CPFL Jovem geração

Instituto CPFL leva o projeto Carreta Literária a São Leopoldo (RS)

A Carreta Literária circulará entre as 49 escolas municipais da cidade

Por meio do programa CPFL Jovem Geração, o Instituto CPFL inaugurou no dia 28 de abril, em São Leopoldo (RS), o projeto Carreta Literária, um equipamento móvel que remete a um “book truck” e procura associar a leitura a uma atividade lúdica. Serão 500 livros, entre romances, quadrinhos, contos e títulos infanto-juvenis, para serem degustados e saboreados pela população, principalmente os 21.365 alunos da rede de ensino público da cidade.

O acervo e entrega do equipamento cultural – que ainda conta com cadeiras, mesas, puffs e tendas -, tem realização da CEC Brasil e patrocínio da CPFL Energia, via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura.

O programa CPFL Jovem Geração é a frente de trabalho do Instituto CPFL que apoia projetos inspiradores para a construção de um futuro melhor para as próximas gerações. Por meio da música, da cultura, da literatura e do esporte, a frente apoia o futuro de crianças e adolescentes com iniciativas que integram jovens às suas comunidades, procurando reduzir as vulnerabilidades sociais.

A Carreta Literária foi entregue à EMEF Zaira Hauschild que atende 648 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. A partir desta unidade, e seguindo o cronograma da Secretaria de Educação do município, a Carreta circulará pelas 48 escolas da cidade.

O projeto tem o objetivo de levar um acervo atual até os leitores por meio do conceito de uma biblioteca itinerante, estimulando o desenvolvimento cultural por meio da disponibilização da Carreta Literária por tempo indeterminado às comunidades, e promovendo a atividade de leitura como uma forma de conhecimento, entretenimento e lazer.

“Além de fornecer energia para mais de 3 milhões de clientes no Rio Grande do Sul, a RGE também tem o compromisso com o desenvolvimento sustentável das cidades onde opera por meio do Instituto CPFL. A Carreta Literária é um exemplo do nosso esforço em promover o acesso à cultura e ao conhecimento, algo que está diretamente ligado ao desenvolvimento das nossas comunidades”, comenta Marco Antonio Villela de Abreu, diretor-presidente da RGE, empresa do grupo CPFL Energia.

“Nosso objetivo com a entrega da Carreta Literária é diminuir a distância entre livros e leitores, principalmente crianças e jovens – público em que durante a formação escolar tem os primeiros contatos diretos com a literatura.  E dessa forma, criar não só uma possibilidade de acesso, mas várias, onde a Carreta circula por diversas escolas e espaços de cidades levando um acervo muito rico de conhecimento e ludicidade para toda a sua população, e dentro de um equipamento que brinca em ser um “book truck” e em saciar a fome por saberes”, conta Kaline Vânia, sócia da CEC Brasil.

Além da doação do acervo e equipamento cultural, os educadores das cidades beneficiadas pelo projeto também terão acesso a uma plataforma 100% online e gratuita com cursos para formação de leitores, contação de histórias e alfabetização. Todos os cursos possuem carga horária de 30 horas e certificação ao final.

Confira momentos da entrega: