Brasil 2014 traz especialista norte-americano para discutir esporte e negócios
Após o dia 11 de julho, quando conheceremos o mais novo campeão mundial de futebol, o país terá de se preocupar com a responsabilidade de abrigar os dois maiores eventos esportivos do mundo, a Copa em 2014 e a Olimpíada no Rio de Janeiro em 2016. O Brasil está preparado? Qual a infraestrutura necessária? Como o país pode se beneficiar? Perguntas que estão presentes desde a confirmação da sede dos dois eventos estão sendo discutidas em palestras do projeto Brasil 2014 – Campo das Ideias, uma realização do Instituto Artecidadania, com patrocínio da CPFL Energia e apoio da cpfl cultura e do canal ESPN.
CPFL Energia e Instituto Artecidadania apresentam Brasil 2014 – Campo das Ideias
Veja a palestra Os desafios para o Brasil e as cidades-sede de eventos esportivos globais, com Jorge Wilheim
Veja matéria da ESPN sobre o evento de esporte e negócios em São Paulo
No dia 13 de maio, o Centro de Excelência da FAAP em São Paulo recebeu Amory B. Schwartz, consultor de mídia especializado em projetos esportivos e de entretenimento, e André Quadra, diretor de marketing da ESPN no Brasil, para discutirem a questão dos negócios nos esportes. Primeiro palestrante internacional do projeto, o norte-americano Amory apresentou “Esporte: Economia e negócios”, onde abordou sua experiência com a NASN (North American Sports Network), um canal de tv estabelecido na Europa voltado para os esportes populares nos EUA. De um pequeno público na tv a cabo, hoje a NASN chega a 15 milhões de lares.
O direito das transmissões esportivas aumentou consideravelmente nas últimas décadas. Números apresentados pelo consulto de mídia apontam um crescimento de até 42 vezes o preço do direito de transmissão para algumas ligas num período de 20 anos. Foi neste cenário que sua empresa cresceu tanto. Segundo Amory, essa experiência não daria certo hoje, pois o mercado mudou muito.
Hoje, o HD (a transmissão em alta definição) dita as transmissões esportivas, mas para Amory, a captação em 3d deve chegar já para a Copa no Brasil, com 50% das tevês norteamericanas já preparadas para este tipo de conteúdo. Neste ano, o outro palestrante, André Quadra, confirmou que a ESPN já fará algumas experiências nos EUA com um canal dedicado a este tipo de programação. Porém, Amory alerta para a banalização desta tecnologia. “É uma maneira muito imersiva de ver tv, mas o 3D nao funcionará pra todo conteúdo, como notícias e drama. Mas com filme de ação e esporte definitivamente”, afirmou.
Mostrando sua nova paixão, Amory falou que adotou o Corinthians como seu time ao chegar no Brasil e visitar o clube. Segundo ele, são 30 milhões de corithianos, muito mais que os 5 milhões da Irlanda, país onde mora atualmente. Para ele, o negócio nos esporte só dá certo quando “o enfoque está nos torcedores”. Para exemplificar esta paixão, Amory citou o caso do críquete na Índia, que teve as regras adaptadas para ter seu conteúdo melhor distribuído na tevê, internet e celular. “O críquete é mais famoso na Índia do que o futebol no Brasil”, garantiu.
Após a apresentação de Amory, foi a vez do brasileiro Quadra mostrar um pouco do material da ESPN no país. Na apresentação “Esporte Muito mais que um negócio”, o diretor de marketing falou muito sobre a paixão do esporte, e como este sentimento mexe com a competição e com os negócios envolvidos. “É muito mais do que um negócio porque é algo democrático, fruto de união”, afirmou.
Em sua palestra, Quadra mostrou exemplos bem sucedidos de trabalho de marca, como a Champions League, que tem um controle muito rígido de seu material de divulgação e conta até mesmo com um hino próprio. Os clubes que participam da competição são incentivados financeiramente e o campeão pode arrecadar até 30 milhões de euros.
Os números trazidos por Quadra sobre a Copa do Mundo impressionam pelo seu alcance de público. “Na última Copa foi uma média de 410 milhões de pessoas por minuto por jogo”, afirmou, falando sobre a audiência dos jogos ao redor do mundo, contando suas repetições. E os esportes, apontou Quadra, parecem não ser afetados por crise. O motivo seria a paixão que envolve as competições. “É um consumidor fiel, garantido e o que mais consome mídia”, resumiu.
Primeiro projeto conceitual aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte, o Brasil 2014 – Campo das Ideias vai discutir ao longo deste ano a infraestrutura necessária para a realização da Copa do Mundo 2014 no Brasil e a influência que o evento exercerá sobre a sociedade no estímulo à prática esportiva.
Os encontros do Brasil 2014 estão sendo realizados nas cidades de Campinas e São Paulo, reunindo especialistas brasileiros e estrangeiros. O projeto prevê também a elaboração de um site próprio e as edições de uma série de livros e de uma série de documentários que serão exibidos na TV pública e doados a centros de pesquisa e bibliotecas de todo país. Mais informações em nossa programação.