cafe filosófico

Brasil 2014 – Campo das Ideias – Projeto Porto Maravilha e oportunidades para o mercado imobiliário – Jorge Luiz de Souza Arraes

Durante muitos anos relegada a segundo plano, a região portuária do Rio de Janeiro está prestes a se transformar. Lançado em junho passado, o Projeto Porto Maravilha, união das esferas municipal, estadual e federal, além da iniciativa privada, pretende revitalizar toda a zona portuária da cidade, transformando-a em um pólo turístico e de investimento para empresários de vários setores.

A primeira fase do projeto prevê um investimento inicial de aproximadamente R$ 350 milhões, que serão investidos, principalmente, em obras de reformulação urbanística. O processo de revitalização do Porto do Rio segue a tendência das principais cidades ao redor do mundo, que reformularam sua região portuária. Os maiores exemplos são Puerto Madero, em Buenos Aires, e o Porto de Barcelona, na Espanha. O projeto Porto Maravilha prevê uma série de melhorias para o entorno do porto, como investimentos em iluminação pública, recuperação de patrimônios culturais, pavimentação, calçamento, drenagem e plantio de árvores.

Com Jorge Luiz de Souza Arraes.

Palestra da série Construções sustentáveis e influência no planejamento urbano, de Vanessa Gomes

Gravada no dia 4 de novembro de 2010 em Campinas.