CPFL Jovem geração

Instituto CPFL recebe o som pulsante dos músicos do Instituto Anelo em recital gratuito

Dia 08 de dezembro, mais de 30 instrumentistas participam deste Intercâmbio Cultural que integra o projeto Série Contemporânea e presenteia a cidade com uma diversidade de ritmos e de gêneros

Foto: Instituto Anelo, alunos Coração Teimoso | Créditos: Levi Macedo

 

A música pulsante do Instituto Anelo será a atração do recital promovido pelo Instituto CPFL marcado para o próximo dia 08 de dezembro, em seu Auditório Umuarama, em Campinas (SP). Cheio de ginga e ritmos, o programa, executado por mais de 30 instrumentistas em cena, irá transitar pela rica diversidade de gêneros e nuances sonoras. A apresentação começa às 19h e tem entrada gratuita. Os ingressos poderão ser retirados a partir das 19h do mesmo dia.

Com uma reconhecida história de fomento à educação musical, desde 2000, o Instituto Anelo oferece aulas gratuitas no Jardim Florence, bairro do distrito do Campo Grande, localizado na região noroeste de Campinas (SP). Seu nome significa aspiração, desejo, vontade, e reflete o objetivo de transformar pessoas por meio da música. Ao longo dessas mais de duas décadas, já atendeu a mais de 10 mil alunos, entre crianças, jovens e adultos.

O reconhecimento do trabalho atraiu artistas como a banda Titãs. O Coro Infantil do Anelo participou do disco Olho Furt a-Cor, lançado em setembro de 2022, para comemorar os 40 anos de carreira do grupo, um dos mais importantes do rock nacional.

Entre os artistas que já estiveram no Anelo ou gravaram com grupos do Instituto estão o produtor, cantor e compositor Wilson Simoninha; a pianista Silvia Goes; o cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor Filó Machado; o compositor e multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo; e, mais recentemente, o cantor, compositor, produtor e arranjador Walmir Borges.

Recital Intercâmbio Cultural Instituto Anelo faz parte do projeto Série Contemporânea, financiado via Proac ICMS, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa. É produzido pelo Grupo Sintonize e Incentiv.me, com patrocínio da CPFL Energia através do apoio do Instituto CPFL – que mantém um dos programas mais tradicionais do Brasil dedicados à música contemporânea da atualidade.

Música de gerações

O recital irá reunir alunos e professores do Anelo em variadas formações instrumentais do projeto Prática de Banda, detalha Luccas Soares, músico fundador, coordenador do Instituto e curador do recital. “É um projeto intergeracional, que contempla crianças, adolescentes, adultos e idosos. O aluno participa da Prática de Banda a partir do momento que tem certo domínio com o instrumento para poder tocar em conjunto. Estamos com uma prática mais bonita que a outra”, destaca.

O repertório, construído em conjunto com os estudantes, é um passeio por várias paletas sonoras. Na partitura, jazz, MPB, rock, canção internacional, xote. “Inclusive uma composição autoral chamada Coração Teimoso”, adianta Luccas.

Segundo o curador, o programa, trabalhado durante o semestre inteiro, estava aguardando carinhosamente para uma apresentação especial, revelando, ainda, uma surpresa: a estreia de uma composição de sua autoria intitulada Nosso Lugar.

Nesse caldeirão sonoro, o público poderá conferir uma multiplicidade de timbres, com zabumba, piano, guitarra, baixo, bateria, voz, violão, triângulo, flauta, percussão, entre outros, em arranjos criativos que mostram o talento e a versatilidade dos músicos.

A música que transforma

Além de ser uma instituição voltada ao ensino da música, o Instituto Anelo também é um espaço de fomento à cultura e de produção musical.

Desde 2018, tem a própria big band, a Orquestra Anelo. O grupo conta com 20 integrantes, entre professores e colaboradores do Instituto Anelo, e é dedicado à formação de repertório arranjado, tendo a música brasileira e o jazz americano como referências estéticas. Possui vários outros grupos artísticos, com destaque para dois núcleos de representatividade: Pretas & Pretas e Mulheres.

Nos dois últimos anos, a instituição deu início a dois importantes projetos: NOC – Núcleo de Orientação Artística e Anelo na Escola. O primeiro, lançado em 2021, visa o registro fonográfico da produção musical de professores, músicos e artistas envolvidos com o Instituto Anelo. O segundo tem a proposta de promover, ao longo do ano de 2022, apresentações de grupos musicais ligados ao Anelo em escolas públicas do distrito do Campo Grande.

Saiba mais em www.anelo.org.br.

Programa

Enquanto Houver Sol (Sergio Affonso)
Girassol (Cidade Negra)
Estúpido Cupido (Neil Sedaka / Greenfield – Versão do Fred Jorge)

Turma do professor Levi Macedo:
Júlia Nascimento Cordeiro (Bateria)
Gaëlle Jn Baptiste (Contrabaixo e Voz)
Murilo Dos Santos Cela (Piano)
Samantha das Graças Arruda Nunes (violão)
Nicoly Alessandra Rosa da Silva (Voz e Synt)
Rafael Oliveira Cordeiro (Guitarra)

Watermelon Man (Herbie Hancock)
Cantaloupe Island (Herbie Hancock)

Turma da professora Jéssica Rodrigues
Kevin Brian Gomes Toledo (Bateria)

Peterson Botêlho de Magalãaes (Baixo)
Josué Luciano Smith (Trombone)
Airton Francisco (Vibrafone)
César Aparecido Camargo ( Baixo)

Chovendo na roseira (Tom Jobim) Final Feliz (Jorge Vercilo)
Vago por Você (Ana Luiza)

Turma do professor Prince Pereira
Ana Luiza de Souza Mota (Voz e Violão) Kauã Jhônatas Santa Rosa Pereira (Bateria e Percussão)
João Pedro de Souza (Bateria e Percussão)
Bruno Marques de Carvalho (Baixo)
Boris Wilson Quaresma Mendes (Piano)

Dona de Mim (Iza)
A Tua Voz (Glória Groove)

Turma do professor Henrique Simas
Maria Eduarda Santos Nascimento (Voz)
Washington Eduardo Z Nerva (Baixo)
Eduarda Gonçalves da Silva dos Santos (Piano)
Kaique Xavier de Camargo (Baixo)
Eduardo henrique de Oliveira Francisco (Guitarra)
Davi Samuel de Oliveira Francisco (Bateria)

Thinking out loud ( Ed Sheeran)
Killing me sofly ( Fugees )
Just the two of us ( Bill Withers e Groover Washington Jr)

Turma do professor Deivyson Fernandez
Marah Kallyne Gomes da Conceição (Bateria)
Nicoly Alessandra Rosa da Silva (Voz e Piano)
Anderson Rafael Nardi.

Coração Teimoso (Luccas Soares)
Sophia Ferreira Rosa (voz) Jorge Reis (voz)
Nicolas Vinicius Rosa da Silva (flauta transversal)
Lucas Dantas Avelar (sanfona)
Júlia Nascimento Cordeiro (zabumba)
Kevin Brian (bateria)
Kauã Jhonatas Santa Rosa Pereira (triângulo).

Serviço:
Série Contemporânea – Intercâmbio Cultural Instituto Anelo

Quando: 08/12/2022
Horário: 19h
Onde: Sala Umuarama do Instituto CPFL
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, em Campinas/SP
Participação: gratuita, os ingressos poderão ser retirados a partir das 18h do mesmo dia
Curadoria: Luccas Soares
Produção: Grupo Sintonize