I-Ching
A filosofia por trás do I-Ching, ou Livro das Mutações, pode ser resumida em dois grandes conceitos: a mudança e o equilíbrio. Descubra um pouco sobre esse fascinante oráculo e livro de sabedoria.
O I-Ching, geralmente traduzido como Livro das Mutações ou Clássico das Mutações, é um texto chinês composto de várias camadas sobrepostas ao longo do tempo. Ele é considerado um dos mais antigos e importantes livros de filosofia chinesa que chegam até os dias atuais. Saiba um pouco sobre esse fascinante elemento da cultura chinesa, e como ele também está presente no Brasil.
Sobre a websérie “Brasil, traços da China”
A presença da China no Brasil é mais antiga do que se pensa: os primeiros chineses imigraram junto com Dom João – ele gostava de chá, e trouxe chineses para produzirem aqui. Junto com a corte portuguesa, diversos aspectos culturais vieram junto. Hoje, o impacto não é pequeno. A cultura brasileira tem variadas influências chinesas: arquitetura, arte, culinária.
Composta por 12 episódios, a série foi lançada em 2021 pelo Instituto CPFL em parceria com produtora Liquid Media Lab. A iniciativa, que faz parte da frente #CPFLIntercambioBrasilChina, ajuda a construir pontes entre as culturas e a reduzir estereótipos e preconceitos.