Café Filosófico

instituto cpfl lança 2ª temporada da série reflexões contemporâneas

Produção trata de temas do cotidiano com apoio de pesquisadores e acervo do Café Filosófico CPFL. Temporada completa está disponível no Youtube.

O Instituto CPFL lançou, em seu canal no Youtube, a segunda temporada de “Reflexões Contemporâneas”, série produzida em parceria com a Sete Mares Filmes. A nova temporada vai discutir temas como identidade, fronteiras, cultura, corpo, cidadania, responsabilidade, consumo e transformação social. A série foi gravada em 2019, antes da pandemia de covid-19, e reúne oito episódios com duração média de 18 minutos – todos inéditos e com classificação livre.

Reflexões Contemporâneas é uma série que propõe reflexões acerca de temas encontrados na vida cotidiana, de modo a repensar e ressignificar certezas, aprofundando o conhecimento sobre si e sobre a sociedade atual. A 1ª temporada, gravada em 2018, reuniu temas que atravessam a vida humana como amor, sexo, família, política, gênero, cidades e educação.

“O mundo de hoje é diferente do mundo de ontem. Sutis ou mais profundas, as mudanças são contínuas e demandam novas reflexões. Esse “repensar” é importante para entendermos as flutuações do nosso tempo e a série faz esses questionamentos por meio da costura entre temas, pesquisadores e o acervo do Café filosófico CPFL. Este é mais um produto com a qualidade editorial do Instituto CPFL”, explica o diretor do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.

Nesta temporada, cada episódio conta com a participação de um pesquisador que discorre sobre os enredos acerca do tema. Alternadamente, o acervo do Café Filosófico CPFL é utilizado como ponto de equilíbrio e aprofundamento do debate, dando espaço para a visão de outros pensadores. A série também busca estimular reflexões a partir da objetividade do corpo. Os episódios contarão com performances de dança e trilhas sonoras originais que dialogam com os temas discutidos.

A 2ª temporada de Reflexões Contemporâneas é um projeto audiovisual criado com base na Lei de Incentivo à Cultura e com patrocínio da CPFL Energia. A direção é assinada por Cláudio Alvim, Rafael Scucuglia e Rafael Thomaz. 

Confira os títulos e pesquisadores de cada episódio:

1- Quem é você?, com Veridiana Marucio, psicóloga e psicanalista. 

2- De onde você é?, com Coraci Ruiz, documentarista e pesquisadora.

3- Você é o seu cérebro?, com Marcelo Branas, médico psiquiatra.

4- A o que você tem direito?, com Mariana Baruco, docente da Unicamp e membra do ODH – Observatório de Direitos Humanos da Unicamp.

5- O que é ser brasileiro?, com Mário Medeiros, pesquisador, sociólogo e docente da Unicamp – Campinas SP.

6- O que você consome?, com Patrícia Sant’anna, pesquisadora e antropóloga.

7- O que é arte brasileira?, com Helder Oliveira, pesquisador de arte contemporânea e docente de História da Arte. 

8- Quais são as suas responsabilidades?, com Daniela Damiati, que foi coordenadora de projetos de políticas públicas do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Acesse a 2ª temporada completa. 

Acesse a 1ª temporada completa.