cafe filosófico

CPFL Cultura retoma programação do Café Filosófico com Contardo Calligaris

O Café Filosófico CPFL Cultura retoma suas atividades em São Paulo no dia 29 de abril, quarta-feira, com a estreia da série de encontros Crise do Macho – A crise atual é uma crise da forma masculina de relacionamento com o mundo?, que tem curadoria do psicanalista Contardo Calligaris.

– Café Filosófico CPFL discute “Sonhos de meninos” em São Paulo
– Contardo Calligaris abre Café Filosófico de 2009 em São Paulo
– Participação teatral marca primeiro módulo do Café Filosófico CPFL em 2009

Vídeos de Campinas

Íntegra: O corpo masculino – Contardo Calligaris (Campinas)
Íntegra: Uma fantasia masculina das últimas décadas – Octavio Souza (Campinas)
Íntegra: Sonhos de Menino – Com Anna Verônica Mautner, psicanalista (Campinas)
Íntegra: Mudanças nas relações amorosas e na gestão da vida – Contardo Calligaris

Vídeos de São Paulo

Íntegra: Sonhos de Menino – Com Anna Verônica Mautner, psicanalista
Íntegra: Uma fantasia masculina – Com Octávio Souza, psicanalista
Íntegra – O homem nas mãos das mulheres – com Bete Coelho e participação de Contardo Calligaris
Íntegra: O Corpo Masculino – Com Contardo Calligaris, psicanalista

Módulo

Crise do Macho – A crise atual é uma crise da forma masculina de relacionamento com o mundo?

Matérias

Contardo Calligaris lança a série “Crise do Macho” em Campinas
Contardo Calligaris abre Café Filosófico de 2009 em São Paulo

Eventos de São Paulo

O corpo masculino – Contardo Calligaris

Sonhos de meninos – Anna Verônica Mautner
Uma fantasia masculina das últimas décadas – Octavio Souza
O homem nas mãos das mulheres – Bete Coelho

Eventos de Campinas

O corpo masculino – Contardo Calligaris
Mudanças nas relações amorosas e na gestão da vida – Contardo Calligaris
Sonhos de meninos – Anna Verônica Mautner
Uma fantasia masculina das últimas décadas – Octavio Souza
Agora você também pode participar enviando suas dúvidas antes do debate ser realizado. Basta escrever um e-mail com o assunto “CRISE DO MACHO” para [email protected] que repassaremos as perguntas para o curador do encontro. Durante as apresentações, você também poderá acompanhar as discussões ao vivo por meio de nosso Twitter.

Contardo Calligaris é colunista da Folha de S. Paulo e autor de “Cartas a um Jovem Terapeuta” (Elsevier), “O Conto do Amor” (Companhia das Letras) e “Quinta Coluna” (PubliFolha). Os encontros continuarão sendo realizados no Tom Jazz (Av. Angélica, 2331), às quartas-feiras, 20h30, com entrada gratuita, e serão gravados para produção de nova série de programas Café Filosófico para a TV Cultura.

O tema que inaugura a série é “O corpo masculino”, no dia 29/4, com o próprio curador Contardo Calligaris. Na quarta-feira seguinte, dia 6/5, é a vez da psicanalista e colunista da Folha de S. Paulo Anna Verônica Mautner falar sobre “Sonhos de meninos”. “Uma fantasia masculina das últimas décadas” é o tema do dia 13/5, que será abordado por Octavio Souza, psicanalista, pesquisador da FIOCRUZ e autor de “Fantasia de Brasil” (Escuta). A atriz e diretora de teatro Bete Coelho encerra a série no dia 20/5, com o tema “O homem nas mãos das mulheres“. Além de abrir a programação, Calligaris participará de todos os encontros. Outra participação especial é a do ator Ricardo Bittencourt, que encenará trechos do monólogo “O Homem da Tarja Preta” – texto de Contardo Calligaris e direção de Bete Coelho, em cartaz em São Paulo -, interagindo com as exposições dos convidados.

“Nas últimas quatro décadas, a identidade feminina foi objeto de estantes inteiras de indagações científicas e literárias. Claro, havia uma razão: o lugar das mulheres, na praça e no lar, mudou brutalmente. Igual, é curioso que, nesse período, as dificuldades da identidade masculina tenham sido quase silenciadas – como se ser homem fosse – e continuasse sendo – simples, quase óbvio”, adianta o curador Contardo Calligaris sobre o tema da série.

O Café Filosófico CPFL Cultura tem patrocínio da CPFL Energia. Os encontros em São Paulo serão realizados às quartas-feiras, às 20h30, no Tom Jazz (Av. Angélica, 2331). A entrada é gratuita e por ordem de chegada, a partir das 18h30. Mais informações em nossa programação ou pelo telefone (19) 3756-8000.

Serviço

Café Filosófico CPFL Cultura em São Paulo
A partir de 29 de abril, todas as quartas-feiras, às 20h30.
Local: Tom Jazz (Av. Angélica, 2331 – Higienópolis, São Paulo – SP)
Entrada gratuita e por ordem de chegada, a partir das 18h30.
Capacidade da casa: 180 pessoas.
Mais informações: (19) 3756-8000.

Crise do Macho – A crise atual é uma crise da forma masculina de relacionamento com o mundo?
texto de Contardo Calligaris

“A verdade é outra: ser homem nunca foi tão difícil. Houve a descoberta que os homens também, atrás do paletó, têm um corpo erótico. O amor materno (parental, nesta altura), cada vez mais narcisista, veio impondo expectativas grandiosas que pesam especialmente sobre os meninos, porta-estandartes dos sonhos frustrados de seus pais. Talvez seja por isso, aliás, que os homens fantasiam tanto, mas se calam a respeito de suas fantasias: eles devem sonhar os sonhos de seus pais (sobretudo de sua mãe), mas também devem proteger, atrás da porta do banheiro ou do home office, os devaneios grandiosos que receberam em herança. Os ideais masculinos tradicionais (o provedor e o aventureiro) perderam seu manto de seriedade: fantasiar com eles se tornou quase uma piada. Mas não por isso a cultura de massa deixa de propô-los incansavelmente como sonhos para meninos (jovens ou menos jovens). Nos anos 90, a cobiça forneceu um novo ideal, que combinava magicamente o papel do provedor e o do aventureiro: ganharei fortunas na corda bamba. A crise atual acabou com esse achado. O que resta?”