cafe filosófico

Fronteiras do Pensamento e Instituto CPFL | Cultura: Entrevista exclusiva com Richard Sennett

Sociólogo e historiador norte-americano, professor da London School of Economics, do MIT e da New York University, Richard Sennett é mundialmente reconhecido como um dos maiores intelectuais em sociologia urbana. Sennett escreve sobre padrões familiares, trabalho e relações de classe nas cidades, bem-estar social e as ligações que tais temas têm com a arquitetura, design e planejamento urbano.

.
Em entrevista exclusiva, uma parceria do Fronteiras do Pensamento com o Instituto CPFL Cultura, Sennett fala sobre o que levou da música para seu trabalho intelectual, a diferença entre ele e seu colega Manuel Castells, a ineficiência do dinheiro enquanto motivador do trabalho, cooperação e independência, o Estado de bem-estar social, a supervalorização do conhecimento intelectual e a crise no mercado de trabalho, capitalismo social e muitas outras questões que se apresentam no espaço urbano contemporâneo.
Casado com a socióloga Saskia Sassen, Sennett já lecionou, criou e gerenciou projetos nas mais renomadas instituições do mundo como Yale, Cambridge, London School of Economics (LSE), Nações Unidas, dentre outras. A amplitude da atuação de Sennett não se restringe aos locais de atuação. O sociólogo estudou musicologia e violoncelo na Juilliard School de Nova York por seis anos, até fraturar sua mão e prosseguir sua carreira nas ciências sociais.