Cinema

em abril, cine cpfl apresenta “martírio” em sessão debate com vincent carelli

Curadoria | Francisco Cesar Filho e Jurandir Müller

04/04 | quarta-feira – 19h
05/04 | quinta-feira –
 19h
“Antes do Fim”, de Cristiano Burlan
(Brasil, 2018, 86min, 10 anos)

Jean sente-se preso na lógica de longevidade que a indústria farmacêutica o impõe e decide planejar um suicídio consciente. Ele convida Helena para que o suicídio seja a dois. Ela, por sua vez, hesita, pois sabe que viverá bem, inclusive, se precisar ficar só, mas o ajuda em suas intenções. O silêncio entre eles não revela distância, mas intimidade. São anos de um afeto compartilhado. Juntos, prepararão todos os detalhes para o funeral. Jean dança a morte enquanto Helena segue ensaiando a vida. Nesse processo, os dois se dão conta de que antes do fim ainda há uma vida inteira.

Exibido na Mostra Internacional de São Paulo.

 

11/04 | quarta-feira – 19h
12/04 | quinta-feira – 19h
“Paterson”, de Jim Jarmusch
(EUA, 2016, 118 min, 14 anos)

Com Adam Driver, Golshifteh Farahani, Rizwan Manji e Nellie. Paterson é um motorista de ônibus da cidade norte-americana de Paterson, no estado da Nova Jersey. Eles têm o mesmo nome. Diariamente, o homem repete uma rotina simples: dirige sua rota, observando a cidade que se revela pela janela e ouvindo fragmentos de conversas que o rodeiam, escreve poesias em um caderno e volta para casa para encontrar a esposa, Laura. Ao contrário do marido, o mundo de Laura está sempre mudando e ela tem novos sonhos todos os dias. O filme observa silenciosamente as vitórias e derrotas da vida cotidiana, e a poesia que se evidencia nos pequenos detalhes.

Selecionado para o Festival de Cannes e vencedor do prêmio Palm Dog no mesmo evento; prêmio do público no FEST International Film Festival; melhor ator pela da Associação dos Críticos Cinematográficos de Los Angeles, pela Associação dos Críticos Cinematográficos de Toronto e pela Associação dos Críticos Cinematográficos de Iowa; melhor ator de filme estrangeira nos prêmios Sant Jordi (Espanha).

 

18/04 | quarta-feira – 19h | Sessão debate com a presença do diretor Vicent Carelli
19/04 | quinta-feira – 19h
“Martírio”, de Vincent Carelli, em colaboração com Ernersto de Carvalho e Tita
(Brasil, 2016, 162 min, 14 anos)

Vinte anos após registrar o princípio da grande marcha de retorno das comunidades Guarani Kaiowá aos seus territórios sagrados, e tomado pelos relatos de sucessivos massacres, o cineasta Vincent Carelli busca as origens deste genocídio. Trata-se de um conflito de forças desproporcionais – a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.

Vencedor do prêmio especial do júri e do prêmio do público no Festival de Brasília; prêmio do público para documentário brasileiro e Prêmio Spcine para o Cinema Brasileiro de Melhor Documentário na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo; melhor filme no festival Janela Internacional de Cinema do Recife; melhor longa-metragem latino-americano no Festival de Mar del Plata; melhor filme e Prêmio Universidade Federal do Acre no festival Pachamama Cinema de Fronteira; melhor longa-metragem no FestCine Amazônia; prêmio especial do júri no Festival do Vale do Ivinhema.

 

25/04 | quarta-feira – 19h
26/04 | quinta-feira – 19h
“Visages, Villages”, de Agnès Varda e JR
(França, 2017, 89 min, 10 anos)

O documentário retrata a experiência fotográfica e cinematográfica de duas grandes personalidades conhecidas por questionarem a cultura da exibição das imagens: a cineasta veterana do movimenta da Nouvelle Vague Agnès Varda, vencedora do Oscar© honorário pelo conjunto da obra, e JR, fotógrafo e criador de galerias e exposições fotográficas ao ar livre. Juntos, viajam por algumas regiões da França, com um caminhão que captura imagens de forma mágica. Com participação do diretor Jean-Luc Godard.

Indicado ao Oscar© de melhor documentário; vencedor do prêmio L’Oeil d’Or no Festival de Cannes; melhor filme no Festival de Aifa; prêmio do público de melhor documentário no Festival de Toronto; melhor documentário e melhor diretora pela Alliance of Women Film Journalists; melhor documentário nos prêmios Lumière; melhor documentário pela Associação dos Críticos Cinematográficos de Nova York, pela Associação dos Críticos Cinematográficos de Los Angeles, pela Associação dos Críticos Cinematográficos de San Francisco, pela Associação dos Críticos Cinematográficos de Toronto, pela Associação dos Críticos Cinematográficos de Boston, pela Associação dos Críticos Cinematográficos de Denver, pela Associação dos Críticos Cinematográficos de Seattle, pela Associação dos Críticos Cinematográficos de Austin, pela Associação dos Críticos Cinematográficos de Vancouver, pela Associação dos Críticos Cinematográficos Online e pela Associação Nacional dos Críticos Cinematográficos (EUA); prêmio do público de melhor internacional na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

 

Sala Umuarama, entrada gratuita por ordem de chegada, com retirada de ingressos a partir das 18h (limite de dois ingressos por pessoa). 139 lugares.