cafe filosófico

Interação e debate sobre transformações sociais marcam Cibercultura 10 + 10 em Santos

Das_Duas_Uma_inedita_-_casamento_filha.mp3

remix_cris__decio.mp3

Compartilhamento, redes sociais, conhecimento livre. As transformações sociais provocadas pelos meios digitais estiveram presentes do Cibercultura 10 + 10, evento promovido em Santos nos dias 1 e 2 de outubro pela cpflcultura, com produção do Laboratório da Cultura Digital e da Casa da Cultura Digital em parceria com o Fórum da Cultura Digital Brasileira.

O encontro, que contou com a participação de Pierre Lévy, André Lemos, Laymert Garcia dos Santos, Gilberto Gil, Sérgio Amadeu, José Murilo, Claudio Prado e o público presente em cada um dos dias na plateia do Teatro Guarany, tornou visível a capacidade de mobilização e o potencial de troca de informações da rede.

– Veja fotos do evento

– Apresentação em slides de Pierre Lévy
– Bate-papo transmissão online do primeiro dia
– Bate-papo transmissão online do segundo dia
– Vídeo da primeira parte do primeiro dia
– Vídeo da primeira parte do segundo dia
– Vídeo da segunda parte do segundo dia
– Vídeo da terceira parte do segundo dia
– Gilberto Gil canta “Banda Larga Cordel”
– Gilberto Gil canta “Expresso 2222”
– Gilberto Gil canta “Pela internet”
– Gilberto Gil canta “Metáfora”
– Gilberto Gil canta “O luar”
– Gilberto Gil canta “Máquina de Ritmo”
– Gilberto Gil canta “Máquina de Ritmo” (take 2)
– Gilberto Gil canta “Maracatu Atômico”
– Gilberto Gil canta a inédita “Das Duas Uma”
– Gilberto Gil canta “Back in Bahia”
– Gilberto Gil canta “Parabolicamará”
– Gilberto Gil canta “Rep”
– Remix de Cris & Décio

A interação na internet foi ainda maior, como era de se esperar já que o tema falava justamente da cultura digital. Pela transmissão online, 2.727 visitantes assistiram a roda de conversas e a oficina de remix com Gilberto Gil, ao mesmo tempo em que 2.371 comentários foram trocados no canal de bate-papo ao lado da exibição do evento ao vivo. Quem assistiu aos dois dias de evento ainda participou pelo twitter: foram 1.161 mensagens com as tags #10mais10 e #10+10, referentes ao evento.

Enquanto os palestrantes citavam conceitos, livros e pesquisadores, os participantes do chat trocavam links explicativos sobre as referências mencionadas. Até as letras das canções de Gilberto Gil foram compartilhadas durante as intervenções musicais da oficina remix, para que o público online pudesse “cantar junto”.

As questões levantadas, tanto pelo público online quanto pelo presente no teatro, também geraram uma série de perguntas sobre a cultura digital brasileira aos palestrantes.

No fim de dois dias de evento, o Cibercultura 10 + 10 organizado pela cpflcultura abordou a cultura do remix, propriedade intelectual, Creative Commons, inteligência coletiva computacional, apropriação social das novas mídias, controle da internet, comunicação na rede, cultura hacker, produção coletiva, aceleração tecnológica, quebra de modelos estabelecidos na indústria fonográfica entre outras tantas coisas.