CPFL Jovem geração

IVCL cria projeto de educação alimentar

Nutricionista Marcus Quaresma é responsável pela ação para os jovens e suas famílias

Bons hábitos alimentares são fundamentais para uma boa qualidade de vida. Quando se trata de crianças e adolescentes, isso é ainda mais relevante já que está diretamente relacionado ao desenvolvimento físico e cognitivo, especialmente para os que praticam exercícios físicos.

Pensando nisso e, sobretudo em promover qualidade de vida aos jovens atendidos, o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL) lançou o Programa de Educação Alimentar, sob coordenação do nutricionista Marcus Quaresma (CRN3 41045), especializado em fisiologia do exercício e nutrição esportiva e mestre em ciências.

O IVCL, que conta com apoio do Instituto CPFL, proporciona a prática lúdica do atletismo, aliada às atividades educativas e culturais, com crianças e adolescentes dos 6 aos 17 anos.

A proposta é possibilitar aos jovens o acesso a informações seguras relacionadas a alimentação e nutrição, bem como promover atividades sobre o tema para melhorar o estado de saúde e demandas relacionadas ao exercício físico que praticam.

“Programas de educação alimentar e nutricional no início da vida permitem que os jovens possam compreender e melhorar práticas alimentares indispensáveis à sua saúde, bem como à sua vida como esportista, tendo em vista a intrínseca relação entre alimentação e performance esportiva”, diz Marcus, reforçando que permitir autonomia e conhecimento é fundamental para melhores escolhas alimentares ao longo da vida.

Segundo ele, um dos grandes desafios de um programa é trabalhar com grupos heterogêneos nos aspectos socioculturais. “É necessário ter cautela, parcimônia e muita paciência para lidar com demandas gerais e individuais”, relata.

Marcus explica que a alimentação adequada pode contribuir com o desenvolvimento físico e mental dos jovens. “Diversos estudos publicados mostraram que a ingestão de alimentos predominantemente in natura em detrimento de alimentos processados e ultra processados favorece o controle do peso, melhora as capacidades físicas e a performance cognitiva”, explica.

“Esse efeito se deve, ao menos em parte, ao papel antioxidante e anti-inflamatório da alimentação. Ainda, outros compostos presentes nos alimentos podem promover incontáveis efeitos positivos à saúde”, acrescenta Quaresma, ressaltando que os jovens talentos do IVCL podem ser agentes multiplicadores do conhecimento sobre alimentação em suas casas.

“As mudanças alimentares individuais possibilitam que amigos e familiares possam também melhorar a sua alimentação. É claro, todo apoio é fundamental, mas o aprendizado dessas crianças poderá promover benefícios em larga escala. Ainda estamos no início, no entanto, é perceptível que muitas práticas alimentares são monótonas e restritas. Embora não seja fácil resolver, é necessário incentivar práticas alimentares que permitirão maior acesso a alimentos variados e, por conseguinte, com diferentes nutrientes”, completa.

Sinais de uma alimentação inadequada

Segundo o nutricionista Marcus Quaresma, a avaliação nutricional permite identificar problemas relacionados a alimentação. Os itens abaixo podem ser considerados “marcadores de uma má alimentação”.

• obesidade
• baixo peso
• problemas glicêmicos
• problemas pressóricos e nos níveis de colesterol/triglicérides
• sonolência excessiva
• fadiga permanente
• diarreias ou constipação frequentes
• queda de cabelo, unha fraca, manchas na pele
• urina com coloração forte
• problemas no crescimento