Café Filosófico

Monja Coen aborda as faces do negacionismo em live especial do Café

Especial é realizado em parceria com a Papirus Editora e celebra o lançamento do livro “Da negação ao despertar: ensinamentos da Monja Coen.; a transmissão ocorrerá pelo canal do Café, no Youtube

Foto: Paulo Fleury

Na próxima quinta-feira (5), às 18 horas, o Café Filosófico CPFL apresenta uma live especial, realizada em parceria com a Papirus Editora, com a participação da Monja Coen. O programa terá como tema os ensinamentos da Monja reunidos em seu novo livro: “Da negação ao despertar: ensinamentos da Monja Coen”. A partir do zen-budismo, ela vai refletir sobre os efeitos do negacionismo sobre a vida de todos, independente da sua natureza. 

Segundo a missionária, que escreveu o livro durante a pandemia de Covid-19, quando algo causa medo, tristeza ou deixa à mostra um certo desconhecimento, é natural que o primeiro impulso seja negar aquilo que gera esse desconforto, mas que tal atitude não vai alterar a realidade. “Quando enfrentamos as crises com a visão correta, somos capazes de decisões acertadas que beneficiam a todos”. 

Monja Coen explica que, ao negar a realidade, “estaremos tentando subir por pedras escorregadias, sem ter onde segurar nem com os pés nem com as mãos”. “Entretanto, se eu conseguir abrir minhas mãos dos meus pareceres sem sabedoria e permitir, a mim mesma, mudar meu olhar e procurar um outro caminho de escalada, verei que, bem ao meu lado, há uma subida natural e leve. O esforço sem esforço”, ensina ela.

O livro aponta um caminho intermediário, a partir da importância do desaprender e do desapego, ressignificando a maneira como pensar e agir diante de uma realidade indesejada. “Todas as possibilidades estão bem aqui, à nossa disposição. Podemos escolher. Podemos abrir e dar novos rumos à existência pessoal e social, coletiva. A escolha é nossa. De cada um de nós”, conclui Monja Coen.

A live do Café tem transmissão gratuita pelo canal do programa no Youtube e no perfil do Instituto CPFL no Facebook. O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL e conta com formato online, programas de televisão e podcasts.

Serviço

Café Filosófico CPFL especial Papirus Editora com Monja Coen 

Quando: dia 5 de maio, quinta-feira, às 18h00

Onde: youtube.com/CafeFilosofico

Participação: https://youtu.be/i6VRC8Gh8XY

Informações: institutocpfl.org.br