cafe filosófico

cine cpfl cultura em agosto | Encontros com Sofia Coppola: confira a programação!

cine cpfl cultura | agosto/2015

Encontros com Sofia Coppola

Sofia Coppola é a cineasta do vazio. Seja num palácio, num hotel em Tóquio ou nas mansões das celebridades, o tédio e a dispersão de seus personagens servem como marca de uma geração em busca de sentidos para a vida. Esse vazio, ao tempo em que desagrega, reúne: em sua obra, os tecidos de solidariedade são reconstituídos entre encontros, desencontros e desejo de se encontrar ao se perder. Seus personagens celebrizados ou subcelebrizados, quase todos jovens, dizem mais sobre nossas vidas ordinárias do que aparentam.

Para lançar luz a este olhar sobre a juventude, o Cine CPFL Cultura selecionou quatro filmes da cineasta que podem ser conferidos pelo espectador em agosto durante o ciclo “Encontros com Sofia Coppola”.

06/08 | qui | 19h
Encontros e Desencontros
Sofia Coppola, 2003, 101 min, 14 anos

Bob Haris e Charlotte são dois americanos em Tóquio. Ele é um decadente astro do cinema que está na cidade para filmar um comercial de uísque. Ela acompanha o marido, um fotógrafo viciado em trabalho e distante da relação. Bob e Charlotte estão no mesmo hotel, e não se conhecem. Mas a solidão e a cidade desconhecida vão aproximá-los. Juntos, os dois vão viver um amor mágico, com uma cumplicidade raramente vista, uma nova forma de ver a vida.

antes do filme haverá exibição do Café Pocket | Namoro: ontem, hoje e amanhã, uma entrevista com o psicoterapeuta Flávio Gikovate (9 min, 2013).

13/08 | qui | 19h
Maria Antonieta
Sofia Coppola, 2006, 122 min, 14 anos

Kirsten Dunst retrata a jovem princesa Maria Antonieta destinada a sofrer que se casou com o jovem e indiferente Rei Louis XVI da França (Jason Schwartzman). Sentindo-se isolada numa corte real recheada de escândalos e intrigas, Maria Antonieta desafia a realeza e os plebeus ao viver como uma estrela do rock, o que serviu apenas para selar seu destino. 

antes do filme haverá exibição do Café Pocket | Os livros e a vida: viagem ao coração dos livros, uma entrevista com o historiador Leandro Karnal (8 min, 2013).

20/08 | qui | 19h
Um Lugar Qualquer
Sofia Coppola, 2010, 97 min, 14 anos

‘Um Lugar Qualquer’ é um filme que mostra com empatia a vida do ator Johnny Marco (Stephen Dorff). Johnny vive em um lendário hotel de Hollywood, o Chateau Marmont. Ele tem uma vida confortável, uma Ferrari, mulheres sempre ao redor e é viciado em remédios. Confortavelmente entorpecido, Johnny sempre vive fora da realidade. Até que sua filha de 11 anos Cléo (Elle Fannig), fruto de seu casamento mal sucedido, chega inesperadamente. O encontro incentiva Johnny a encarar a realidade e a reavaliar sua vida.

antes do filme haverá exibição do Café Pocket | Vida Profissional + Vida Pessoal: como se relacionar com os filhos?, uma entrevista com a psicóloga Rosely Sayão (10 min, 2013).

 

27/08 | qui | 19h
Bling Ring – A gangue de Hollywood
Sofia Coppola, 2013, 90 min, 16 anos

O filme, baseado em fatos reais, conta a história de um grupo de jovens de Los Angeles, que fascinado pela vida de glamour das estrelas, começaram a frequentar festas nas casas famosas até descobrirem ser fácil sair de lá com vários ‘brindes’, além de dinheiro e joias. Cada vez mais empolgadas com a brincadeira, o volume dos saques desperta a atenção das autoridades e acaba parando nas páginas policiais.

antes do filme será exibido o Café Pocket | Estado Crítico uma de entrevista com o poeta Régis Bonvicino e o crítico literário Alcir Pécora, (10 min, 2013).

Local: Auditório Umuarama | cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
Datas: todas as quintas-feiras do mês
Capacidade: 162 lugares
Classificação Etária: verificar indicação de cada filme
Entrada gratuita, por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000