Social

atletismo e arte no instituto cpfl

Medalhistas do Troféu Brasil formaram o grupo de 40 atletas que conheceram a exposição “Paisagem na coleção do MAM | Museu de Arte Moderna de São Paulo”

Campinas – Cerca de 40 integrantes da Orcampi, entre eles medalhistas do Troféu Brasil de Atletismo, conheceram, na quarta-feira 14, a exposição “Paisagem na coleção do MAM | Museu de Arte Moderna de São Paulo” na sede do Instituto CPFL, em Campinas. O time, que tem o apoio do Instituto CPFL e o patrocínio da CPFL Energia desde 2011, se consolidou como a terceira força do país no Troféu Brasil de Atletismo, realizado de 9 a 11 de junho.

Os atletas visitaram a exposição, montada na Galeria de Arte do Instituto CPFL, com 78 obras que mostram a evolução da paisagem na arte brasileira desde os anos 30, de 54 artistas de relevância nacional como Alfredo Volpi, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral.

Eles interagiram com os arte-educadores da mostra, fizeram perguntas e ouviram explicações sobre os estilos – como o impressionismo e o modernismo -, as técnicas utilizadas nas pinturas, sobre as diferentes épocas em que as obras foram feitas e como isso aparece em cada peça ou quadro. Deram opiniões sobre o que os artistas quiseram transmitir e falaram de suas sensações diante das obras – entre elas, uma instalação de quadros em cavaletes e fotografias ampliadas.

William Braido, medalhista de bronze no arremesso do peso no Troféu Brasil com a quarta melhor marca do País de todos os tempos – 19,16 m – disse que o contato com artistas como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti “foi uma oportunidade única”.  “Eu já visitei algumas exposições e achei tudo muito interessante”, disse ele, que conheceu ainda a Sala Umuarama, onde são exibidos os filmes do Cine CPFL e realizados os concertos de música contemporânea, e o auditório onde são gravados os encontros do Café Filosófico CPFL.