#cinecpfl | agosto: programação completa de cinema
programação completa de cinema no mês de agosto no instituto cpfl com sessões debates
Sala Umuarama | Instituto CPFL | entrada gratuita, a partir das 18h
veja a programação de junho:
A mulher da luz própria, de Sinai Sganzerla
Brasil, 2019, 75 min, 14 anos
Uma homenagem de Sinai Sganzerla à sua mãe, Helena Ignez, atriz, diretora e uma das principais personalidades femininas do cinema brasileiro, que inaugurou um novo estilo de interpretação e atualmente dirige produções independentes.
Memórias da dor, de Emmanuel Finkiel.
La Douleur, França, 2017, 126 min, 12 anos
Junho de 1944, a França ainda está sob ocupação alemã. O escritor Robert Antelme, uma grande figura da resistência, foi preso e deportado. Sua jovem esposa Marguerite, baseada na escritora Marguerite Duras, está dilacerada pela ansiedade de não ter notícias dele.
Memórias da dor, de Emmanuel Finkiel.
La Douleur, França, 2017, 126 min, 12 anos
Junho de 1944, a França ainda está sob ocupação alemã. O escritor Robert Antelme, uma grande figura da resistência, foi preso e deportado. Sua jovem esposa Marguerite, baseada na escritora Marguerite Duras, está dilacerada pela ansiedade de não ter notícias dele.
Sessão debate do filme Fakir com a presença das diretoras Helena Ignez e Sinai Sganzerla
Fakir, de Helena Ignez
Brasil, 2019, 92 min, livre
Um retrato sobre o faquirismo no Brasil, América Latina e França. Esse espetáculo de arte popular originário do circo é apresentado e analisado através de um acervo que revela o êxito dessas performances com seus campeonatos de resistência a dor.
21/08 | qua | 19h e 22/08 | qui | 19h
Amanda, de Mikhaël Hers.
Amanda, França, 2018, 107 min, 14 anos
O jovem David de 20 anos leva a vida de empregos temporários em Paris. Sua vida muda de rumo quando sua irmã mais velha morre brutalmente. A partir desse lamentável evento, David se vê responsável pela criação e educação de sua sobrinha de sete anos, Amanda.
Sessão debate do filme “Deslembro”, presença da diretora Flávia Castro
“Deslembro”, de Flávia Castro
Brasil/França/Catar, 2018, 96 min, 14 anos
Joana é uma adolescente que se alimenta de literatura e rock. Ela mora em Paris com a família, quando a anistia é decretada no Brasil. De um dia para o outro, e à sua revelia, organiza-se a volta para o país do qual ela mal se lembra. No Rio de Janeiro, cidade onde nasceu e onde seu pai desapareceu nos porões do DOPS, seu passado ressurge. Nem tudo é real, nem tudo é imaginação, mas ao “lembrar”, Joana inscreve sua própria história no presente, na primeira pessoa.
Cinema e reflexão | curadoria de Francisco Cesar Filho e Jurandir Müller
Desde 2017 em parceria com a associação do audiovisual o Instituto CPFL passou por uma reformulação na programação de cinema e nos equipamentos de projeção.
A Sala Umuarama passou a contar com um equipamento de projeção cinematográfico digital de última geração, certificado nos padrões das normas DCI – Digital Cinema Initiatives (convenção internacional para padronização da digitalização de salas de cinema).
O cinecpfl apresenta mensalmente mesas de debate com a presença de diretores e/ou personalidades com referência ao filme brasileiro de destaque do mês. Também conta com uma produção de websérie “cinema e reflexão” de 5 minutos cada episódio: o programa apresenta uma entrevista de um importante cineasta brasileiro tratando de aspectos de sua cinematografia e especialmente sobre um seu filme.
Acompanhe nossas redes sociais:
▪ facebook: instituto cpfl | café filosófico
▪ instagram: instituto cpfl
▪ youtube: café filosófico | institutocpfl
▪ twitter: instituto cpfl | café filosófico