Café Filosófico

gravação | outubro: café filosófico cpfl discute psicanálise e cidade

módulo: a psicanálise e a cidade
curadoria de jorge broide

As políticas sociais vivem uma importante crise. As transformações ocorridas no Brasil e no mundo exigem uma mudança de paradigma no trabalho. A cidade apresenta novos atores e novas questões que surgem do enfraquecimento do Estado, das ondas migratórias, do crime organizado, do desemprego, da ausência de moradia e da exaustão vivida pela população com a precariedade dos serviços urbanos como saúde, moradia, educação, transporte, etc. A psicanálise no mundo contemporâneo deve ir em direção à essas questões e contribuir efetivamente na compreensão e na abordagem da crise social. Esta é a razão pela qual temos desenvolvido a escuta do sujeito no território urbano, ou seja, nas ruas, nas favelas, nas comunidades, nas instituições. Denominamos esse trabalho clinico de “escuta territorial” e “psicanálise nas situações socais críticas”. Esse mergulho no laço do sujeito com a cidade pressupõe o trabalho articulado a outros campos do conhecimento tais como a antropologia e geografia urbana, o urbanismo, as ciências sociais, a economia, entre outros. O módulo propõe um diálogo entre esses diferentes saberes na busca de uma nova abordagem no enfrentamento das questões sociais tão graves que vivemos em nosso momento histórico.

__ __ __
04/10 | sex | 19h
a urgência de escutar as ruas
com jorge broide, psicanalista e analista institucional
O espaço urbano expõe a céu aberto uma enorme crise de seus habitantes e de suas políticas sociais. De que forma o conhecimento e o trabalho articulado da psicanálise e das ciências humanas pode nos ajudar a encontrar caminhos para sair deste quadro? O que entendemos por psicanálise na cidade, a metodologia da escuta territorial e sua utilidade prática através de diferentes exemplos. Como a escuta no território da cidade pode identificar e entender quais são muitos dos laços mais profundos e inconscientes que o sujeito em crise constitui no e com o espaço urbano.

__ __ __
11/10 | sex | 19h
cidades possíveis: construção coletiva
com philip yang, urbanista, fundador do urbem, mestre em administração pública, universidade harvard
O módulo convida a uma incursão por diferentes modelos de cidade que poderão emergir no futuro. Como ponto de partida, busca identificar as forças primordiais que ao longo de milênios conformaram as aglomerações humanas. Examina como vetores de poder econômico, político e social moldaram os territórios que ocupamos para, ao final, discutir espaços de ação coletiva plausível para a construção de um ordenamento territorial urbano mais justo, eficiente, sustentável e belo.

__ __ __
18/10 | sex | 19h
excluídos da cidade: potência e convívio
com jailson de souza e silva, doutor em sociologia da educação, fundador do observatório de favelas e diretor geral da universidade internacional das periferias – uniperiferias
A palestra tratará da cidade como urbe e polis e como os paradigmas da ausência, da hostilidade e da potência sustentam um conjunto diverso de representações que orientam as práticas sociais dos sujeitos na cidade contemporânea. Eles se sustentam em pedagogias específicas: a da “monstrualização” e a da “convivência”, respectivamente e permitem diferentes mobilidades, interações e construções simbólicas da vida na cidade.

Foto: Tiago Queiroz

__ __ __
25/10 | sex | 19h
habitar a cidade: a psicanálise nos espaços públicos
com emília estivalet broide, psicanalista
O objetivo deste quarto encontro é fazer uma síntese das falas anteriores articulando-as a uma abordagem psicanalítica das subjetividades presentes nos territórios urbanos das grandes cidades. A partir do que denominamos escuta territorial nas situações sociais críticas, o encontro pretende abordar como convivem, se negociam e inter-relacionam os desejos e poderes nos limiares e fronteiras nos interstícios da cidade.

__ __ __

no café filosófico cpfl | instituto cpfl | entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h

transmissão ao vivo pelo facebook do instituto cpfl e do café filosófico e ainda pelo canal do youtube do café filosófico cpfl


Acompanhe nossas redes sociais:

▪ facebook: instituto cpfl | café filosófico

▪ instagram: instituto cpfl

▪ youtube: café filosófico | institutocpfl

▪ twitter: instituto cpfl | café filosófico

▪ aplicativo instituto cpfl play: android | iOS