Café Filosófico

Café Filosófico CPFL na TV Cultura estreia nova série “Reconexões com o Contemporâneo”

Reconexões com o contemporâneo
Curadoria de Instituto CPFL

Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões produzido pelo Instituto CPFL em múltiplos formatos, como palestras, lives e programas de televisão. A série Inteligência Artificial: submissão e subversão será exibida na TV Cultura aos domingos, às 19h. Os episódios também são publicados e permanecem no canal do Café no Youtube.

De que forma a filosofia – como crítica cultural, analisa e nos ajuda a compreender o nosso comportamento? o que a arte tem a nos dizer? Onde encontrar a alegria genuína num mundo de tantas idealizações? Como o pensamento racional inibe nossa expressividade? Estas são algumas das questões que nos levam a buscar reconexões com o contemporâneo e que os pensadores: Luiz Felipe Pondé, Marcello Dantas, Viviane Mosé e Fabrício Carpinejar nos ajudam a pensar sobre elas.

Episódio 1
23/06 | dom | 18h | na TV Cultura e no canal do Café no Youtube
Da cultura e da filosofia
Com Luiz Felipe Pondé, filósofo

O que significa sermos sujeitos do presente? Como podemos compreender e manter o olhar crítico para a sociedade, para os valores que produzimos, ao mesmo tempo que estamos imersos neles? Ao longo dos séculos, a filosofia sempre trouxe questionamentos sobre a forma como entendemos a verdade, a felicidade, o amor… Sobre como vivenciamos o trabalho, a família, a amizade. A filosofia segue em sua vocação, mas hoje, mais do que nunca, diante das complexidades e incertezas deste tempo presente, ela entra no nosso dia a dia, de forma mais acessível, para nos ajudar na compreensão do nosso comportamento e do mundo que estamos construindo. Neste programa, Luiz Felipe Pondé nos fala desta função da filosofia como crítica cultural.

Episódio 2
30/06 | dom | 19h | na TV Cultura e no canal do Café no Youtube
Da arte e da criatividade
Com Marcello Dantas, diretor artístico e curador

Durante séculos e séculos, a humanidade focou na ideia de desenvolvimento e progresso, se colocando como o centro do universo e acima de todas as espécies. Perdemos a conexão com a natureza e não nos preocupamos com os danos que essa desconexão geraria ao planeta. Recentemente, a questão das mudanças climáticas colocou como urgente repensar esse nosso modelo de ação, a forma como agimos frente à natureza. Artistas atentos a este fato conseguem, com suas obras, nos provocar a abrir o nosso olhar e ampliar a nossa forma de pensar. A arte é capaz de provocar o movimento rumo à transformação, nos convidando a rever nossa ideia de progresso no sentido de integrar os vários reinos que habitam a Terra.

Episódio 3
07/07 | dom | 19h | na TV Cultura e no canal do Café no Youtube
Do pensamento e da expressão
Com Viviane Mosé, filósofa

8 bilhões de pessoas, avanços tecnológicos, sociedades complexas. Não há como negar: a civilização permitiu que a humanidade alcançasse grandes feitos. Mas tudo isso não veio de graça. A lógica que sustenta a própria ideia de civilização também trouxe muita dor, angústia e sofrimento. Para se constituírem, as civilizações ocidentais se basearam na racionalidade lógico-causal. Mas pensamento e racionalidade não são a mesma coisa. E confundi-las pode trazer consequências graves para a nossa maneira de estar no mundo. Como podemos viver uma boa vida sem sermos esmagados pelo peso da racionalidade que sustenta nossa própria civilização?

Episódio 4
14/07 | dom | 19h | na TV Cultura e no canal do Café no Youtube
Da desconstrução da tristeza e da alegria  
Com Fabrício Carpinejar, escritor

Num mundo que idealiza a felicidade e não deixa espaço para vivermos nossos lutos e tristezas, que tipo de alegria ainda conseguimos enxergar e sentir? Neste programa, o escritor Fabrício Carpinejar desconstrói a ideia de alegria para mostrar como ela está presente nos pequenos momentos cotidianos, inclusive se mistura com os nossos momentos de tristeza: há alegria na saudade, na falta, nas nossas imperfeições. Um convite para mudar nosso olhar e perceber as alegrias passageiras, inesperadas, irrepetíveis e que aparecem sem serem calculadas.