeremias: 26º lugar nos 400 metros com barreiras
  • Revezamento 4×100 metros feminino: 5º lugar
  • Revezamento 4×100 metros masculino: 9º lugar
  • Revezamento 4×400 metros misto: 9º lugar

                                   Cael Lima prata 2000 metros com obstáculos

Sobre o IVCL

O Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL) foi fundado em 2008 em Campinas, inspirado na trajetória do renomado atleta Vanderlei Cordeiro de Lima. O instituto tem como objetivo proporcionar acesso ao esporte e valores educacionais para jovens de baixa renda. A abordagem do IVCL combina o atletismo com atividades educativas e culturais para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos.