CPFL Jovem geração

Conheça o trabalho da CUFA de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul

Fotos: Divulgação CUFA Frederico Westphalen

 

Projeto “Núcleos de Inclusão Social” leva esporte, lazer e cultura para milhares de jovens; iniciativa tem apoio do Instituto CPFL desde 2020

A parceria estabelecida entre a CUFA de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, e o Instituto CPFL vem, desde 2020, gerando bons resultados e promovendo milhares de atendimentos, possibilitando que 1.000 crianças e adolescentes contem, semanalmente, com oficinas esportivas, educacionais e culturais, totalmente gratuitas, nas cidades gaúchas de Itatiba do Sul e Nonoai.

O projeto “Núcleos de Inclusão Social”, que conta com o patrocínio da CPFL Energia por meio do apoio do Instituto CPFL, representa, em ambos os municípios, a democratização do acesso a qualidade de vida e ao bem estar. São, nestas localidades atualmente, os únicos meios que ofertam aulas gratuitas no turno inverso ao escolar.

O projeto integra a frente CPFL Jovem Geração, que reúne iniciativas de cultura, esporte e educação para transformar o futuro de crianças e adolescentes.

Oficinas culturais, educacionais e esportivas

Os 500 atendimentos semanais, em Itatiba do Sul, estão em torno das atividades de Dança, Música, Reforço Escolar, Xadrez, Viola Caipira, Esportes e Patinação, realizadas em escolas públicas do município. Em Nonoai, a outra parcela que ultrapassa a marca dos 500 atendimentos semanais envolve os alunos em aulas de Artes Marciais, Inclusão Digital, Circo, Música e Vôlei. As aulas são coordenadas por profissionais qualificados, os quais possuem formação ou larga experiência nas áreas trabalhadas.

       

As oficinas têm sido, aos beneficiários, as únicas opções, locais, para preencher o turno inverso ao escolar. Além dos encontros semanais, os alunos também protagonizaram apresentações nos municípios, em datas comemorativas alusivas aos dias do município, da Família, encerramento de ano, entre outras ocasiões. Também, tiveram a oportunidade de participar de eventos como campeonatos municipais de Xadrez em cidades vizinhas.

    

Lado a lado com as famílias – Suportes emergenciais

Compreendendo as necessidades de algumas famílias de alunos, as quais encontram-se em situação de vulnerabilidade social, a organização destinou recursos da campanha “Juntos contra a fome”, realizada pelo Instituto CPFL , à 77 famílias divididas nos dois municípios, as quais receberam 4 parcelas de R$ 120,00 cada. Os valores foram importantes para amenizar os impactos do avanço da Covid-19 no período mais crítico da pandemia.

Ainda, neste sentido, a organização destinou aos alunos do projeto “Núcleos de Inclusão Social” a aos seus familiares itens de proteção como máscaras reutilizáveis, álcool gel, bem como cestas básicas e outros produtos do gênero alimentício.

      

Difusão do saber: a primeira Feira do Livro em Itatiba do Sul (RS)

A 1ª Feira do Livro de Itatiba do Sul teve o intuito de promover reflexões e diálogos em torno da educação, utilizando diversas ferramentas, como a cultura, para cumprir este objetivo. Realizada em outubro de 2021, a programação da Feira contou com a palestra com o rapper e escritor de Caxias do Sul (RS), Chiquinho Divilas e, também, com a escritora Cacá Melo, além de apresentação do Espetáculo “A Fábrica de Sonhos”, das oficinas Dança, Música e Viola, bem como demonstrações e das atividades de Xadrez, Esportes e Reforço Escolar. Cada um dos alunos atendidos pelo projeto recebeu um vale livro no valor de R$ 20,00.

   

O protagonismo da juventude

Em Nonoai (RS), milhares de crianças e adolescentes reuniram-se em torno de ações descentralizadas, ao longo de 30 dias. Além das oficinas que ocorreram no meio urbano e rural, o torneio de futsal que encerrou a festividade, o evento reuniu palestras de Tiago Linck, o rapper Rafa Rafuagi, Amandinha, 8 vezes eleita a melhor jogadora de futsal do mundo e atleta da Seleção Brasileira de Futsal, Bianca Feijó, na ocasião Diretora do Departamento de Políticas para Mulheres do Estado do Rio Grande do Sul.

Além da juventude local, reuniu 80 lideranças da região, incluindo prefeitos municipais, conselheiros tutelares, integrantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, representantes do Legislativo Estadual, entre outras lideranças.