cafe filosófico

Caleidoscópio

Segundo o Prof. Francisco S.Borba, autor do Dicionário Unesp do Português Contemporâneo, a palavra Caleidoscópio significa:
“aparelho óptico formado por um tubo de cartão ou de metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido que se refletem em pequenos espelhos inclinados, apresentando, a cada movimento, combinações variadas e agradáveis. Conjunto variado de idéias, ações, eventos.”

E é exatamente isso que eu, Almeida Prado, e minha filha Constança, idealizamos para os Concertos do CPFL do mês de maio; uma sucessão de contrastes de estilos, como a exemplo dos vidrinhos coloridos do Caleidoscópio, formam as mais variadas figuras. Os maravilhosos e grandes artistas como o violinista Cláudio Cruz, a pianista russa Olga Kopylova, a pianista paranaense Ingrid Barancoski, o pianista carioca Benjamin da Cunha Neto, o soprano Martha Herr e o pianista André Rangel, prepararam uma sucessão de obras que fazem jus ao espírito desta Série.

Compositores como: Ronaldo Miranda, George Crumb, Elliott Carter, Gyorgy Kurtag, Frank Martin, Claude Debussy, Heitor Villa-Lobos, Edino Krieger, Virgil Thompson, Lili Boulanger e algumas obras de minha autoria, demonstram a benéfica convivência de estilos tão diferentes, num verdadeiro ecumenismo musical.

A importância desses eventos do CPFL sob a inteligente e criativa batuta de João Marcos Coelho, vem conseguindo dar subsídios da Música Contemporânea a um público cada vez maior e de crescente interesse.