Café Filosófico

Café Expresso estreia série sobre o futuro do planeta

Nova temporada reúne especialistas para dialogar sobre temas que impactam o futuro do mundo e da humanidade. O programa é exibido às terças-feiras, 23h, com transmissão simultânea no Youtube

O Futuro do Planeta” é a nova série do Café Filosófico – Expresso que teve início na terça-feira passada, dia 31 de maio. A temporada aborda os impactos que as transformações aceleradas estão causando no planeta e como ele vai estar num futuro a médio prazo, especialmente se não houver organização social para mudar as consequências negativas quanto ao clima, consumo, questões sociais e a cultura digital que impera nos dias atuais. O programa vai ao ar pela TV Cultura e tem transmissão simultânea no canal do Instituto CPFL no Youtube.

Em tempo de transformações relevantes e distribuídas por várias áreas do conhecimento, algumas situações vêm ganhando força, tais como a dificuldade de uma análise do presente – e suas consequências sem o devido distanciamento histórico – além da ausência de elementos para formar uma previsão de futuro. 

A série “O Futuro do Planeta” é composta por quatro episódios capitaneados por um time que reúne as antropólogas Patricia Sant’anna e Leticia Cesarino, o diretor da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira; e a especialista em negócios sociais, Célia Cruz. Além destes, participam, também, diversos convidados em cada episódio debatendo os temas: consumo consciente, cultura digital, emergência climática e inovação social.

Na estreia, ao abordar o tema “Consumo Consciente”, a antropóloga Patrícia Sant’anna e seus convidados, Gustavo Venancio Narciso, Mi Medrado, Liviam Elizabeth Cordeiro Beduschi, Francisca Dantas e Christie Amin Bechara, debateram a relação entre o comportamento das pessoas e das marcas no cenário atual. 

“Quando a gente olha o celular, tempo inteiro publicidade; quando vê televisão, o tempo inteiro publicidade; quando você anda simplesmente de ônibus,  você está sendo estimulado por uma série de nomes, marcas, dentro e fora do metrô, do ônibus, então a gente está o tempo inteiro sendo estimulado a pensar em produtos, pensar em serviços, pensar em possibilidades de como sanar esses desejos”, explica Sant’anna. Este episódio já está disponível: https://youtu.be/nttCvcmzZBA

Confira as datas das próximas exibições:

07/06: Cultura digital, com Leticia Cesarino, antropóloga, e os convidados: Alexandre Sayad, Francisco Carvalho de Brito Cruz e Nina Fernandes dos Santos.

Hoje as bigtechs, seus tentáculos e a arquitetura de suas redes têm moldado o comportamento online, e até offline. Discussões éticas, de regulamentação e de educação se tornaram urgentes. Mas a sociedade e as instituições estão preparadas para esse debate? Por onde começar?

14/06: Emergência climática, com Carlo Pereira, diretor da Rede Brasil do Pacto Global, e os convidados: Amanda da Cruz Costa, Carlos Afonso Nobre, Cristiano Teixeira e Matthew Garry Shirts.

Quantos repetidos erros são necessários para as sociedades aprenderem sobre as mudanças climáticas? O Planeta pode esperar? Este episódio tem parceria com o Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa para o engajamento de empresas e organizações na adoção de dez princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

21/06: Inovação social, com Célia Cruz, especialista em negócios sociais, e os convidados: Adriana de Carvalho Barbosa Ramos Barretto, Adriana Barbosa, Amalia Eugenia Fischer Pfaeffle, Luana Marques Garcia Ozemela e Tatiana Schor.

Hoje, o momento é de sério agravamento da concentração de renda por todo o mundo. Nesse contexto, uma força ganha mais sentido e potência: a inovação social. Mas muitas barreiras de acesso ainda têm que ser superadas.

 

 

O Café Expresso é derivado do Café Filosófico CPFL e essa temporada combina participações gravadas em estúdio e em locações externas. Os episódios são inéditos na televisão e vão ao ar às 23 horas, com classificação de 14 anos.