Social

A escolha pela exótica marcha atlética e o sonho de crescer no atletismo

Foto: Elica de Oliveira Costa

Foto: Elica de Oliveira Costa

 

Elica de Oliveira Costa, 18 anos, ainda explica sua prova quando treina em público, mas a modalidade integra o programa dos Jogos Olímpicos desde 1908 e está em alta, com brasileiros em destaque no cenário internacional

 

Elica de Oliveira Costa, nascida em 6 de janeiro de 2000, chegou há dois anos na Escolinha de Atletismo da Orcampi, braço esportivo do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL), que conta com o apoio do Instituto CPFL. Na escolinha de iniciação, conheceu a marcha atlética, prova que está no programa olímpico desde 1908 e chama atenção pelos movimentos diferentes no quadril. A principal regra deste tipo de corrida é nunca perder o contato dos pés com o solo, sem flexionar o joelho.

Elica começou a competir em 2016 e o seu próximo desafio na temporada serão os 10 km na Copa Brasil de Marcha Atlética, em Sobradinho, Distrito Federal, em 18 de fevereiro de 2018. Sua melhor marca na distância é 57min12, do Brasileiro Sub-20 de 2017. “Eu não conhecia a marcha atlética e muita gente ainda estranha quando eu pratico em Campinas. O pessoal pede para eu explicar como é. Eu não sabia nada sobre marcha, mas foi a prova ideal para mim, tudo se encaixou e me senti confortável. ”

Leia também:
Criação inglesa, marcha atlética tem regras simples, mas exige técnica difícil

Elica tinha 9 anos quando se mudou para Campinas. Saiu de Macaúbas, na Bahia, com a família – a mãe, Zenaide Maria de Oliveira, e mais quatro irmãos. Foi levada por uma amiga para a Escolinha do IVCL Orcampi. “Cheguei na Orcampi no fim de 2015. No começo, não conseguia fazer nada. Eu não era boa, confesso! Passei a treinar com o Alex (o técnico Alex Sandro de Jesus Lopes) em março de 2016. Os treinos passaram a render e comecei a competir no finalzinho do ano. Depois das minhas primeiras competições, principalmente dos 5 km no Estadual em que fiquei em quarto lugar, com um tempo razoável – o meu técnico gostou -, fiquei empolgada”, resume Elica.

Em 2017, na distância de 5 km, foi terceira colocada na Copa Brasil de Marcha; primeira e segunda, respectivamente, nos dois Estaduais do ano; vice-campeã no Brasileiro Sub-20 e no Estadual Sub-20, competindo numa categoria acima da sua; e quarta no Brasileiro Sub-18, com um bom tempo – 27min02, sua melhor marca nos 5 km.

A empolgação de Elica se transformou em mais treinos e sonhos. A marchadora treina com Alex Lopes na pista do IVCL Orcampi. Também faz preparação física na Academia Oficina do Corpo e rodagem na Lagoa do Mingone, perto de sua casa, no Jardim Uruguai, em Campinas. A rotina é de quem deseja seguir longe no atletismo.

“A Elica foi vice-campeã brasileira sub-20 em 2017, um resultado obtido numa categoria acima da dela. Foi medalhista na Copa Brasil de Marcha, dentre outros resultados. É uma menina que começou no projeto há dois anos, é muito bem aceita pelo grupo e faz uma prova que está em alta, após os resultados que vem sendo obtidos por brasileiros no cenário internacional”, afirma o técnico Alex Lopes.

A marcha atlética é uma das 47 provas do atletismo e os brasileiros estão mostrando competência. A pernambucana Érica de Sena foi campeã do Circuito Mundial de Marcha Atlética em 2017. O brasiliense Caio Bonfim conquistou a medalha de bronze no Mundial de Londres, também no ano passado. Elica também se inspira na portuguesa Inês Henriques, recordista mundial dos 50 km (4h05min56). “Minha prova está em alta e eu admiro muito a Érica, o Caio e também a Inês, de Portugal”, conta Elica.

A marchadora, de 1,63 m e 58 kg, acha que a resistência é uma de suas virtudes. Por isso gosta da prova, que é ‘sofrida’ em função das longas distâncias – para a sua categoria atual, de 10 km. Afirma também que adora a convivência com os colegas do IVCL Orcampi.

“Eu gosto de fazer amizades e no projeto conheci pessoas novas que são meus amigos. É como se fosse a minha segunda casa! Gosto de ser carinhosa e lá tem pessoas bem queridas para mim e acho que eles têm sentimentos bons por mim também”, diz Elica, que não é muito de sair – prefere ficar em casa, conversar com os amigos e família e ler. Formada no ensino médio, quer fazer faculdade e já escolheu a área em que pensa em atuar. “Quero ser nutricionista.”

A Orcampi é uma das equipes de atletismo mais importantes do Brasil, terceira força no último Troféu Brasil e conta com o apoio da CPFL Energia por meio do Instituto CPFL.