CPFL Brasil x China

Concerto online apresenta composições chinesas com o grupo Ensemble Gao Shan Liu Shui

Atração reúne músicos do grupo Ensemble Gao Shan Liu Shui e músicos do Instituto Anelo, de Campinas. Programação faz parte do mês que celebra a frente CPFL Intercâmbio Brasil><China; transmissão ocorrerá a partir das 19h

A Série Contemporânea, projeto do Instituto CPFL em parceria com o Grupo Sintonize, apresenta um concerto especial no próximo sábado (25), a partir das 19 horas, com o grupo Ensemble Gao Shan Liu Shui. A apresentação será dedicada à música chinesa e contará com a participação de músicos do Instituto Anelo, de Campinas. A transmissão será gratuita e veiculada pelo canal do Grupo Sintonize no Youtube.

No repertório, composições que percorrem desde o século III a.C. até os dias atuais. O grupo explora a riqueza sonora através do modelo “Seda e Bambu”, que é uma forma tradicional de organização de sons que privilegia os materiais com os quais estão constituídos os instrumentos. O espetáculo convida o público para momentos de fruição por entre as paisagens sonoras da milenar cultura chinesa. 

“Nosso programa de música contemporânea se mantém com produções especialmente pensadas para a frente CPFL Intercâmbio Brasil><China. Além da intensa programação no mês de setembro, promovemos mensalmente atividades ligadas ao diálogo entre os países. A milenaridade da música chinesa estará muito bem representada nessa live que também traz alunos do Anelo – projeto de aulas de música do qual temos muito orgulho de apoiar há dois anos”, observa o diretor do Instituto CPFL, Mário Mazzilli. 

O Ensemble Gao Shan Liu Shui é um grupo totalmente dedicado à pesquisa e à interpretação de peças chinesas. É composto por André Ribeiro (guitarra da lua Zhongruan e cítara de sete cordas), Alfredo Rezende (violino de espiga Erhu), Cintia Harumi Matsuda (flautas de bambu Dizi) e Nelson Lin (cítara de marteto Yangqin). 

Participação especial

Também participam da apresentação os músicos Alline Ribeiro (violino) e Vinicius Corilow (flauta), alunos do Instituto Aneloentidade sem fins lucrativos que oferece aulas gratuitas de música em Campinas

“É um prazer para o Instituto Anelo participar de um evento com caráter cultural como o Intercâmbio Brasil><China. É um desafio positivo para os nossos músicos tocar esse repertório do Gao Shan, que é um grupo especialista em música tradicional chinesa, mas estamos certos de que o Instituto Anelo estará muito bem representado pela qualidade musical da Alline e do Vinicius”, comenta o coordenador musical e pedagógico do Instituto Anelo, Guilherme Ribeiro.

A Série Contemporânea, produzida pelo Grupo Sintonize, faz parte do programa Música Contemporânea do Instituto CPFL, um dos mais tradicionais programas do Brasil dedicados à música deste tempo. Desde 2018 a Série Contemporânea oferece atrações que integram a programação do mês de celebração da frente CPFL Intercâmbio Brasil><China, programa que promove cooperações, diálogos e mediações entre as culturas chinesa e brasileira

Serviço

“Ensemble Gaoshan Liushui & Instituto Anelo” pela Série Contemporânea

Quando: dia 25/09, sábado, a partir das 19h

Onde: Youtube – https://youtu.be/5Bvf74W-SH4

Informações: institutocpfl.org.br