Balanço das mostras de cinema da CPFL Cultura
Acabou no dia 31 de março em Campinas a primeira programação de cinema do ano de 2009 da CPFL Cultura. As retrospectivas de ficção e de documentário levaram mais de 2000 pessoas para conferir os 14 filmes das duas mostras apresentadas em São Paulo e na sede da CPFL Cultura em Campinas.
Programação, sinopses e trailers
Retrospectiva DOC 2008
Balanço das mostras de cinema da CPFL Cultura
Debate sobre a classificação de filmes documentários
Mesa-redonda abre a Retrospectiva DOC 2008 em São Paulo
Curador da mostra de documentários explica o critério de seleção dos filmes
CPFL Cultura – Cinema apresenta em São Paulo mostras retrospectivas de cinema documentário e ficção
As exibições de filmes começaram no dia 16 de março no Reserva Cultural em São Paulo. Para abrir a “Retrospectiva DOC 2008”, o curador da mostra, Amir Labaki, apresentou uma mesa-redonda da qual participaram os cineastas Carla Gallo e Carlos Nader, ambos premiados na edição 2008 do festival É Tudo Verdade, organizado por Amir Labaki. A mediação do encontro foi da jornalista e crítica de cinema Neusa Barbosa.
Neste primeiro encontro, a linha tênue entre ficção e realidade foi o tema mais comentado da noite. O mesmo tópico seria abordado no dia 19 em Campinas no encontro entre a cineasta Carla Gallo e a professora de cinema Maria Dora Mourão com a jornalista Neusa Barbosa como mediadora.
A seleção de documentários contou com filmes nacionais e estrangeiros premiados em diversos festivais, como Pan-cinema Permanente, vencedor do prêmio CPFL Cultura É Tudo Verdade no ano passado e dirigido por Carlos Nader.
A mostra de ficção também contou com trabalhos premiados, mas a seleção contou somente com produções nacionais que ficaram pouco tempo em cartaz nos cinemas em 2008. Este recorte do cinema brasileiro foi escolhido pelo curador Inácio Araújo, crítico da Folha de São Paulo, para mostrar a diversidade e qualidade do filmes realizados no país.
A mostra “Retrospectiva FIC 2008 – Brasileiros e Esquecidos” também teve duas mesas-redondas. A primeira foi realizada em Campinas no dia 24, com a participação do professor da Unicamp Francisco Foot Hardman e do cineasta Carlos Reichenbach, além de Inácio Araújo que atuou como mediador do encontro que teve como grande tema a pirataria dos filmes nacionais.
Inácio Araújo também comandou o último debate, no dia 26 em São Paulo, com a participação da psicanalista Maria Rita Kehl e do cineasta Andréa Tonacci, diretor do filme Serras da Desordem, que foi exibido na sequencia da mesa-redonda.