Café Filosófico

Café Expresso estreia série especial “20 anos de Café”

Serão quatro episódios com Viviane Mosé, José Alves de Freitas Neto, Mariléa de Almeida e Luiz Felipe Pondé reagindo a momentos históricos do Café Filosófico CPFL; programa vai ao às terças-feiras, 23 horas, pela TV Cultura

O Café Filosófico CPFL, um dos programas de reflexão mais respeitados e queridos, comemora, no mês de setembro, duas décadas de contribuição significativa para a cultura e a compreensão contemporânea. Para este aniversário, o Café Expresso vai exibir, a partir desta terça (5), uma série inédita que percorrerá as transformações profundas que impactaram essa trajetória. O Café Expresso vai ao ar nas noites de terça-feira, às 23h.

A frente cultural Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL, produzido em múltiplos formatos, como palestras, lives e programas de televisão.

“Ao longo desses 20 anos, o Café Filosófico CPFL se destacou como um espaço para a difusão gratuita de ideias e um farol de pensamento crítico em um mundo de constante evolução. Esse especial resgata a relevância dessas contribuições para a sociedade brasileira”, explica a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.

Composta por quatro episódios do Café Expresso, a série especial “20 Anos de Café” apresentará reflexões sobre transformações profundas que moldaram diversos aspectos da experiência humana nas últimas duas décadas.

Serão quatro convidados, um a cada episódio, reagindo a trechos do vasto acervo de palestras do Café Filosófico CPFL. Viviane Mosé, José Alves de Freitas Neto, Mariléa de Almeida e Luiz Felipe Pondé emprestam suas perspectivas para iluminar momentos históricos do programa, ao mesmo tempo em que traçam pontes para o futuro.

Essa série especial do Café Expresso é inédita, com classificação de 12 anos e transmissão simultânea no canal do Instituto CPFL, no Youtube.

Detalhes da série

5 de setembro, 23h – 20 Anos de Café com Viviane Mosé: 

Neste episódio, a filósofa, poeta e psicanalista Viviane Mosé reage a quatro momentos marcantes do Café Filosófico CPFL, explorando temas como o impacto das filósofas, a inveja, Michel Foucault e a era da curadoria. 

 

12 de setembro, 23h – 20 Anos de Café com José Alves de Freitas Neto

O historiador José Alves de Freitas Neto examina concepções sobre política, pontos de convergência entre o pensamento Ocidental e Confúcio, e as novas identidades do humano em sua análise de quatro momentos do Café Filosófico CPFL. 

 

19 de setembro, 23h – 20 Anos de Café com Mariléa de Almeida

A psicanalista e historiadora, Mariléa de Almeida, explora questões sobre o racismo estrutural na produção do pensamento, o lugar de fala e diferentes abordagens sobre as mulheres ao reagir a trechos do Café Filosófico CPFL.

 

26 de setembro, 23h – 20 Anos de Café com Luiz Felipe Pondé

O filósofo Luiz Felipe Pondé analisa a popularização da figura do filósofo, o ódio na era digital e a paixão e o medo dos amantes enquanto reage a quatro momentos memoráveis do Café Filosófico CPFL.