cafe filosófico

Educação e limites: os possíveis representantes dos pais – os cuidadores – Ivan Capelatto e Joel Birman

Publicado em:27/02/2009 às 19:58:42

Talvez uma das maiores descobertas da psicanálise seja a transferência, processo psíquico inconsciente onde um sujeito モtransfereヤ para um outro, por inúmeras variáveis, os mesmos sentimentos e emoções que tem ou tinha por um dos pais, por exemplo. Assim, alguns relacionamentos podem surgir, positiva ou negativamente, mas com chances de evoluir se o sujeito que recebe a carga transferencial souber tratar tal dinâmica. Assim, professores, terapeutas, pastores, babás, líderes de todas as espécies de ordem de grupos sociais e políticos podem dar bons destinos, ou não, às pessoas que se lhe ofereceram tal rica e única oportunidade.

Ivan Capelatto é psicoterapeuta de crianças, adolescentes e famílias. Colaborador da UNESCO com o Projeto de Vida com Apoio do Estado de São Paulo. Co-autor das obras
As dimensões do Amor, Ed. Unicamp, 1993; e Psicoterapia Breve no Atendimento da Criança, ed. Pontes, 2004. Autor da obra Diálogos sobre Afetividade ヨ o nosso lugar de Cuidar, Ed. ONG VIR-A-SER, 2001, Londrina, Paraná.

Joel Birman é psicanalista e doutor em filosofia pela USP, atualmente é professor de psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Medicina Social na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Escreveu vários livros no Brasil e na França sobre psicanálise. Está construindo, no Collège International de Philosophie, em Paris, uma linha de pesquisa interdisciplinar em psicanálise e filosofia em torno da questão das ‘Novas condições do mal-estar na civilização’.