Social

família, colégio e escola de formação do ivcl/orcampi levam nicole domene ao atletismo


A menina da categoria Sub-16 levou medalhas no Brasileiro e nos Jogos Escolares Sul-Americanos, segue os passos da irmã e é uma jovem promissora para o esporte olímpico

Nicole Braz Domene seguiu os passos da irmã, Giovanna, para chegar até a Escola de Formação do IVCL Orcampi e provar que tem talento para o esporte olímpico.

Nicole nasceu em 20/2/2004 – vai completar 15 anos –, tem 1,62 m e 54 kg e atua em provas de distâncias mais curtas – a irmã é fundista, atletas de resistência. O perfil da velocista está em formação, mas suas marcas já apontam para um futuro promissor.

Giovanna, que começou a praticar atletismo e se destacou na Orcampi, equipe de atletismo de Campinas que conta com o apoio do Instituto CPFL, e atualmente cursa Business e Management, na Taylor University, em Indiana, Estados Unidos, com bolsa para estudar e competir. “Ela já correu uma prova de cross country pela faculdade”, conta Nicole. O irmão de Nicole, Pedro, pratica handebol na escola. A mãe, Priscila, corre, a tia, Sueli, trabalha com um grupo de corridas também. O pai, Márcio, apoia e torce. 

Nicole e Ricardo D'Angelo na premiação de 2018 no Café Filosófico CPFL (Acervo pessoal)
Nicole e Ricardo D’Angelo na premiação de 2018 no Café Filosófico CPFL (Acervo pessoal)

A família sempre vai às competições. “Todo mundo sempre fez esporte e desde pequena eu participo de corridas para crianças”, conta.

Mas o apoio também veio da escola, o Colégio Visconde de Porto Seguro de Valinhos, cidade onde Nicole estuda e mora. “Eu sempre me inscrevia na temporada de atletismo da escola. Minha irmã treinava e em 2016 eu também comecei a treinar na escola”, acrescenta.

Nicole conheceu o projeto de formação do IVCL/Orcampi numa competição da irmã. E decidiu inscrever-se. “Era um lugar onde eu poderia treinar coisas mais técnicas, como a saída (do bloco, para a largada da corrida).” Gionanna levou a irmã para se desenvolver no esporte. As duas entraram no projeto em 2017. “Na Escolinha, eu treinava fundo e velocidade, mas agora vou fazer provas mais específicas, entre 75 m e 250 m.”

As primeiras conquistas de Nicole vieram nos Jogos Escolares Sul-Americanos, realizados em Arequipa, Peru: medalha de bronze nos 80 m, de prata nos 150 m e de ouro com o revezamento do Brasil 5×80 m (distâncias da categoria Sub-16, que são menores em comparação as provas adultas de velocidade). No Brasileiro Caixa Sub-16, em Fortaleza, Nicole levou três medalhas de bronze, nos 75 m, nos 250 m e no revezamento 4×75 m.

Mas Nicole sabe que foram os seus tempos nas provas mais curtas – 9s50 nos 75 m, 18s70 nos 150 m, e 33s29 nos 250 m – que a levaram para a velocidade e a ser considerada um talento que pode evoluir no atletismo. E está certa. Thiago Bueno, o Feijão, seu treinador em 2019, confirma. “Atleta talentosa, a Nicole se destacou na Escolinha. Acho que o principal indicativo são as marcas. Ela ainda não possui carga nos treinos, mas apresenta marcas promissoras para a faixa etária”, afirma o técnico. Acrescenta que também conta muito a dedicação que a jovem atleta tem e o fato de ser uma “menina fácil para conversar”. “Com dedicação e inteligência é fácil planejar.”

O treinador observa que foi bem importante a disputa dos Jogos Escolares Sul-Americanos, em que Nicole passou pelas seleções regionais, estadual e nacional e foi convidada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) para integrar a seleção brasileira. “As pessoas começam a notar, ela vai aparecendo no cenário esportivo, o que é bom”, afirma Thiago.

Nicole vai fazer o primeiro ano colegial em 2019 e sabe que terá de conciliar treinos e estudos e mais as atividades de sua igreja. “Moro em Valinhos e minha mãe me leva ao treino em Campinas, não tenho muito tempo para sair, mas fiz amigos no IVCL”, comenta. Disse gostar da diversidade que encontra no IVCL Orcampi, de faixa etária, com atletas de várias provas, de diferentes condições econômica e social. “Acho que a gente aprende muito convivendo com a diversidade”, afirma.

“Ela se encaixa bem no projeto. Além da educação familiar e escolar ela está acostumada a trabalhar na igreja em gincanas, em várias atividades que envolvem outras pessoas. Não tem dificuldade para se integrar a uma comunidade diferente”, acrescenta o técnico Thiago.

O IVCL Orcampi tem o apoio do Instituto CPFL, responsável pelas ações sociais, culturais e esportivas do grupo CPFL Energia, empresa incentivadora do desenvolvimento do Brasil pelo esporte.