cafe filosófico

A formação da Individualidade | Giselle Groeninga

A formação da individualidade from cpfl cultura on Vimeo.

Gravado no dia 10/3/2006

A psicanálise abriu o século 20 com uma nova maneira de enxergar o homem. A Interpretação dos Sonhos, publicado por Freud em 1900, provocou a terceira ferida narcísica na humanidade. O homem, que já havia perdido o posto de centro do universo com Copérnico e centro da criação com Darwin, agora deixava de ser dono da sua própria casa.

A revolução psicanalítica somada às revoluções nos costumes pelas quais atravessou o século tornou a busca pela identidade ao mesmo tempo uma promessa de liberdade e uma fonte de angústia. Liberdade porque a individualidade não vinha mais dada pelo social e pelo biológico, com papéis rígidos definidos pela família, pelo trabalho e pelo sexo. A busca de um sentido para a própria existência passa a ser um impulso interno, daí a angústia.

Em A Formação da Individualidade a psicanalista Giselle Groeninga debate as mudanças na subjetividade causadas pelas mudanças aceleradas do mundo no último século, especialmente no que diz respeito aos papéis masculinos e femininos.