Café Filosófico

TV: Com Djamila Ribeiro, Café Filosófico CPFL estreia novo módulo neste domingo (8)

Nova série é derivada das lives gravadas durante a pandemia e tem curadoria de Leandro Karnal; programa vai ao ar pela TV Cultura, às 19h

Neste domingo (8), o Café Filosófico CPFL, programa produzido pelo Instituto CPFL, estreia um módulo inédito sob a curadoria de Leandro Karnal: “A Consciência Mascarada: larvatus prodeo”. A nova série reúne lives gravadas durante a pandemia, com convidados transmitindo diretamente de suas casas. “Encontramos uma maneira de nos conectar com o nosso público e conversar com novas pessoas durante esse período de isolamento”, explica o diretor do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.

As edições #ficaemcasa contam com produção totalmente online – por conta da pandemia e a consequente suspensão das gravações em estúdio. As equipes de produção, direção, edição, comunicação e transmissão trabalharam de suas casas, resguardando a saúde e segurança de todos.

Na estreia, a filósofa Djamila Ribeiro discute sobre “Amor e Ódio” fazendo um paralelo entre as grandes dualidades evidenciadas pela pandemia: a do “amor aos entes queridos” e do “ódio ao outro”, seja este um outro alguém, o vírus ou um grupo social. Qual amor e qual ódio estão presentes no imaginário e nas práticas sociais de reivindicação e de exclusão? E como se constrói o amor para combater o ódio?

Alguns pensadores colocam o ódio como um afeto da constituição do sujeito, como uma grande defesa original. Um afeto que retorna constantemente durante a vida, na forma de intolerância, raiva e agressividade. O ódio tem como seu oposto: o amor. Em um país que construiu a ideia “romantizada” de que aqui não haveria racismo, quais as consequências quando se cria um mito pra tentar encobrir as tensões nas relações raciais?

O novo módulo do Café Filosófico CPFL estreia neste domingo e vai ao ar pela TV Cultura, às 19 horas, com classificação de 14 anos.

Serviço

Café Filosófico CPFL na TV com Djamila Ribeiro – “Amor e Ódio”

Quando: dia 08/11 – domingo, às 19h

Onde: TV Cultura

Classificação: 14 anos

Informações: institutocpfl.org.br