CPFL Brasil x China

Instituto CPFL apresenta a programação da 7ª edição do festival Intercâmbio Brasil-China

Foto: Thomaz Marostegan

 

O festival contará com programação online e presencial, nas cidades de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Franca; programação é gratuita e acontecerá durante todo o mês de setembro

O Instituto CPFL (ICPFL) apresenta, durante o mês de setembro, a 7ª edição do festival que celebra a frente CPFL Intercâmbio Brasil><China. As atividades deste ano reúnem atrações online e eventos presenciais em Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Franca. A programação é totalmente gratuita e estão previstos concertos de música, mostra de cinema, festival cultural, palestras inéditas, playlists musicais e uma coletânea com todo o conteúdo já produzido nos últimos seis anos do programa. 

O ICPFL é, há 20 anos, a plataforma de investimento social do Grupo CPFL Energia, que tem como acionista majoritária a empresa chinesa State Grid. Além da relação de negócios estabelecida entre Brasil e China, o elo entre os dois países também acontece por meio de um intercâmbio cultural que promove diálogos, arte, música, gastronomia e espetáculos. A frente CPFL Intercâmbio Brasil><China é responsável por essa programação diversa que organiza e entrega essas experiências culturais.

O CPFL Intercâmbio Brasil><China é uma das nossas frentes de atuação que promove a cultura como ferramenta de conhecimento e conexão. Para o sétimo ano do festival, pensamos numa programação diversificada, que tem as pessoas como protagonistas. Teremos uma agenda multicultural, com diversas iniciativas que aproximam as fronteiras entre  nós e uma das civilizações mais tradicionais do mundo”, observa a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.

Através de uma playlist no canal do Instituto CPFL no Youtube, o público poderá conferir todo o conteúdo audiovisual já produzido nas edições anteriores do festival. O acervo reúne vídeos sobre a cultura chinesa, uma websérie e filmes clássicos chineses. 

As duas playlists estarão disponíveis a partir do dia 1º de setembro.

Mostra de Cinema Chinês 

Neste ano, a Mostra de Cinema Chinês será híbrida, com uma seleção de cinco filmes disponibilizados em ambiente online, pelo Youtube, e oito filmes com sessões presenciais, em Campinas (SP).

Com a curadoria dos produtores, Ale Amazonia e Lucas Chen, a mostra a mostra online, que estará disponível no dia 1º de setembro, fará um resgate histórico de obras antigas e icônicas do cinema chinês, em celebração ao centenário do cineasta Xie Jin.

Já a mostra presencial, que acontece entre os dias 18 e 29 de setembro, reúne longas da chamada 5ª geração do cinema chinês, com obras conhecidas e renomadas do final dos anos 90 e meados de 2000. 

Concertos de música clássica

Ainda dentro da programação do festival Intercâmbio Brasil><China, os Concertos EPTV percorrerão quatro cidades do interior paulista com uma programação especial que evidencia o encanto da música chinesa. 

Através da cooperação entre músicos brasileiros e o músico chinês Pang Wai Lun, os concertos ocorrerão nas cidades de Campinas (SP), Franca (SP), São Carlos (SP) e Ribeirão Preto (SP), nos dias 7, 8, 9 e 10 de setembro, respectivamente, com entrada gratuita.

Na composição do grupo estão os músicos Pablo de León (violino), Horacio Schaefer (viola), Roberto Ring (violoncelo), Pablo Rossi (piano) e participação especial de Pang Wai Lun (pipa).

Festival da Lua

A segunda edição do Festival da Lua acontecerá nos dias 16 e 17 de setembro, no Parque Taquaral, em Campinas (SP). O evento, que faz parte da programação do Intercâmbio Brasil><China desde o ano passado, visa estreitar os laços entre a cidade e a milenar cultura chinesa. 

A programação reúne apresentações artísticas, oficinas gratuitas e gastronomia típica, tudo com entrada gratuita.

Café Filosófico CPFL 

O broadcast de reflexões do Instituto CPFL também apresentará uma programação especial para o festival, com encontros presenciais inéditos e programas na TV Cultura.

Nas gravações presenciais, a série inédita “Medicina Tradicional Chinesa (MTC): autocuidado e preservação da vida” tem curadoria de Bruno de Conti, do Instituto Confúcio, da Unicamp, tratará da prática e seus saberes que resistem há 3 mil anos de história e de conhecimentos voltados à preservação da vida.

No primeiro programa, o sociólogo Nelson Filice de Barros defende o tema “Medicina Tradicional Chinesa e o paradigma integrativo no campo da saúde”; no segundo programa, o médico Gustavo Tenório Cunha aborda a “Medicina Tradicional Chinesa: contribuições clínicas e provocações filosóficas”. Os programas irão ao ar às quintas-feiras, nos dias 5 e 14 de setembro, respectivamente.

Na televisão, haverá uma grade especial aos sábados, com cinco programas – sendo quatro inéditos, que abordarão temas conectados com a filosofia oriental. Os programas vão ar nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de setembro, às 22 horas, na TV Cultura.

“Convidamos toda a comunidade para participar das ações que acontecerão ao longo do mês de setembro. Vamos receber o público de braços abertos e estamos preparados para isso”, finaliza Daniela. 

A 7ª edição do festival CPFL Intercâmbio Brasil><China é realizada pelo Instituto CPFL e tem início em 1º de setembro. Confira datas, locais e a programação completa no site institutocpfl.org.br/agenda.