cafe filosófico

Como viver na globalização: as mudanças no amor, na educação, no trabalho e na política | Entrevista com Jorge Forbes

Psicanálise do século 21 – como viver na globalização | Jorge Forbes from instituto cpfl | cultura on Vimeo.

De repente, tudo mudou. Aquilo que sabíamos não vale mais. Sentimo-nos deslocados, perdidos, atropelados, enfim, estamos desbussolados. Do nascimento à morte, todos os momentos da vida são hoje muito diferentes da forma que os tratávamos até há bem pouco tempo: não se nasce, não se educa, não se ama, não se trabalha, não se faz política, não se envelhece, nem mesmo se morre mais como antigamente.

Como viver nesse mundo globalizado, no qual a bússola que tínhamos deixou de funcionar? É o que vamos desenvolver nesse Café Filosófico Especial, na Livraria Cultura.

Jorge Forbes é psicanalista e médico psiquiatra, em São Paulo. Doutor em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Mestre em Psicanálise pela Universidade de Paris VIII.  Doutor em Ciências pela USP, Faculdade de Medicina. Membro da Associação Mundial de Psicanálise. Preside o Instituto da Psicanálise Lacaniana. É autor de vários livros, e muitos artigos, em que discute a ética e a responsabilidade nas novas formas de viver da pós-modernidade. Curador do Café Filosófico – TV Cultura.

Entrevista gravada dia 25 de setembro de 2013 na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, Campinas