CPFL nos hospitais

Grupo Médicos do Sorriso amplia os atendimentos no Rio Grande do Sul

O Grupo Médicos do Sorriso foi criado em 2004, na cidade de Caxias do Sul, sob direção de Davi de Souza. Desde então, são 18 anos focados no atendimento hospitalar, levando em cada atendimento o palhaço como fio condutor da humanização através do riso. Hoje, esses anos de experiências já nos permitem contabilizar a marca de até 600 atendimentos diários. 

Mas o que era bom ficou ainda melhor! E, este ano, além de Caxias do Sul, o grupo levará suas ações para outras seis cidades do RS, sendo estas: Canela, Farroupilha, Flores da Cunha, Montenegro, São Leopoldo e Veranópolis. 

Vale apontar, antes de tudo, que esta ampliação só é possível pelo patrocínio da RGE, empresa do Grupo CPFL Energia, em parceria com o Instituto CPFL, onde compõe a frente RGE nos Hospitais, entre outras empresas, bem como a realização da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Juntos, estes apoiadores nos permitem levar para outros hospitais do Rio Grande do Sul os atendimentos “besteirológicos” e cumprir com o nosso objetivo de transformar a vida de milhares de pacientes, funcionários e acompanhantes com a arte do riso. Assim, sendo a Cara Alegre de um Trabalho Sério. 

“Oferecemos aos pacientes uma diferente visão da sua realidade, com brincadeiras que estimulam a autoestima, o lado lúdico, psicológico e social do público, qualificando – dessa forma – o atendimento hospitalar. Levando sensibilidade, generosidade, trazendo a importância da alegria para pessoas que estão hospitalizadas, os Médicos do Sorriso trabalham o lado visível e invisível do paciente, com a linguagem cômica que o palhaço propõe. Para nós, atender mais pacientes é a realização de um sonho” – afirma Davi de Souza. 

Conheça um pouco mais dos Médicos do Sorriso

A trupe é composta por atores, todos com formação artística e especialização em palhaço. Os atendimentos são realizados em todos os setores dos hospitais. E, uma vez que trabalhamos nessa frente tão importante e, ao mesmo tempo, delicada, a qualificação dos profissionais na linguagem do palhaço é de suma importância. Assim, todos os membros deste grupo passam por um processo de capacitação continuada, com cursos na área e treinamentos semanais, os quais visam o constante aperfeiçoamento para a atuação, nas visitas aos hospitais. 

Sobre este projeto

O atual projeto dos Médicos do Sorriso, titulado “A Cara Alegre de um Trabalho Sério”, é custeado e mantido com recursos financeiros obtidos através da Lei de Incentivo à Cultura – PRONAC 203366, com patrocínio dos patrocinadores e apoiadores acima citados. O valor captado para este projeto foi de mais de R$ 442 mil e beneficiará 7 Hospitais do Rio Grande do Sul das cidades: Caxias do Sul, Canela, Farroupilha, Flores da Cunha, Montenegro, São Leopoldo e Veranópolis por 10 meses, com intervenções semanais de duplas de artistas, prevendo alcançar ao total em torno de 50.000 pessoas. 

Sobre a Equipe de Trabalho

Através deste projeto, é possível a geração de 20 empregos, sendo estes distribuídos em: 10 Artistas, diretor geral, produção executiva, gerenciamento de redes sociais, criação de material gráfico, equipe de filmagem, coordenação administrativa e financeira, contabilidade e captação de recursos. Ademais, o projeto contempla ainda a produção de figurinos e aquisição de maquiagem.