Café Filosófico

Live com Vera Iaconelli aborda a maternidade nos dias de hoje

A psicanalista vai tratar de questões que rodeiam a maternidade contemporânea e que expõem problemas como as mães que adoecem e o papel do pai na parentalidade. A transmissão ocorrerá pelo canal do Café, no Youtube

A próxima live do Café Filosófico CPFL ocorre na próxima quinta-feira (26), às 18 horas, com a psicanalista Vera Iaconelli. Com o tema ‘Maternidade em questão’, o programa vai tratar de fatos que rodeiam a maternidade contemporânea, como as mães que adoecem no exercício da função, a avalanche de informações “ditadas” por diversos especialistas e os imperativos que questionam a maternidade atualmente: questões de gênero, o colapso da divisão sexual do trabalho e o papel do pai na parentalidade.

O papel romântico da maternidade tem sido repelido pela real condição das mães contemporâneas. Neste Café, a psicanalista e escritora, Vera Iaconelli trata da maternidade e das crises que têm colocado sob análise o papel de mães e pais na parentalidade. “Acompanhamos com apreensão o sofrimento e, por vezes, o adoecimento de mães no exercício da tarefa parental em nossa época. Elas fazem parte de uma geração que se sente desautorizada e incapaz diante da enxurrada de informações e imperativos que os especialistas têm lhes oferecido e cobrado”, explica Iaconelli. 

Segundo Vera, a maternidade se vê questionada e é fundamental pensar sua relação com a paternidade e com os imperativos de uma época de transição. “A maternidade se vê questionada pelas questões de gênero, pelo colapso da divisão sexual do trabalho e afeta em cheio o homem e seu lugar como pai. É fundamental que pensemos a maternidade em sua relação com a paternidade e com os imperativos de nossa época de transição”.

A live do Café tem transmissão gratuita pelo canal do programa no Youtube e no perfil do Instituto CPFL no Facebook. O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL e conta com formato online, programas de televisão e podcasts.