CPFL Brasil x China

Instituto CPFL lança websérie sobre presença chinesa no dia a dia do brasileiro

Composta por minidocumentários, “Brasil, Traços da China” é produzida pela Liquid Media Lab e está disponível no Youtube

O Instituto CPFL estreou neste mês, no Youtube, uma websérie inédita sobre a cultura chinesa no Brasil. Com produção da Liquid Media Lab, a série é composta por 12 episódios e os três primeiros foram lançados como parte da programação que celebra o mês do CPFL Intercâmbio Brasil><China, frente que  promove cooperações, diálogos e mediações entre as culturas chinesa e brasileira.

A websérie “Brasil, Traços da China” é composta por minidocumentários que revelam personagens, histórias e curiosidades sobre as relações entre estes dois países continentais, sobretudo do ponto de vista brasileiro. 

Para o diretor do Instituto CPFL, Mário Mazzilli, a produção joga luz sobre as semelhanças cultivadas entre os países. “A websérie tem um papel educacional muito importante quando demonstra quantas particularidades do nosso dia a dia tem origem nesse intercâmbio cultural com a China. Acredito que a produção ilumina como nossas raízes foram entrelaçadas no passado e como influenciam nosso modo de vida até hoje”.

A presença da China no Brasil é mais antiga do que se pensa. A chegada de Dom João VI ao Brasil, no início do século XIX, também trouxe os primeiros imigrantes chineses ao país, com o objetivo de iniciar o cultivo de chá por aqui – bebida apreciada pelo monarca. Junto com os orientais, diversos aspectos culturais foram importados e que passaram a influenciar a cultura brasileira na arquitetura, artes e culinária.

Com apoio consultivo do Instituto Confúcio, e uma pesquisa sobre os aspectos chineses presentes no cotidiano no Brasileiro, a série busca enredos que reafirmam a proximidade cultural. “Fizemos um levantamento destes elementos que nos conectam com a cultura chinesa aqui no Brasil, como o costume do chá – que todos associam aos ingleses, mas a origem é chinesa. A ideia é, como o próprio nome da série aponta, mostrar os traços da China no Brasil. A pesquisa é alinhada com o Instituto Confúcio, a fim de tratar do tema com assertividade e respeito”, explica o produtor da série, Felipe Lavignatti.

A previsão é, a partir de outubro, estrear um episódio por mês. Todos estarão disponíveis no canal do Instituto CPFL no Youtube. A websérie Brasil, traços da China tem classificação livre.

Confira os episódios:

Episódio 1 – Uma história da imigração chinesa”: 

A pesquisadora Lucia Wong fala sobre o perfil dos imigrantes chineses que chegaram ao Brasil ao longo da história e do DNA viajante do povo chinês.

Assista: https://youtu.be/KKEoEcLgmpc

 

Episódio 2 – Campinas, cidade-irmã de Fuzhou

O que é uma cidade irmã? E como Campinas, com mais de 1 milhão de habitantes, se relaciona com uma cidade chinesa de quase 8 milhões?

Assista: https://youtu.be/nvdnEt4fD1k

 

Episódio 3 – Chang Dai-chien

Um dos maiores artistas da China viveu no Brasil e criou diversas obras inspiradas na paisagem chinesa montada em Mogi das Cruzes.

Assista: https://youtu.be/ksIN-F83B0k