CPFL Jovem geração

De atletas a professores, uma vida na ORCAMPI

Wagner e Letícia comprovam que além do esporte, equipe tem foco no trabalho social

O cotidiano na ORCAMPI prova que o esporte realmente transforma vidas. Nesses mais de 20 anos de atuação, a equipe – que tem apoio do Instituto CPFL – já teve inúmeros exemplos de sua importante função social. Não só preparando atletas de alto rendimento, que podem até figurar entre os melhores do Mundo, mas também colaborando diretamente em seus futuros profissionais.

Mais dois exemplos dessa transformação são Wagner Cardoso e Letícia Soares, que ainda quando eram atletas decidiram investir nos estudos, incentivados pela ORCAMPI. Hoje, formados, seguem suas carreiras como professores da Escola de Formação da equipe. Os dois cursaram Educação Física com bolsas de estudos viabilizadas pela parceria com a Prefeitura de Campinas, que oferece uma cota à ORCAMPI, justamente com essa finalidade social. Investiram, se prepararam e agora podem dividir as suas experiências com os futuros talentos da modalidade.

Coincidentemente, Wagner e Letícia são especialistas nos 400 metros e foram treinados por Evandro Lázari, que também foi atleta da equipe (na primeira turma, em 1997) e logo decidiu encaminhar o seu futuro como treinador, chegando à seleção brasileira e em Jogos Olímpicos. Wagner e Letícia se aposentaram depois do Troféu Brasil de Atletismo 2020 e falam da importância de planejar o futuro.

Para Wagner, vale muito investir em educação. “Para vencer no mercado de trabalho é necessário ser qualificado e quanto mais conhecimento, maior a qualificação”, fala o professor descrevendo a sensação de poder transmitir sua experiência aos alunos. “Ver crianças e jovens com a mesma idade que iniciei, tendo a oportunidade de alcançar e até superar muitas coisas que conquistei através de atletismo é maravilhoso. É muito bom passar todo o conhecimento que aprendi, tanto em sala como aluno, e na prática como atleta por muitos anos”, explica. Letícia reforça o pensamento de colega de profissão sobre se dedicar aos estudos. “É o maior investimento que uma pessoa pode fazer na vida, pois é a única coisa que ninguém pode tirar de você. Eu decidi estudar após ganhar a bolsa de estudos e escolhi Educação Física porque é gratificante poder ensinar e ser o que algumas pessoas especiais foram para mim”, afirma. Para ela, a continuidade na carreira na mesma equipe é motivo de orgulho. “É muito especial, é uma honra, a ORCAMPI é uma família para mim. Ver o meu desenvolvimento, o quanto eu cresci e tive oportunidades aqui é surreal”, diz.

 

Carreiras como atletas
Wagner começou no atletismo em outubro de 2002, na Vila Olímpica da Mangueira, Rio de Janeiro, através do exemplo de uma colega de escola, que já praticava. “Certo dia estávamos na aula de Educação Física e ela levou suas medalhas para compartilhar com a turma, fiquei super interessado em conhecer o atletismo. Dois meses depois já conquistei a medalha de bronze no Estadual Pré-Mirim”, lembra.

Especialista nos 400m e no revezamento 4x400m, ele tem um retrospecto com grandes resultados, incluindo finais mundiais, como no 4x400m no Campeonato de Moscou (Rússia), em 2013. Também fez finais nos Mundiais de Revezamento de Nassau (Bahamas) em 2014 e 2015. Medalhista de prata no Ibero-Americano de San Fernando (Espanha) em 2010 e na mesma competição realizada em São Paulo, no ano de 2014. Também foi vice-campeão Sul-Americano nos 400m (Colômbia, 2013) e vice com o revezamento 4x400m no Sul-Americano (Argentina, 2011). No Troféu Brasil foi dez vezes finalista nos 400m com dois bronzes (2013 e 2014) e fez 11 finais integrando o revezamento 4x400m.

Wagner chegou na ORCAMPI em 2009. “Morava no Rio e estava quase desistindo da carreira de atleta pelas condições financeiras que os clubes se encontravam. No Brasileiro Sub-23 pensei que seria minha última participação, não fui bem porque não estava preparado, mas conheci um treinador e pedi uma oportunidade para vir para São Paulo e mostrar o resultado que eu poderia alcançar. Foi o Evandro, meu treinador, padrinho e amigo até hoje”, recorda. “Em 2018 foram minhas últimas participações apenas como atleta. A partir de 2019 já comecei a integrar o quadro de professores do IVCL (Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima) e fui adaptando treinos nas horas vagas”, ressalta.

Wagner é enfático ao definir que o atletismo mudou sua vida. “Adquiri disciplina, comprometimento, consegui ter uma visão de futuro e, através dele, terminei o ensino superior”, relata, enaltecendo sua experiência como atleta. “Valeu muito a pena. Eu consegui alcançar meu objetivo inicial, viajei bastante, conheci muitos lugares pelo Mundo, construí muitas amizades, através do atletismo consegui trazer minha noiva do Rio de Janeiro para Campinas. Com a permissão de Deus, e através do atletismo, consegui comprar nossa casa própria. Sorri, chorei, venci, perdi, errei e aprendi todos esses anos de atletismo foram os melhores da minha vida”, conclui.

Letícia começou no atletismo em 2010, treinando num projeto social em Petrópolis (RJ), e se especializou nos 400 metros rasos e com barreiras, chegando à ORCAMPI em 2014. Para ela, mais do que boas colocações nas pistas, sua grande conquista foi conseguir a bolsa de estudos e conseguir uma formação profissional. “Tudo mudou na minha vida com o atletismo. Minha visão de vida, minha educação, meus sonhos e objetivos. Com certeza foi a melhor escolha que fiz, foi a maior benção de Deus”, completou.

(Fotos: divulgação ORCAMPI)