Café Filosófico

Café Filosófico CPFL: encontros presenciais retornam no dia 10/8 com novidades

Foto: Marco Flávio/Instituto CPFL

 

Com série inédita, assinada pelo rabino Nilton Bonder, as gravações do vivo, que antes eram de duas horas, passarão a ter duração de uma hora e meia; os eventos acontecem às quintas-feiras, 19h, com entrada gratuita

As gravações do segundo semestre do Café Filosófico CPFL ao vivo retornam na próxima quinta-feira (10) com uma novidade: o formato passará a ter duração de uma hora e meia. “A redução em 30 minutos veio para que pudéssemos deixar esse evento, que há 20 anos já faz parte da vida de tanta gente, ainda mais ágil, leve e dinâmico. As gravações, abertas ao público, acontecem à noite, período em que outras tarefas do dia a dia são disputadas e se fazem necessárias. Com essa mudança, acreditamos que iremos melhor atender o nosso público, mas sem prejuízo à qualidade dos conteúdos e reflexões poderosas que são, reconhecidamente, a identidade do Café Filosófico CPFL”, explica a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.

A série de estreia, “Humanismo no século XXI: individualidade e individualismo”, tem curadoria do rabino Nilton Bonder e abordará questões com diferentes olhares relacionados ao entendimento sobre a humanidade e seus princípios. Fica a pergunta: o que um rabino, um cientista político, um babalaô e uma professora têm a dizer sobre os valores que se destacam no contemporâneo?

Para Nilton Bonder, a individualidade é desafiadora. “Após conquistas fundamentais para a saúde mental e para a diversidade, a individualidade traz desafios à valorização da condição humana. Os avanços científicos e tecnológicos que produziram melhorias, confortos e comodidades também trouxeram adversidades coletivas e pessoais”.

Ao todo, a série apresentará quatro encontros que reúnem, além de Bonder, os pensadores Liv Sovik, Ivanir dos Santos e Sérgio Fausto.

Primeiro programa

Na estreia dos encontros presenciais, na próxima quinta-feira (10/8), o próprio curador, Nilton Bonder, abordará o tema “Incompatibilidades entre o eu e o humano”, refletindo sobre elementos da humanidade que ficam afetados pelo auto-centrismo.

“Quando o individualismo se torna um valor, onde o indivíduo coloca a si próprio em primeiro lugar se isolando e negligenciando sua responsabilidade coletiva, experimentamos contradições e inconsistências entre o atendimento a si e o respeito a direitos e valores humanos”, explica o rabino.

Ambiente encantador

O espaço do Café, na sede do Instituto CPFL, oferece uma atmosfera aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o cenário e palco.

O local possui climatização e é acessível para pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio exclusivo assinado pelo Café & Bistrô Doce Essência.

As gravações podem ser acompanhadas presencialmente pelo público, por ordem de chegada, a partir das 18 horas, com entrada gratuita. Não há inscrição prévia ou retirada de ingressos.

A classificação é de 14 anos e a transmissão online acontece pelo canal Café Filosófico CPFL, no Youtube. O Instituto CPFL fica à Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, no bairro Chácara Primavera, em Campinas (SP).

Confira a programação para o mês de agosto:

– 10 de agosto, 19h: “Incompatibilidades entre o eu e o humano”, com Nilton Bonder, rabino 
A individuação, o processo de diferenciação psicológica essencial ao desenvolvimento da personalidade, e o respeito da sociedade ao mesmo, incluem também ajustes e compromissos às necessidades sociais, comunitárias e de bem comum. 

 

– 17 de agosto, 19h: “Educação: vitrine e vidraça do humanismo”, com Liv Sovik, professora

Os valores humanistas de desenvolvimento pleno das capacidades individuais moldaram a educação universitária e a ideia do trabalho científico no século XX. A universidade é essa vitrine porque é um espaço em que responder a esses ataques é fundamental para seu futuro.

 

– 24 de agosto, 19h: “Liberdade religiosa: direitos humanos e estado laico, com Ivanir dos Santos, babalaô

Vivemos em um país democrático e laico, mas mesmo constituída por lei, a liberdade religiosa ainda não é uma realidade para todas as religiões no Brasil. Um debate sobre a importância do fortalecimento dos direitos, da liberdade religiosa e da tolerância no Brasil diante do avanço do fundamentalismo religioso.

 

– 31 de agosto, 19h: “Liberdade e felicidade: promessa e problema”, com Sérgio Fausto, cientista político

A liberdade e a busca da felicidade são direitos individuais inalienáveis, diz o preâmbulo da Declaração de Independência dos Estados Unidos, um dos documentos fundadores da modernidade. Quase duzentos e cinquenta anos depois, a ideia de que somos livres para buscar a felicidade individual se afirma ao mesmo tempo como conquista civilizatória e fonte de sofrimento, horizonte utópico e perturbadora ilusão.