Social

instituto cpfl participa do seminário nacional do fórum brasileiro pelos direitos culturais

Instituto CPFL participa de Seminário Nacional do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais – FBDC 

Encontro acontece em Belo Horizonte e Brumadinho, nos dias 25 e 26 de junho, e celebra os três anos da criação da instituição

Os principais produtores culturais, artistas e gestores culturais brasileiros estarão reunidos em Minas Gerais para discutir a situação da arte e da cultura brasileira e propor estratégias de atuação e enfrentamento dos problemas de gestão, financiamento e acesso da população aos bens e equipamentos artísticos e culturais das várias regiões do país.

A principal atividade do encontro será o Seminário “O Papel das Artes no Plano de Desenvolvimento da Sociedade Contemporânea” com conferência do escritor português Valter Hugo Mãe. Hugo Mãe é um dos principais escritores e críticos mundiais no campo da literatura e de outras formas de expressão artística e tem um profundo conhecimento da arte brasileira. Visita frequentemente o Brasil e esteve em Campinas, em 2017, para gravação de um Café Filosófico CPFL Especial, em parceria com o Seminário Internacional Fronteiras do Pensamento.

Além do seminário haverá relatórios e informes dos vários Grupos de Trabalho temáticos que compõe o Fórum, e que são responsáveis pela elaboração de estudos e análises para difusão pública ao longo do ano.

Criado em São Paulo, há exatos três anos, o Fórum é um movimento voluntário, colaborativo e suprapartidário, composto por gestores, instituições e empresas do setor cultural, reunidos com o objetivo de refletir, articular e propor ações e políticas públicas. Tem hoje cerca de 150 organizações filiadas entre ONGs, empresas, coletivos de artistas e associações de vários estados brasileiros. O Fórum opera através de Grupos de Trabalho temáticos que realizam encontros regulares e produzem estudos e documentos de análise de circulação pública. Desde sua criação, tornou-se uma referência na defesa dos interesses do público e dos produtores da cultura e mantém canais de comunicação regulares com autoridades nacionais, estaduais e municipais da cultura.

O Instituto CPFL é um dos fundadores do FBDC e participa ativamente de suas atividades, atuando no Grupo de Facilitadores, responsável pela gestão cotidiana do Fórum, e no Grupo de Comunicação. Nos encontros de Minas, estará representado pelo diretor Mário Mazzilli e pela Gerente Executiva Daniela Pagotto.

Assista um trecho do encontro:

 


acompanhe nossas redes sociais:

▪ facebook: instituto cpfl | café filosófico

▪ instagram: instituto cpfl

▪ youtube: café filosófico | institutocpfl

▪ twitter: instituto cpfl | café filosófico

▪ aplicativo instituto cpfl play: android | iOS