cafe filosófico

Energia é destaque na programação da CPFL Cultura em setembro

A programação da CPFL Cultura em Campinas terá duas séries de palestras dedicadas ao tema energia no mês de setembro: “Esgotamento da matriz energética“, com curadoria de Luiz Pinguelli Rosa; e “Fontes Alternativas de Produção de Energia“, com Roberto Schaeffer.

A série organizada por Pinguelli Rosa terá palestras às quintas-feiras, às 19h, a partir do dia 3 de setembro, e contará também com as participações de Ildo Sauer, Roberto Pereira d’Araújo e Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas. Às terças-feiras, 19h, a partir do dia 8, acontecem os encontros organizados por Roberto Schaeffer, tendo como palestrantes convidados Maurício Tolmasquim, Gilberto Jannuzzi e José Roberto Moreira.

As palestras têm entrada gratuita e por ordem de chegada, e também poderão ser acompanhadas ao vivo pelo nosso site. Mais informações sobre pelo telefone (19) 3756-8000 ou em nossa programação.

3 de setembro, quinta-feira – 19h
Petróleo, gás e combustíveis alternativos
– Programação
– Ao vivo
– Veja a íntegra da palestra
Com Ildo Sauer, professor titular, diretor da Divisão de Ensino e Pesquisa e coordenador do programa de pós-graduação em energia da USP. Entre 2003 e 2007, foi diretor de Gás e Energia da Petrobras, onde consolidou e expandiu os segmentos de gás natural, fontes renováveis, geração e comercialização de eletricidade, e foi secretário executivo do CONPET – Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural. Participou do “IPCC Expert Meeting on Industrial Technology” (2004) e do “Meeting with Business Leaders on G8 Priorities” (2005).

8 de setembro, terça-feira – 19h
Fontes Alternativas de Energia: O que se pode esperar delas
– Programação
– Ao vivo
– Veja a íntegra da palestra
Com Roberto Schaeffer, professor associado do Programa de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ph.D. em Política Energética, membro do IPCC – Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima das Nações Unidas, do Meth Panel (Painel de Metodologias em Linhas de Base e Monitoramento do Mecanismo do Desenvolvimento Limpo da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças do Clima) e editor-associado da revista científica internacional Climate Policy.

10 de setembro, quinta-feira – 19h
A matriz energética brasileira e a mudança do clima
– Programação
– Ao vivo
– A cobertura do evento

– Veja a íntegra da palestra
Com Luiz Pinguelli Rosa, doutor em física e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também foi diretor da coordenação dos programas de pós-graduação em engenharia por quatro mandatos. Ex-presidente da Eletrobrás, atualmente é Secretário Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e Diretor da COPPE/UFRJ.

15 de setembro, terça-feira – 19h
Hidreletricidade
– Programação
– Ao vivo
– Veja a íntegra da palestra
Com Maurício Tiomno Tolmasquim, presidente da EPE – Empresa de Pesquisa Energética, graduado em engenharia de produção e em economia, com mestrado em planejamento energético e doutorado em economia. É professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e autor de 19 livros e de dezenas de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Foi Secretário-Executivo do Ministério de Minas e Energia e coordenou o grupo de trabalho que elaborou o novo modelo do setor elétrico brasileiro

17 de setembro, quinta-feira – 19h
Geração elétrica e o papel da hidreletricidade
– Programação
– Ao vivo
– Veja a íntegra da palestra
Com Roberto Pereira d’Araújo, engenheiro eletricista com pós-graduação em Power Systems Operation and Planning pela Waterloo University (Canadá), professor do curso pós-graduação executiva em petróleo e gás – COPPE/UFRJ e da Escola de Políticas Públicas e Governo da Universidade Candido Mendes/IUPERJ. Foi chefe de Departamento de Estudos Energéticos e de Mercado e membro do conselho de administração de FURNAS Centrais Elétricas. Ex-Diretor do ILUMINA – Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico, é autor e co-autor dos livros Setor Elétrico Brasileiro – Uma aventura mercantil; O Brasil à luz do apagão; A reconstrução do setor elétrico brasileiro.

22 de setembro, terça-feira – 19h
Eficiência Energética
– Programação
– Ao vivo
– Veja a íntegra da palestra
Com Gilberto M. Jannuzzi, doutor pela Universidade de Cambridge, professor adjunto da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, diretor-executivo da International Energy Initiative e coordenador de diversos projetos na área de energia e ambiente, no Brasil e no exterior.

24 de setembro, quinta-feira – 19h
Fontes Alternativas de Energia
– Programação
– Ao vivo
– Veja a íntegra da palestra
Com Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas, geógrafo, mestre em engenharia nuclear e planejamento energético e doutor em economia do meio ambiente e membro IPCC.

30 de setembro, quarta-feira – 19h
Bioenergia
– Programação
Com José Roberto Moreira, professor de física e energia da Universidade de São Paulo e colaborador científico do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas das Nações Unidas desde 1994. Foi Secretário de Energia do Ministério de Minas e Energia do Governo Federal, Vice-Presidente da Companhia Energética de São Paulo e criador do Programa de Conservação de Eletricidade. Na área acadêmica, foi pesquisador na Universidade de Saskatchewan, no Canadá, na Universidade de Tohoku, no Japão, na Universidade de Stanford e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos.

Vídeos
Íntegra: A Abordagem Ambiental na Matriz Energética Brasileira: Desafios – Izabella Teixeira
Íntegra: A eficiência energética no contexto mundial e os programas do Brasil e dos Estados Unidos – José Goldemberg e Howard Geller (parte 1)
Íntegra: A eficiência energética no contexto mundial e os programas do Brasil e dos Estados Unidos – José Goldemberg e Howard Geller (parte 2)
Íntegra: A Eficiência Energética como um vetor de aumento da competitividade do setor empresarial brasileiro – Ricardo David
Íntegra: Eficiência Energética – Gilberto M. Jannuzzi

Módulo

Eficiência energética: redução de custos e sustentabilidade ambiental

Matérias

A preservação ambiental na questão energética brasileira

Eventos

A Abordagem Ambiental na Matriz Energética Brasileira: Desafios – Izabella Teixeira
Eficiência Energética – Gilberto M. Jannuzzi
A eficiência energética no contexto mundial e os programas do Brasil e dos Estados Unidos – José Goldemberg e Howard Geller
A Eficiência Energética como um vetor de aumento da competitividade do setor empresarial brasileiro – Ricardo David

Vídeos

Íntegra: Fontes Alternativas de Energia: O que se pode esperar delas – Roberto Schaeffer
Íntegra: Hidreletricidade – Maurício Tiomno Tolmasquim
Íntegra: Bioenergia – José Roberto Moreira

Módulo

Fontes alternativas de produção de energia

Eventos

Fontes Alternativas de Energia: O que se pode esperar delas – Roberto Schaeffer
Hidreletricidade – Maurício Tiomno Tolmasquim
Bioenergia – José Roberto Moreira