Café Filosófico

série inédita na tv cultura: intoxicações eletrônicas na primeira infância, com curadoria de julieta jerusalinsky

No mês de março, a TV Cultura exibe série inédita do Café Filosófico CPFL! Confira abaixo toda a programação.

Série: O tempo da infância e a infância de nossos tempos

É inegável a importância da infância no resto da nossa vida. Por isso seria de se esperar que uma cuidadosa atenção fosse dada às nossas crianças. Aos estímulos produzidos pela cultura de cada época, as crianças reagem; através de seu comportamento, fala, linguagem e sintomas. Escutar as respostas que as crianças têm dado diante dos ideais de nosso tempo é o que nos propõe esta série do Café Filosófico.

tv cultura | 04/03| dom | 21h
Intoxicações eletrônicas na primeira infância
com Julieta Jerusalinsky

Vivemos tempos da virtualidade das relações, independente da idade. A exigência de estar permanentemente on-line inaugura uma forma de convívio onde as pessoas podem estar de corpo presente, mas, psiquicamente ausentes, olhando cada um para sua janela virtual. Como considerar esta dissociação do corpo para o bebê que ainda nem se apropriou dele? Como essa nova maneira de estar junto está afetando nossas vidas e principalmente o universo infantil? O que crianças que ficam capturadas pelas telas de eletrônicos podem nos contar a respeito da infância de hoje?

Julieta Jerusalinsky

tv cultura | 11/03| dom | 21h
Infância e memória
com Antônio Prata

As memórias nos constituem. Revisitá-las é como olhar para a nossa própria arqueologia. Traz compreensão de quem somos; nos faz ver possibilidades de transformação.  Mas, no mundo de hoje, compartilhar e expor as experiências parece muito mais fundamental e urgente do que vivê-las de fato. Neste programa a conversa entre uma psicanalista e um escritor nos leva a pensar como estamos nos apropriando das coisas vividas, desde a infância; e nos lembra que temos, a todo tempo, a chance de reinventar o já vivido, de que recontar o passado é recriá-lo.

Antônio Prata

tv cultura | 18/03| dom | 21h
Infância e política
com Ilana Katz

Contar aos nossos filhos ou netos as histórias de nossa infância, das brincadeiras que fazíamos na rua, no parque, no quintal… é uma forma de estimular a imaginação e fortalecer laços. Mas o espaço geográfico da infância mudou. E mudou também a forma como nos relacionamos, com o colega, com o vizinho… com o outro. E mesmo com os nossos filhos. De qualquer forma, seguimos transmitindo valores, modelos, atitudes… O espaço que reservamos as crianças, a maneira como tecemos nossos laços, o jeito com que lidamos com o outro,  tudo isso afeta e constrói a infância de um determinado tempo.

A nossa época vem se caracterizando por estabelecer um novo modo de estar com as pessoas, onde não necessariamente corpo e mente estão no mesmo lugar. Como o nosso modo de vida afeta as crianças em sua experiência de ser criança hoje?

Ilana Katz

tv cultura | 25/03| dom | 21h
Infância e família
com Maria Rita Kehl

Aquela família idealizada difundida pela publicidade e incutida no imaginário coletivo, acaba provocando frustrações, preconceito e sofrimento em muitas pessoas. No mundo real, as pessoas se unem, famílias se formam, muitas vezes se desfazem, se refazem… e em cada uma delas circula uma variedade de afetos, problemas e desafios. Independente do modelo de família, o que se torna relevante, é a maneira como se constroem os laços e principalmente como se assume a responsabilidade do cuidado com as crianças.  É nesse universo que nós, sujeitos, vamos nos formando e nos constituindo, com nossas singularidades. Para falar sobre isto, a curadora desta série, Julieta Jerusalinsky convidou a psicanalista Maria Rita Kehl.

Maria Rita Kehl